News:

Simutrans.com Portal
Our Simutrans site. You can find everything about Simutrans from here.

Sugestões de um amigo meu sobre melhorias em Simutrans...

Started by Igor Isaias Banlian, January 17, 2012, 03:42:54 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Igor Isaias Banlian

Abaixo irei listar algumas sugestões que um amigo meu, o Eduardo Martins Espinosa, comentou comigo via MSN, para melhorar o Simutrans:

1ª) Sinto falta de novos meios de transporte, tais como oleodutos, esteiras para minérios, redes de telefones, teleféricos e caminhões elétricos;
2ª) Deveria ter rede de esgoto também;
3ª) Deveria ter usina hidrelétrica nos rios também;
4ª) Para que uma atração turística seja construída, o jogador deveria ter que transportar até lá todos os materiais necessários;
5ª) Os recursos naturais deveriam vir de locais aleatórios do mapa, o player teria que escavar para encontrar carvão;
6ª) Seria legal também se desse para comprar terrenos para plantar;
7ª) E se desse para fazer ruas mais largas;
8ª) E se existisse "problemas" no jogo, como por exemplo, as ruas deveriam ficar esburacadas, demandando mais asfalto (deveria ter fábrica de asfalto), e os dormentes deveriam apodrecer, aí teríamos que cortar umas árvores, levar até uma fábrica de dormentes, etc...

Abraço,
Igor Isaias Banlian



Eric Moreira

Há como fazer e apoio o Igor, seria legal ter tudo isso no simutrans encaixaria direitinho com fenomenos e acidentes...
E deveria ter um esto para tudo isso tambem pois seria nessesario...
Os trens deveriam enferrujar, caminhoes tambem, etc.
Seria legal tambem se os rios fassem alguns poluidos pelos esgotos, para dar mais trabalhos para limpar a area.
E deveria ter alguns cominhões do exercito tambem...
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

edson

Quote from: Igor Isaias Banlian on January 17, 2012, 03:42:54 PM
1ª) Sinto falta de novos meios de transporte, tais como oleodutos, esteiras para minérios, redes de telefones, teleféricos e caminhões elétricos;

Séria legal novas funções, mais, esteiras para minérios? Tipo, da mina de carvão ao vagão de carga ou caminhão? É uma ideia a ser pensada. Ou não.
Caminhões elétricos pode ser colocado no jogo, só falta alguém desenhar.

Quote from: Igor Isaias Banlian on January 17, 2012, 03:42:54 PM
5ª) Os recursos naturais deveriam vir de locais aleatórios do mapa, o player teria que escavar para encontrar carvão;

Essa ideia é legal, mais eu pensei em algo um pouco diferente.
Os recursos naturais poderiam ser esgotáveis e ou renováveis, exemplo, a plataforma de petróleo possuí x de petróleo, e assim que o player usar todo o petróleo que a plataforma contém ela se esgotá e se torna inútil, fazendo com que o player procure outra plataforma para extração.
O jogador também poderia optar pelos recursos renováveis, como a plantação de soja, grãos e outros.

Quote from: Igor Isaias Banlian on January 17, 2012, 03:42:54 PM
6ª) Seria legal também se desse para comprar terrenos para plantar;

As florestas não precisamente precisariam ser fábricas, poderia usar das árvores que o jogo cria no mapa que não são utilizadas para nada além de detalhe do mapa. Bastava o player colocar uma parada ou estação próximo às árvores para que elas sejam cortadas e postas nos veículos e também seria um recurso esgotável, o player teria que procurar outra floresta ou comprar lotes para reflorestamento da área.
Outra coisa, o preço da madeira vária de cada árvore, certas árvores poderiam custar mais caro pela qualidade da madeira enquanto outras não.

Quote from: Igor Isaias Banlian on January 17, 2012, 03:42:54 PM
8ª) E se existisse "problemas" no jogo, como por exemplo, as ruas deveriam ficar esburacadas, demandando mais asfalto (deveria ter fábrica de asfalto), e os dormentes deveriam apodrecer, aí teríamos que cortar umas árvores, levar até uma fábrica de dormentes, etc...

