News:

Do you need help?
Simutrans Wiki Manual can help you to play and extend Simutrans. In 9 languages.

Ferrovias brasileiras e trens de passageiros

Started by IgorEliezer, August 15, 2010, 02:26:12 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

Só vim aqui postar uma coisinha para vocês verem:

http://www.youtube.com/watch?v=5XDBruoaXhk

(... e se eles voltassem?)

An_dz

Ia ser muito massa, aliás não só devia voltar os trens de passageiros como devia voltar todos os trens, nossa malha ferroviária é uma piada. Alguém tem que mostrar o Simutrans pra alguns ministros e pro presidente ;D ;D

IgorEliezer

#2
Eu mesmo já andei muitas vezes de trem para visitar familiares no interior.

Num país como nosso, o transporte ferroviário de passageiros é mais que necessário. Já estão iniciando vários estudos para retomar os trens de passageiros: http://www.youtube.com/watch?v=5jWi9NCb-tQ

Enquanto isso, algumas ferrovias de cargas estão sendo construídas, dentre elas a Ferrovia Norte-Sul que poderá estar concluída em Dezembro/2010: http://www.youtube.com/watch?v=6ZCDX6EkwM4, http://www.youtube.com/watch?v=g13gbTShAOM e http://www.youtube.com/watch?v=MiV0qNKeey8.

An_dz

Muito bom que o país esteja fazendo trens tanto para transporte de cargas como de passageiros, as estradas melhoram muito sem o volume excessivo de caminhões.

Uma pena é a construção do trem bala brasileiro, que devia ser feito para a copa do mundo, mas parece que vai ficar só pras olimpíadas, e periga ser só a primeira parte, mas pelo menos as outras ferrovias já estão sendo feitas.

diegoviagens

sinto falta dos trens de passageiros, aqui em minha cidade so restou 25 km de trens urbanos
gostaria tbm que voltasse.
vou fazer igual a Datena


ACORDA AAEEEEEEEOOOOOOOOOOOOOOOO
Simutrans - Orgulho de desenvolvimento no Brasil.

visit my site:www.andersongama.webs.com

IgorEliezer

Já existem estudos de implantação de dois trens de passageiros regionais no Estado de São Paulo:

- São Paulo (Estação Pinheiros) - Sorocaba
- São Paulo (Estação Tamanduateí - Santos

Fonte: 16.a semana AEAMESP (http://biblioteca.aeamesp.org.br/smns/16smtf100914pl102.pdf)

IgorEliezer

#6
A histórica Estrada de Ferro Perus - Pirapora, na região metropolitana de São Paulo, começa a ser restaurada por voluntários do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural - IFPPC.

http://www.efperuspirapora.blogspot.com.br/









Fotos do blog do IFPPC

IgorEliezer

#7
Faz um tempo que gostaria de postar mais sobre a restauração da Estrada de Ferro Perus - Pirapora... hoje não escapa.

A Estrada de Ferro Perus - Pirapora é uma ferrovia de bitola estreira (narrow gauge) de 60 cm, ligava a estação de Perus em São Paulo à Cajamar.

Em Fevereiro deste ano, mais outro trecho da ferrovia foi restaurado. A restauração que se iniciou no trecho dentro do município de São Paulo já chegou em Cajamar.

Algumas fotos mostrando os trabalhos:









Fotos do blog do IFPPC

Site: http://www.efperuspirapora.blogspot.com.br/

Info sobre a ferrovia:

- http://estacoesferroviarias.com.br/p/perus-efpp.htm - Ponto de origem da ferrovia
- Artigo na Wikipedia
- Imagem aérea do local
- Vídeo no YouTube da ferrovia ainda em funcionamento, 1976
- Vídeo no YouTube da ferrovia sendo restaurada


*********************

E inaugurou-se a mais nova estação ferroviária do Brasil. ( ;) )



Link para o post


*********************
EDIT:

Uma coisa que reparei nesses dias que fui para Minas Gerais:

Parece que entre 2009 e 2011, os trilhos do ramal de Passos, da Companhia Mogiana e da E.F. São Paulo - Minas, entre Altinópolis/SP, São Sebastião do Paraíso e Pratápolis/MG, estiveram sendo removidos e gradualmente dando lugar a estradas e plantações, deu para ver isso comparando as fotos aéreas do referido período. O ramal de Passos é funcional até Biagípolis (Usina da Pedra) em Serrana/SP. Interessante é que o mapa ferroviário do governo federal ainda mostra a existência do ramal entre a estação Evangelina em Ribeirão Preto/SP e Itaú de Minas/MG.

Hoje descobri o porquê...

