News:

Do you need help?
Simutrans Wiki Manual can help you to play and extend Simutrans. In 9 languages.

Guarda Municipal proíbe distribuição gratuita de livros no Centro de São Paulo

Started by IgorEliezer, September 15, 2012, 08:42:40 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

Não vou comentar.




GCM proíbe distribuição gratuita de livros no Centro de São Paulo



Por Gustavo Magnani,


A notícia é tão polêmica, estranha [e revoltante] que já está causando um grande "bafafá":

Uma distribuição de livros gratuita que aconteceria na manhã desta segunda-feira (10), na frente da Prefeitura de São Paulo, no Centro, foi abortada pela Guarda Civil Metropolitana na noite deste domingo (9), segundo a ONG Educa Brasil. De acordo com Devanir Amâncio, presidente do grupo, os organizadores do evento tinham acabado de descarregar a primeira caixa com os livros no Viaduto do Chá quando guardas os abordaram e afirmaram que a distribuição não poderia acontecer.

"Os guardas falaram que a ordem era de não distribuir os livros, e que eles seriam recolhidos como entulho caso insistíssemos. As pessoas que estavam descarregando ficaram com medo de continuar e saíram rápido do local", disse Amâncio.

Segundo ele, os guardas chegaram a perguntar se o grupo tinha autorização para distribuir os livros. "Eu falei que não, pois aquilo não ia atrapalhar ninguém. Nós nem colocamos faixa, só tinha uma lona para os livros, uma lousa e duas cadeiras para pessoas mais idosas se sentarem", comentou.

Ainda de acordo com ele, livros foram oferecidos para os guardas. "Um deles estendeu a mão para pegar, mas o outro falou que eles seriam punidos". A Guarda Civil Metropolitana foi procurada pela reportagem do G1 para se posicionar sobre o caso, mas não havia respondido até as 12h desta segunda-feira.

Ainda segundo Amâncio, cerca de 8 mil livros seriam dispostos em lonas e distribuídos a partir das 10h desta segunda como uma forma de protesto ao descaso com as bibliotecas públicas da capital paulista. A "Bienal Relâmpago", como foi chamada, será transformada em uma "Bienal Móvel" – duas kombis percorrerão locais movimentados do Centro de São Paulo oferecendo os livros aos pedestres. De acordo com Amâncio, a nova distribuição deve acontecer na manhã de sábado (15). [RETIRADO DO SITE G1].