Essa ideia também é legal, mas, se dependeremos de fábricas para criar as vias que usaríamos para o transporte não teríamos o transporte, pois não haveria vias para transportar. Apenas, poderia haver o desgaste das vias fazendo com que o jogador faça a manutenção ou substituição da via. Caso contrário, teria seu transporte afetado com uma via mais lenta ou poderia perder carga pelo transporte danificado.


Deixei a minha ideia, o administrador poderia concentrar as idéias de nosso fórum e postar as que achasse de maior possibilidade no fórum a fora. :]

An_dz

1. Caminhões elétrico podem ser feitos, só não foram pelo simples caso de não existirem. O que tira a possibilidade do pessoal criar um design parecido, e também de fazer os parâmetros.
Oleodutos até é uma boa ideia, mas tira a felicidade do jogo em transportar com veículos.
Teleféricos estão em stand-by, já foi dada a idea, mas como não teriam muita utilidade no código atual do Simutrans, deixaram para o futuro. Querem adicionar quando ouver subidas que outros transportes não podem, como montanhas íngremes.
Telefone? No que isso iria ajudar no Simutrans? Temos eletricidade para melhorar as indústrias, mas telefones são inúteis.

2.Mesmo caso do Telefone.

3. Já estão sendo discutidas para implementação.

4. Alguém deu essa idea, mas para todos os edifícios, ela foi rejeitada por deixar o jogo mais complicado, não foi descartada totalmente para atrações turísticas e indústrias.

5. Eles vem de lugares aleatórios ;D Mas não condiz com a ideia do jogo. Quem tem que escavar são as empresas, não o jogador. O jogador tem que transportar.

6. O mesmo caso do 5.

7. Já foi discutido e os desenvolvedores ainda estão pensando em como fazer.

8. Não existem problemas porque você paga a manutenção. Veja o caso do SimCity, as ruas não ficam esburacadas, a menos que você reduza o valor para manutenção. Como no Simutrans não há como reduzir, não estragam.

Agora uma para pensar: você disse em ter indústrias para criar o asfalto, e como seria no começo do jogo? Teria que fazer elas fazerem asfalto para fazer as estradas, mas como você vai fazer a indústria começar a produzir se você não pode transportar as matérias para ela?
É tipo o caso de uma olaria, que eu adoro falar, para você fazer uma olaria, você tem que comprar o tijolo do concorrente. :)

IgorEliezer

#4
Rede de esgotos não é meio de transporte. É infra-estrutura urbana. Rede de esgotos é para a manutenção da cidade e não para a manutenção de uma empresa de logística.

Rede de telefone  não é meio de transporte. É meio de telecomunicação.

Oleoduto é um meio de transporte onde a via e o veículo são os mesmos. Aceitável e foi considerado como possível implementação.

Teleféricos e esteiras rolantes podem ser considerados meio de transportes tais como os oleodutos. Mas teriam sentido se tivessem utilidade em casos especiais como montanhas e cânions, quando outros meios não seriam viáveis.

Recursos naturais não podem ser prospectados (descobrir e minerar jazidas) ou estaríamos falando de um jogo cuja meta é explorar e minerar. Uma empresa de logística requer origem e destinos conhecidos.

Rede de eletricidade não é meio de transporte, mas são toleradas no jogo porque elas completam a cadeira produtiva de carvão. E existem empresas de logísticas tais como as companhias de trens e metrôs que mantêm redes de eletricidade próprias.

Lembre-se que Simutrans é um jogo cuja meta é manter uma empresa de logística (transportes) e não um jogo onde o jogador tem que manter cidades, civilizações, estruturas ou empreender explorações. Os elementos que vocês estão sujerindo são legais e divertidos, mas fogem do escopo do jogo. Novos elementos não podem ser adicionados ao jogo só porque são "legais", temos que manter o foco do jogo: empresa de transportes. A não ser que estamos falando da criação de um outro jogo.

edson


Eric Moreira

Eu ja vi Hidroeletricas por aqui no forúm so não lembro onde... Ja tive no meu Simutrans...
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

Igor Isaias Banlian

#7
Mostrei as respostas de vocês para ele, e ele respondeu para mim por MSN, então colo as respostas dele abaixo:

Quote from: An_dz on March 20, 2012, 12:27:42 AM
Telefone? No que isso iria ajudar no Simutrans? Temos eletricidade para melhorar as indústrias, mas telefones são inúteis.

