News:

Simutrans.com Portal
Our Simutrans site. You can find everything about Simutrans from here.

Guarda Municipal proíbe distribuição gratuita de livros no Centro de São Paulo

Started by IgorEliezer, September 15, 2012, 08:42:40 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

Não vou comentar.




GCM proíbe distribuição gratuita de livros no Centro de São Paulo



Por Gustavo Magnani,


A notícia é tão polêmica, estranha [e revoltante] que já está causando um grande "bafafá":

Uma distribuição de livros gratuita que aconteceria na manhã desta segunda-feira (10), na frente da Prefeitura de São Paulo, no Centro, foi abortada pela Guarda Civil Metropolitana na noite deste domingo (9), segundo a ONG Educa Brasil. De acordo com Devanir Amâncio, presidente do grupo, os organizadores do evento tinham acabado de descarregar a primeira caixa com os livros no Viaduto do Chá quando guardas os abordaram e afirmaram que a distribuição não poderia acontecer.

"Os guardas falaram que a ordem era de não distribuir os livros, e que eles seriam recolhidos como entulho caso insistíssemos. As pessoas que estavam descarregando ficaram com medo de continuar e saíram rápido do local", disse Amâncio.

Segundo ele, os guardas chegaram a perguntar se o grupo tinha autorização para distribuir os livros. "Eu falei que não, pois aquilo não ia atrapalhar ninguém. Nós nem colocamos faixa, só tinha uma lona para os livros, uma lousa e duas cadeiras para pessoas mais idosas se sentarem", comentou.

Ainda de acordo com ele, livros foram oferecidos para os guardas. "Um deles estendeu a mão para pegar, mas o outro falou que eles seriam punidos". A Guarda Civil Metropolitana foi procurada pela reportagem do G1 para se posicionar sobre o caso, mas não havia respondido até as 12h desta segunda-feira.

Ainda segundo Amâncio, cerca de 8 mil livros seriam dispostos em lonas e distribuídos a partir das 10h desta segunda como uma forma de protesto ao descaso com as bibliotecas públicas da capital paulista. A "Bienal Relâmpago", como foi chamada, será transformada em uma "Bienal Móvel" – duas kombis percorrerão locais movimentados do Centro de São Paulo oferecendo os livros aos pedestres. De acordo com Amâncio, a nova distribuição deve acontecer na manhã de sábado (15). [RETIRADO DO SITE G1].