News:

Simutrans Chat Room
Where cool people of Simutrans can meet up.

[Tutorial] Construindo a sua primeira rede de transportes de carga

Started by IgorEliezer, August 07, 2008, 09:19:39 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Construindo a sua primeira rede de transportes de carga

Autor: IgorEliezer
Área: jogo
Nível: básico
Resumo: Ensina como criar a primeira rede de transportes de carga.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Introdução

No Simutrans você pode transportar: passageiros, correios, cargas e eletricidade. Cada um tem uma forma um tanto diferenciada de se construir uma rede de transportes.

Caso você queira antes conhecer melhor o Simutrans:
:arrow: Conhecendo o Simutrans

No caso de transporte de cargas o que devemos fazer é inteligar as indútrias de tal forma que a matéria-prima vai passando de indústria em indústria até chegar a mercadoria pronta no mercado da cidade.

Neste tutorial vamos abordar apenas o transporte terrestre de cargas por rodovia e ferrovia. Os demais tipos de modais, como aéreo e aquático, seguem o mesmo princípio de interligação indústria fornecedora-consumidora, mas para construí-las são usados outros procedimentos.


2. Procedimentos

1) Localize as indústrias certas:

Primeiro localize uma indústria fornecedora que só produz (que não possua fornecedores), para isso use a ferramenta Verificar [ou tecla a] e clique na indústria, então vai aparecer uma caixa de diálogo que pode ter uma lista de Consumidores e Fornecedores. Uma indústria que só produz só terá uma lista de Consumidores.

Uma indústria fornecedora e consumidora nunca vai produzir nada se não for antes alimentada por uma outra indústria fornecedora. Por isso se deve sempre começar de uma indústria que é só fornecedora, ou seja, que não necessite ser alimentada antes.

:idea: Dica: Normalmente indústrias que só produzem são: minas de carvão, ferro e areia; florestas e pontos de produção de petróleo. E você pode usar o Mapa [tecla m] para localizá-las mais rapidamente.

Depois localize a indústria consumidora dela mais próxima. Para isto você pode clicar nos botões em forma de seta para encontrá-las. Abaixo está uma imagem de uma mina de carvão e o seu consumidor mais próximo, uma usina termoelétrica:


(aqui nesta imagem é possível ver as listas de Consumidores e Fornecedores de cada indústria)

2) Implante a infra-estrutura: construa uma via interligando a indústria forncedora com a consumidora. As vias servem como trajeto para o seu veículo transportar as mercadorias.

As vias terrestres podem ser rodovia [tecla s] e ferrovia [tecla t], e para construi-las é só usar a ferramenta e clicar no terreno ligando os pontos. Conforme você vai clicando no terreno um trecho de via é construído.

Além das vias você pode construir pontes e túneis para cruzar obstáculos. Você encontra tudo isso nas barras de de ferramentas Ferrovias e Estradas (veja próxima imagem).

3) Implante paradas/estações: construa as paradas para cargas na via ao lado das indústrias. Elas servem para carga e descarga das mercadorias. No caso de ferrovias, são as plataformas ou estações de carga; em rodovias, são as baias de carga. Você encontra as paradas e estações nas barras de ferramentas Ferrovias e Estradas.



:idea: Dica: Você pode reparar que as paradas e estações para carga possuem um pequno ícone de pilha de caixas marrons no canto superior direito do botão.

4) Implante garagem: construa um pequeno ramal e na ponta dele implante a garagem. A garagem serve para você poder comprar, montar e programar os seus veículos. Você encontra as garagens nas mesmas barras de ferramentas.

5) Programe os veículos: compre os veículos e monte-os. Para isto clique com a ferramenta Verificar sobre a garagem. Então vai se abrir uma janela com uma biblioteca de veículos com comandos para gerenciá-los.



Futuramente: sobre caminhões, reboques, locomotivas e vagões, e montagem dos comboios (aguarde)

Os veículos para o transporte de carga que você for escolher, que no caso são vagões, reboques ou qualquer veículo que consiga receber carga, devem servir à categoria de carga da indústria fornecedora. Como ver isso? Quando você clicou na indústria, existe na caixa de diálogo dela uma lista do que a indústria produz. Exemplo:

QuoteProdução:
- Carvão 375/380t, granéis sólidos, 100%

"granéis sólidos" é a categoria de carga, então escolha os veículos que transportam carga que sirvam a "granéis sólidos", por exemplo. Para ver qual é a categoria de carga do seu veículo de carga, na mesma janela da garagem, passe o mouse por cima dos veículos disponíveis, então embaixo veja a categoria no item capacidae (veja a imagem anterior). Exemplo:

QuoteCapacidade: 5t granéis sólidos

(os veículos que não tem a capacidade de transpor carga, como a maioria das locomotivas e alguns caminhões, não possuem esse problema de compatibilidade de carga)

Depois de montar, determine o itinerário escolhendo as paradas, para isto clique no botão Programar, então clique nas paradas a partir do ponto de partida. Depois de programar feche a janela Programar.

Depois de programar, dê partida clicando no botão Partir.

Um exemplo de uma rede pronta

Abaixo está um exemplo de uma pequena rede ferroviária, funcionando, com os elementos básicos deste tutorial:



edson

Parabéns, ficou perfeito!


Ratkievicius

Boa noite;

Tenho como utilizar a mesma linha férrea para circular dois trens diferentes??
EX: Um trem de carga ligando a mina de carvão à usina siderúgica e outro trem de passageiros ligando a cidade a uma atração turística.

A intenção é economizar $$ na construção de ferrovias.
Utilizo a versão 102.2.2, com pak64.

Parabéns pelos tutoriais...

edson

Sim, usando os sinais, mais é necessário aprender a 'usa-los?' primeiro, Igor pode te explicar melhor! xD

Vocabulário:
usa-los - Está certo? xD (Correção ortográfica deixa até o Google confuso!)

LucasSPFC

Tenho uma pergunta que vem assolando minha mente. Como compro os veiculos. quando clico na garagem nunca tem um veiculo e quando quero criar uma linha eles pedem um veiculo. Não estou achando aopção de compra. Me ajudem pf??????

An_dz

Você tem que clicar sobre a imagem do veículo para comprá-lo.

raulsergiocavalcante

Bom dia amigos
iniciei com o simutrans recentemente, tenho algumas duvidas, principalmente em relação a que reboque devo utilizar para aquela carga especifica, ex: eu estou produzindo concreto, mas não consigo levar o concreto para os depósitos, qual vagão u caminhão leva esse tipo de carga?

IgorEliezer

Usando o concreto como exemplo:

       
  • Clique na Garagem.
  • Na janela Garagem, no canto inferior direito, há a ferramenta "Filtro".
  • Selecione "concreto", isso fará que a janela Garagem só mostre veículos capazes de transportar concreto.
  • Compre um caminhão e o reboque indicado por uma tarja verde (os de tarja vermelha são reboques que não engatam no caminhão que você selecionou).
  • Programe um itinerário e dê partida.


tjsilva

Eu estou muito feliz, conseguir dominar esse esquema do transporte.