Eduardo diz:
Acho que o telefone deixaria o jogo bem melhor! Teria que colocar postes nas ruas, antenas, e cada residência pagaria uma taxa a cada mês!

Quote from: IgorEliezer on March 20, 2012, 02:36:31 AM
Rede de esgotos não é meio de transporte. É infra-estrutura urbana.

Eduardo diz:
Claro que é rede de transporte! Seria ótimo poder construir tubos de água e esgoto no Simutrans para abastecer as cisternas e atender estações de tratamento de esgoto!
No Simutrans não tem correio? Então, por que não tem serviço de caminhão de lixo?




Ele também fez outros comentários e sugestões, os quais reproduzo abaixo:

Eduardo diz:
9ª) Em relação as árvores, acho que o jogador teria que comprar sementes para reflorestar;
10ª) Deveria ter reciclagem no Simutrans;
11ª) Os veículos antigos deveriam ser enviados a um ferro velho, aí o ferro velho produziria aço, plástico e vidro para as outras indústrias;
12ª) Eu acho que o Simutrans precisa de uma reforma geral nos gráficos, as coisas são muito fora de proporção, isso acaba prejudicando outros projetos, como avenidas com várias pistas, vias elevadas, etc.;
13ª) Deveria ter fábrica de gases industriais, eles poderiam ir para hospitais;
14ª) Deveria ter aterros sanitários com coleta de gás metano, aí ele poderia ser enviado para os postos de combustível, padarias (em forma de botijões), etc.;
15ª) Deveria ter mais produtos, mais matérias-primas, por exemplo:
=> Mina de bauxita > [minério] > fábrica de alumínio > [lingotes] > fábrica de talheres > [colheres] > supermercado;
=> Mina de ouro > [minério] > fábrica de joias > [joias] > shopping;
=> Plantação de seringueiras > [líquido] > fábrica de pneus > [pneus] > fábrica de automóveis;
=> Usina geotérmica;
=> Usinas maremotrizes;
=> Urânio > [minério] > usina nuclear;
=> Criação de bichos-da-seda > [tecidos] > fábrica de roupas > shopping;
16ª) O jogador deveria pagar altas taxas para construir em florestas por danos ambientais;
17ª) As garagens de trens deveriam ser em dimensões reais e não num espaço de 10m^2, e as de caminhões também;
18ª) Deveria ter maior diversidade de edifícios, escolas, parques, atrações, etc.;
19ª) Deveria ter compra e venda de imóveis, e também aluguel;
20ª) Deveria ter mais igrejas e estádios de futebol, pois seria legal se a demanda de passageiros variasse, em dias de jogo aumentaria, e aos domingos a demanda às igrejas aumentaria muito, isso deixaria o jogo mais interessante e desafiador, Simutrans é muito linearzão, depois que consegue uns 10.000 é quase impossível falir;
21ª) Deveria ter a opção do jogador assumir a prefeitura para controlar os impostos, e toda a infraestrutura da cidade;
22ª) Deveria ter mais animais no Simutrans, inclusive soltos no cenário, como cangurus, capivaras, tamanduás, sapos, ratos nos aterros sanitários, e esses animais poderiam ser capturados por alguma empresa que demande transporte até zoológicos, abatedouros, etc.;
23ª) Deveria ter pássaros também, pois seria muito prazeroso jogar Simutrans se tivesse um cuco que cantasse em locais aleatórios... No Transport Giant tem isso;
24ª) Deveria ter navios elétricos para os canais;
25ª) As cidades deveriam ter mais supermercados, e os habitantes deveriam morrer de fome caso não exista nenhum ou de sede caso não exista rede de água;
26ª) Os habitantes deveriam ficar doentes com leptospirose caso o jogador não faça a rede de coleta de esgoto, aí os ratos iriam invadir as ruas, e isso demandaria mais transporte para os hospitais.