Polícia descobre que 80km de trilhos de uma estrada de ferro foram roubados


*********************

(Tópico renomeado de "E se eles voltassem? (Sobre os trens de passageiros)" para "Ferrovias brasileiras e trens de passageiros")

IgorEliezer

O Ralph Giesbrecht, do site Estações Ferroviárias do Brasil (http://estacoesferroviarias.com.br/), acabou de deixar um recado interessante pelo facebook:

Bom, senhores, devo aparecer na TV Cultura numa reportagem sobre ferrovias no jornal deste sábado (dia 4) à noite, que começa 9:00 ou 9:15 da noite. Se quiserem ver, estejam à vontade. Obrigado.
http://www.facebook.com/estacoesferroviarias/posts/269098536537145


IgorEliezer

Detalhe da construção de ferrovia, provavelmente Norte-Sul: http://www.youtube.com/watch?v=aqBiqTPynVA

Em andamento:

       
  • Norte-Sul entre Açailândia/MA e Anápolis/GO: 100%
  • Norte-Sul entre Anápolis/GO e Estrela d'Oeste/SP: 76%
  • Oeste-Leste entre Ilhéus/BA e Caetité/BA: 58%
  • Oeste-Leste entre Caetité/BA e Barreiras/BA: 4%
O andamento das construção das ferrovias pode ser visto aqui: http://valec.gov.br/acoes_programas/

IgorEliezer

Vídeo dos novos trens de passageiros na Ferrovia Vitória-Minas já correndo desde Agosto de 2014.

Reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=-M8p-9b0-FY

Vídeo amador: https://www.youtube.com/watch?v=O2T3nCCqUIM

IgorEliezer

#12
Mais sobre o que está acontecendo nas ferrovias brasileiras:

FLÁVIOLEANDROVB

#13
Mas em São Paulo, a única linha ativa é da CPTM, sendo que em uma delas já fui passageiros de Jundiaí a São Paulo.

----

E aqui no Paraná, estão com o projeto do Trem Pé Vermelho, de Ibiporã a Paiçandu, sendo que nessa linha tem as duas principais cidades do norte do Paraná, Londrina e Maringá, será muito bom aqui para a região que eu moro.

An_dz

Tomara que saia do papel. Aqui iriam fazer um desvio por fora da cidade para os trens de carga não passarem por dento da cidade. Iriam usar os trilhos da cidade para criar linhas urbanas já que o trilho corta a cidade. Infelizmente só fizeram alguma coisa antes da eleição de 2010, agora o aterro onde o trilho passaria já abaixou uns 10 metros. Pelo menos as vaquinhas do terreno ficaram felizes, agora elas tem um bom morrinho sem sujeira que elas sempre usam pra curtir a paisagem.

IgorEliezer

#15
O problema começa desde os anos 60, mas ficar mais pronunciado nos anos 90, quando as ferrovias remanesceres foram concedidas/privatizadas. Puxando de memória, algumas concessões limitavam-se apenas a transporte de cargas, deixando o de passageiros nas mãos do Estado. Aí temos alguns problemas: o transporte de passageiros não é tão interessante economicamente quanto o de cargas; e ainda o transporte de passageiros tem preferência no uso dos trilhos, isso quer dizer que a concessionária era então obrigada a "segurar" os seus trens de carga para dar passagem aos de passageiros. O trem de passageiro passa a ser um estorvo para o trem de cargas. Solução? Remove-se os trens de passageiros.

Outras concessões incluíam a obrigatoriedade da manutenção do transporte de passageiros junto com o de cargas, que é o mais ideal. Mas mesmo assim houve concessionárias que preferiram fazer de conta que ninguém estava olhado e abandonam por anos, com a complacência dos órgãos fiscalizadores, o trem de passageiros para apodrecer e ser furtado e depredado, juntamente com todo o seu material fixo (trilhos, estações) e rodante (máquinas, vagões).

Links: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/videos/v/transporte-ferroviario-deve-ser-reativado-no-oeste-paulista/4160461/, http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdMateria=4520&InCdEditoria=2 e https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#tbm=vid&q=roubo+de+trilhos.

Para piorar, nas prefeituras de cidade de interior é alimentado muita animosidade contra as ferrovias: muitos políticos (prefeitos, vereadores, candidatos) e secretários de obras têm como plataforma de governo a destruição que qualquer coisa relacionada às ferrovias -- querem remover trilhos, pontes, vila ferroviárias e estações e outras coisas que "travam o desenvolvimento da cidade" para construir algo "moderno". Tanto que Ralph Giesbrecht (escritor ferroviário e neto de Sud Menucci) escreveu uma série chamada "Os Trilhos do Mal". Há casos de prefeituras, empresas e proprietários de terras que deliberadamente arrancaram os trilhos e tomaram a faixa de domínio para si, seja para construir uma avenida, um prédio público, estacionamento, anexar o terreno da ferrovia a sua propriedade etc.




VLT Rio de Janeiro - Tramway