News:

Want to praise Simutrans?
Your feedback is important for us ;D.

[Tutorial] Construindo túneis

Started by IgorEliezer, October 12, 2008, 08:55:03 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Construindo túneis

Autor: IgorEliezer
Área: jogo
Nível: intermediário
Resumo: Ensina como construir uma rede de túneis até mesmo com paradas.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Introdução

Pode-se construir túneis para vencer obstáculos físicos como montanhas ou atravessar um canal, ou para passar por debaixo uma rodovia ou ferrovia. Os túneis com paradas são mais úteis ainda em cidades densas e se deseja transportar passageiros quando já se é impossível implantar mais pontos de ônibus.

Este tutorial vai mostrar como se constrói um túnel na forma avançada, permitindo uma construção de túneis com curvas e entroncamentos e ainda com paradas.

2. Procedimentos

2.1. Túnel

1) Construa trilhos ou estradas. Deverá construi-las até onde serão as entradas dos túneis. Não se esqueça de também construir nos barrancos/declives. 
 
 
 
2) Construa as entradas de túnel. Mas:

- se as entradas estiverem alinhadas: clique na ferramenta de túnel e clique em uma das entradas e o túnel será construído em linha reta. O passo nº 4 não será necessário seguir.

- se as entradas estiverem desalinhadas: use Ctrl+ferramenta de túnel para construir uma entrada em cada entrada do túnel. Se você usar a ferramenta de túnel sem o Ctrl estar pressionado, só túneis com entradas alinhadas serão construídos ou vai dar mensagem de erro.

 
 
3) Shift+U para tornar Simutrans em modo Subterrâneo.
 
 
 
4) Use a mesma ferramenta que você usou para construir as entradas de túnel para construir os trilhos ou estradas em nível subterrâneo. 
 
 
 
5) Terminado.
 



2.2. Incrementando o seu túnel

Mas ainda você pode construir uma rede aí e implantar paradas, desde que toda a rede esteja no mesmo nível do terreno das entradas.

Entroncamentos e novas vias: Usa-se a mesma ferramenta de construção de túneis, você pode, a partir da linha que você construiu, implantar um entroncamento e daí ampliar a sua rede.

Paradas: Usa-se a ferramenta para implantar parada de seu desejo e que seja compatível ao modal da sua via. É só clicar em cima da via.

Paradas integradas: Para poder implantar uma parada na superfície e outra no subterrâneo de forma que ambas funcionem como se fossem uma só, exatamente uma sobre a outra:

1) implante a parada num dos dois modos (subterrâneo ou superfície) na via;

2) caso sejam paradas de diferentes tipos/modais (exemplo: na superfície, ônibus; no subterrâneo: trem/metrô), clique na ferramenta da parada de sua escolha;

3) posicione o cursor no mesmo lugar onde a primeira parada foi implantada;

4) use Shift+U;

5) implante a outra parada sem tirar o cursos do lugar. Agora ambas estão uma sobre a outra. E os passageiros que desembarcarem na parada na superfície podem pegar uma segunda condução no subterrâneo ou vice-versa.

3. Material de auxílio
 
:arrow: Também você pode ver: http://en.wiki.simutrans.com/index.php/Underground_mode [EN]

:arrow: Exemplo para baixar de uma rede subterrânea com paradas integradas: Baixar SVE v.100.0 pak64

Comentários são bem-vindos.

PitecoSheldon

Bom dia,

otimo  tutorial, mas o que eu sempre quis fazer sao tuneis que subissem e descessem no subsolo, sem precisar abrir um buraco para fazer o desnivel.
Digo isso pq normalmente nas minhas linhas de metro eu as faço reaparecer em superficie para que elas subam ou desçam de nivel e isso é extremamente chato (e feio, sao menos prédios a gerar passageiros para a rede!).
Isso é tudo. Deixo o link com meus saves. Fiz um historico com minhas alteraçoes ao longo do tempo. Tudo se passa no pak64

https://www.dropbox.com/sh/0ar8tj3vugf4j71/AAAC4paAgGCyG8pCCP7pvHv8a?dl=0


An_dz

Para modificar o nível dentro dos túneis você utiliza as ferramentas de terreno, especificamente as de construção de muro de arimo que sobem e descem um nível inteiro sem inclinações, na ponta da via.

Não é óbvio, mas a função existe.

PitecoSheldon

Cara, nuh! Você nao sabe o que vc acabou de me fazer. Prevejo obras no mapa.

O save que eu deixei é tipo voltado para transporte de passageiros e tudo é construido pelo poder publico. Numa primeira olhada no mapa pode nao parecer, mas meu objetivo é fazer o sistema render sem ter nenhuma estaçao superlotada (o ideal para um sistema de transporte de passageiros). Nos ultimos saves eu estou atualizando as redes de ônibus que se conectam com as linhas de metro (os bondes) da cidade.

A estaçao Belo Horizonte - Parada Rural foi por quase um século a parada central, tipo todo mundo tendo que passar ali para seguir viagem. Depois me inspirei no mapa de Paris e comecei a desenhar outras linhas. O engraçado é que essas novas ao invés de começar vazias ja iniciam operaçao com uma demanda consideravel, isso sem esvaziar tanto as radiais (falo isso pro metro).

Nao falei antes, meu mapa é um 255x255 e eu considero tudo como uma unica cidade. E aparentemente o inicio do mês é um pico, tipo o mês seria um dia e os primeiros dias do mês seriam uma espécie de "hora pico", hora em que varias estaçoes lotam de uma vez. Falo isso baseado no carregamento dos ônibus.

Nao consigo planejar linhas intercidades pq elas sempre acabam precisando de muitos ônibus e congestionando os arredores das estaçoes. As linhas rodoviarias acabam servindo mais para fazer a ligaçao bairro (as cidades do jogo) à estaçao. A cidade do Rio de Janeiro, para mim o bairro Carioca (11) é o mais avançado exemplo pois é uma zona que se expandiu geograficamente de uma forma impressionante (o anel rodoviario era totalmente isolado da cidade e hoje medidas de contençao da urbanizacao foram necessarias) e continua a se expandir em termos de demanda.

Pretendo atender o transporte de cargas, mas antes queria deixar o transporte de passageiros "ajeitado". Ha sérios problemas nesse mapa, entre eles zonas nao atendidas e estaçoes chave superlotadas.

Enfim, falei demais. E isso ai, valeu demais!