Abraço,
Igor Isaias Banlian



An_dz

Quote from: Igor Isaias Banlian on April 30, 2012, 10:38:09 PM
Acho que o telefone deixaria o jogo bem melhor! Teria que colocar postes nas ruas, antenas, e cada residência pagaria uma taxa a cada mês!
Telefone não condiz com a ideia do jogo. Simutrans é transporte, telefone é serviço.

Quote from: Igor Isaias Banlian on April 30, 2012, 10:38:09 PM
Claro que é rede de transporte! Seria ótimo poder construir tubos de água e esgoto no Simutrans para abastecer as cisternas e atender estações de tratamento de esgoto!


Quote from: Igor Isaias Banlian on April 30, 2012, 10:38:09 PM
No Simutrans não tem correio? Então, por que não tem serviço de caminhão de lixo?
No pak128 você pode enviar o lixo de lixões para incineradores. Mas não dá para recolher o lixo da cidade. Pois quem faz isso é a empresa de manuseio de dejetos da cidade que sabe como deve ser manuseado os dejetos, depois que são levados ao lixão uma empresa de transporte pode enviar para outro local, no caso um incinerador.

Agora as 'novas' ideias:
9. Empresas plantam mudas, não vejo empresas apenas semeando. Nesse caso o Simutrans está correto.

10, 11, 13, 14, 15, 18. Todos são específicos do pakset, é só pintar.

12. Não acho que os gráficos são tão fora de escala, só os veículos e as ruas que são um pouco maiores que deveriam, mas tudo para deixar eles mais detalhados. E tanto faz, o importante é ficar bonito e funcionar.

16. Já se paga mais por destruir árvores.

17. Essa é uma ideia interessante.

19. Você pode comprar edifícios, que não serve para nada além de não deixar aquele edifício ser modificado. Eu ainda quero sugerir uma alternativa. Mas compra/venda e aluguel também saem fora da ideia do jogo.

20. Igrejas e estádios só precisam ser desenhados, são específicos do pakset. Mudança de passageiros conforme o dia seria uma ideia interessante.

21. Simutrans não é SimCity.

22. Mais uma vez é o pakset, já capturar os animais é algo meio fora da realidade, ninguém captura animais da natureza para começar uma criação, os animais são comprados.

23. Pássaros também são do pakset, já sobre o som deles isso me lembrou de uma sugestão que eu queria dar mas esqueci.

24. A mesma coisa que já disse sobre os caminhões elétricos.

26. Se já não concordo com o esgoto...

IgorEliezer

Quote from: Igor Isaias Banlian on April 30, 2012, 10:38:09 PMNo Simutrans não tem correio? Então, por que não tem serviço de caminhão de lixo?
O Simutrans tem depósito de lixo, incineradores e caminhões de lixo.

E tenho que reiterar que Simutrans é um jogo de logística e não de administração pública nem de simulação de civilizações.

playrp

Quote from: IgorEliezer on March 20, 2012, 02:36:31 AM
Rede de esgotos não é meio de transporte. É infra-estrutura urbana. Rede de esgotos é para a manutenção da cidade e não para a manutenção de uma empresa de logística.

Rede de telefone  não é meio de transporte. É meio de telecomunicação.

Oleoduto é um meio de transporte onde a via e o veículo são os mesmos. Aceitável e foi considerado como possível implementação.

Teleféricos e esteiras rolantes podem ser considerados meio de transportes tais como os oleodutos. Mas teriam sentido se tivessem utilidade em casos especiais como montanhas e cânions, quando outros meios não seriam viáveis.

Recursos naturais não podem ser prospectados (descobrir e minerar jazidas) ou estaríamos falando de um jogo cuja meta é explorar e minerar. Uma empresa de logística requer origem e destinos conhecidos.

Rede de eletricidade não é meio de transporte, mas são toleradas no jogo porque elas completam a cadeira produtiva de carvão. E existem empresas de logísticas tais como as companhias de trens e metrôs que mantêm redes de eletricidade próprias.

Lembre-se que Simutrans é um jogo cuja meta é manter uma empresa de logística (transportes) e não um jogo onde o jogador tem que manter cidades, civilizações, estruturas ou empreender explorações. Os elementos que vocês estão sujerindo são legais e divertidos, mas fogem do escopo do jogo. Novos elementos não podem ser adicionados ao jogo só porque são "legais", temos que manter o foco do jogo: empresa de transportes. A não ser que estamos falando da criação de um outro jogo.
O "telefone" poderia ser implementado no jogo como uma forma a mais de melhorar a eficiência da fábrica, e ao mesmo tempo permitir que uma fábrica aumente sua rede de clientes, e aí nossa rede de entregas...

Eric Moreira

Igor Basilian tive uma ideia parecida. Siga o exemplo:
Floresta de látex [Carg especial]--->} Fabrica de borracha [Carg. Geral]-----> Úsina de Elastico[Carg Geral]---->Bazar
Petróleo [Carg. especial] ------------>} Fabrica de borracha [Carg. Geral]-----> Borracharia.
                                                                                                                 -----> Bazar.

Cargas:
Látex-----> Borracha(latéx)------>Bazar                                 Para borracha.
                                          ------->Eláticos------->Bazar.        Para elásticos.
Petróleo-->Pneu(petróleo)------->Borracharia                       Para pneus


Espero que tenha intendido
****: Eric Moreira
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

edson

Quote from: Eric Moreira on May 02, 2012, 04:52:13 PM
Igor Basilian tive uma ideia parecida. Siga o exemplo:
Floresta de látex [Carg especial]--->} Fabrica de borracha [Carg. Geral]-----> Úsina de Elastico[Carg Geral]---->Bazar
Petróleo [Carg. especial] ------------>} Fabrica de borracha [Carg. Geral]-----> Borracharia.
                                                                                                                 -----> Bazar.

Cargas:
Látex-----> Borracha(latéx)------>Bazar                                 Para borracha.
                                          ------->Eláticos------->Bazar.        Para elásticos.
Petróleo-->Pneu(petróleo)------->Borracharia                       Para pneus


Espero que tenha intendido
****: Eric Moreira

Isso pode ser implementado no jogo. Só basta alguém desenhar, muitas das sugestões são desse tipo, o problema é que o Simutrans não tem muitas pessoas que trabalham com os gráficos e sim mais na parte da programação. Eu não posso desenhar fábricas ou prédios muitos complexos, coisas mais simples eu até posso desenhar. :)

Agora eu estou configurando o pak192 (o 256 é realmente muito grande como disse Az), eu estou tentando aprender a utilizar o Blender, eu sei usar o SketchUp mais o maior problema do SketchUp é que ele não traz um sistema de renderização e acaba por depender de Plugins para isso,  eu já consegui entender boa parte do Blender, já quero começar a modelar mais a minha maior dificuldade é na hora de renderizar a imagem, não consigo configurar ela para ficar esquematizado no padrão do Simutrans. Caso contrário, eu até poderia ajudar. ;)

An_dz

Em algum lugar do fórum tem um arquivo pro Blender para renderizar de forma certa pro Simutrans, só tem que achar. Acho que o Zeno postou. Ainda assim precisa fazer um post-process no Gimp.

Sobre indústria de latex, no pak96.comic eu e reytm2 criamos alguns addons que possivelmente estarão na próxima versão.

Eric Moreira

edson. Esse é um problema. Eu não sei desenhar mais sei fazer a parte do .dat
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

playrp

Quote from: Eric Moreira on May 02, 2012, 06:06:16 PM
edson. Esse é um problema. Eu não sei desenhar mais sei fazer a parte do .dat
Usa o editpad lite (aqui: http://www.editpadlite.com/) e salva como .dat, é só procurar nos tutoriais de addons modelos de dat e ir testando...




Voltando ao telefone, sugiro aos desenvolvedores fazê-lo como parte do sistema da usina (carvão/óleo --> termoéletrica a carvão/óleo --> central telefônica --> subestação telefonia) e ligando às prefeituras e indústrias poderiam fazer uma fábrica ganhar clientes e cobrar pelo serviço (como nos cabos elétricos). Os sistemas de trólebus e trens elétricos deveriam estar ligados à rede das termoelétricas para funcionar, dando mais "emoção" ao jogo. E sim, poderiam fazer as refinarias e poços de petróleo a produzirem gás, que seriam enviadas às termoelétricas a gás, seria interessante usar os caminhões e navios no começo e depois implantar os gasodutos e oleodutos, que também fazem parte da logística. O "trampo" é enterrar os canos, aí seria necessário uma cobertura como as vias elevadas por exemplo.


nota mod: Posts foram unidos devido double-post (diferença menor de 24 horas entre dois posts consecutivos da mesma pessoa)
~An_dz

Gran_Viale

Quote from: edson on May 02, 2012, 05:06:10 PM
Isso pode ser implementado no jogo. Só basta alguém desenhar, muitas das sugestões são desse tipo, o problema é que o Simutrans não tem muitas pessoas que trabalham com os gráficos e sim mais na parte da programação. Eu não posso desenhar fábricas ou prédios muitos complexos, coisas mais simples eu até posso desenhar. :)

Agora eu estou configurando o pak192 (o 256 é realmente muito grande como disse Az), eu estou tentando aprender a utilizar o Blender, eu sei usar o SketchUp mais o maior problema do SketchUp é que ele não traz um sistema de renderização e acaba por depender de Plugins para isso,  eu já consegui entender boa parte do Blender, já quero começar a modelar mais a minha maior dificuldade é na hora de renderizar a imagem, não consigo configurar ela para ficar esquematizado no padrão do Simutrans. Caso contrário, eu até poderia ajudar. ;)
Cara,desenhar é o mais fácil...O problema,é detalhar seu desenho,para ficar o mais real possivel.Todos os add-on's que eu fiz,ficaram muito simples,sem muitos detalhes...Você tem algum link de tutorial de como detalhar um add-on?Tipo,cores mais escuras de um lado,mas claras na parte superior,etc.Eu quero contribuir para o PAKBR,porém,com os .png's que fiz hehe... Vai ficar dificil. Valew...

edson

Quote from: playrp on May 03, 2012, 12:27:25 PM
Usa o editpad lite (aqui: http://www.editpadlite.com/) e salva como .dat, é só procurar nos tutoriais de addons modelos de dat e ir testando...

Recomendo o Notepad++, acho um editor mais completo e simples.  ;)

Quote from: Gran_Viale on May 04, 2012, 04:20:28 PM
Cara,desenhar é o mais fácil...O problema,é detalhar seu desenho,para ficar o mais real possivel.Todos os add-on's que eu fiz,ficaram muito simples,sem muitos detalhes...Você tem algum link de tutorial de como detalhar um add-on?Tipo,cores mais escuras de um lado,mas claras na parte superior,etc.Eu quero contribuir para o PAKBR,porém,com os .png's que fiz hehe... Vai ficar dificil. Valew...

Sim, desenhar é fácil, o problema está justamente no detalhamento, imagine você desenhar uma plataforma de petróleo 2x2 no pak128.

Eu não sei fazer tutoriais, não sei nem desenhar direito, a questão é você buscar o equilíbrio das cores, e nos detalhes eu gosto de adicionar algumas coisas que eu vejo no veículo usando cores fracas e escuras assim, destaca um pouco as diferenças, no pak64 é muito mais fácil fazer isso, porque os veículos são drasticamente diminuídos então fica com menos detalhes.

Mostre os seus .PNG's, quem seja legal para usar. :D

paulo sergio

vocês deram idéia de rede de esgoto e água, sei que o jogo é específico de logística, porém como podemos pensar em uma industria sem tratamento dos seus resíduos, se não pode ter rede de esgoto ou água, então criem uma estação de tratamento de água e esgoto e criem os caminhões que levarão esses resíduos para  essa ETA  e ETE, assim como o lixo produzido na cidade, transportado para o encinerador!Atenderia aos que querem esses emprementações e manteria o foco da logistica pois tudo dependeria dos veículos!

JP_Jr

Tem umas idéias bem legais aqui. Gostei principalmente daquela de aumentar as garagens e os depósitos ferroviários.


Estive pensando, seria bom que quando cada veículo chegasse no destino para descarregar a mercadoria, ele demorasse um certo tempo para ficar vazio e deixar o pátio. Ou seja, deveria tem um temporizador para descaga.


Sei que talvez isso causasse um congestionamento na entrada de casa fábrica, mas aí que estaria a "graça" do jogo, para resolver tais problemas, cada um usaria sua criatividade.

An_dz