News:

Simutrans Wiki Manual
The official on-line manual for Simutrans. Read and contribute.

[Tutorial] Criando um add-on: introdução

Started by IgorEliezer, June 28, 2009, 10:50:19 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Criando um add-on: introdução

Este tutorial está disponível na nossa Wiki aqui com algumas outras informações

Autor: IgorEliezer
Área: desenvolvimento
Nível: avançado
Resumo: Introdução no processo de criação de um add-on no formato pak.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Introdução

Este tutorial é o primeiro de uma série de quatro que explicarão sobre a criação de um add-on em formato pak. É pequeno mas vai orientá-lo para obter o material necessário e apresentar de forma rápida todo o processo da criação de um add-on.


2. Escolhendo os aplicativos

Para criar um add-on em formato pak você irá precisar de três aplicativos:

Editor de imagens: para fazer as imagens PNG dos veículos, vias e outros objetos do jogo. Indicamos usar o Paint Brush, GIMP ou Photo Filtre. As imagens são salvas em formato png.

Bloco de notas: para fazer os DATs. Um DAT é apenas um arquivo txt renomeado para dat com as instruções simples que fará o Simutrans montar e funcionar as imagens no cenário do jogo. Recomendamos o NotePad e o PSPad.

MakeObj: para juntar o PNG com o DAT formando o arquivo PAK, pronto para usar no jogo. Você deve usar o MakeObj, que é um programa criado por nós mesmos.

3. Uma visão rápida do processo da criação de um pak

3.1. Do que é feito um arquivo pak

Um arquivo pak nada mais é que uma junção de dois arquivos:



       
  • um arquivo de imagem em formato PNG: é as figuras que aparecem no jogo;

  •    
  • um arquivo de texto em formato DAT: é um pequeno arquivo de texto com as instruções que definirá o que é como o objeto vai se comportar no jogo. Do contrário, como que o Simutrans irá saber o que é cada coisa?



  • Acima, uma foto da tela mostrando à esqueda um arquivo DAT num editor e, à direita, uma imagem PNG das peças de uma rodovia.

    3.2. Procedimento

    Este é o resumo do procedimento:

    1) Você terá que desenhar no editor de imagens as figuras que serão introduzidas no Simutrans. As imagens deverão ser salvas em formato PNG. Leia o tutorial:

    :arrow: [Tutorial] Criando um add-on: noções de como se cria uma imagem PNG

    2) Você terá que criar o arquivo DAT conforme a montagem das figuras do arquivo PNG. Leia o tutorial:

    :arrow: [Tutorial] Criando um add-on: noções de como se cria um DAT

    3) Agora que nós temos o PNG e DAT, precisaremos juntar os dois formando um arquivo pak utilizando-se do MakeObj. Leia o tutorial:

    :arrow: [Tutorial] Criando um add-on: usando o MakeObj

    Lógico que esse tutorial não ensina tudo e ainda precisa dar melhorado. Logo mais estarei revendo-o.

    Também sugestões serão bem-vindas.  ;)

DarkBlood

como q eu uso o photofilter pra fazer a imagem PNG?por favor responda logo

VictorKoehler

#2
Recomendo usar o Paint (do Windows) ou outro programa simples para fazer a imagem, ??? mas não salve, copie a imagem para o Photofiltre e salve ela.(No PhotoFiltre é claro) ;)


PS: Igor, posso usar este material no Simutrans Tikiwiki Há poucos assuntos lá. :-[
http://www.simutrans-germany.com/wiki/wiki/tiki-index.php?page=pt_Images


Download of the PAK64.Brasil b3ta here

IgorEliezer

Quote from: VictorKoehler on December 29, 2010, 06:03:23 PM
PS: Igor, posso usar este material no Simutrans Tikiwiki Há poucos assuntos lá. :-[

Fique à vontade. :)

Gran_Viale

Olá pessoal eu queria saber:por que meu .pak não aparece no jogo?
Eu fiz direitinho mas não aparece no jogo!
Vocês poderiam me ajudar?
Sou novo no forúm mas jogo Simutrans á um bom tempo!
Por favor me ajudem!
Obrigado!!!

An_dz

Você colocou o arquivo aonde? A compilação foi perfeita ou apareceu algum erro?

IgorEliezer

Gran_Viale, seja bem-vindo. :)

Você poderia postar o arquivo pak com o dat para a gente dar uma olhada. :)

VictorKoehler

Quote from: Gran_Viale on April 18, 2011, 04:20:08 PM
Olá pessoal eu queria saber:por que meu .pak não aparece no jogo?
Eu fiz direitinho mas não aparece no jogo!
Vocês poderiam me ajudar?
Sou novo no forúm mas jogo Simutrans á um bom tempo!
Por favor me ajudem!
Obrigado!!!
O Problema é que o Makeobj é discreto, os iniciantes não sabem se tudo ocorreu direito, na minha opinião, acho que ele não executou normalmente o makeobj ou os DATs não estão certos...


Download of the PAK64.Brasil b3ta here

Gran_Viale

Cara eu não usei o MakeObj sou iniciante hehe...eu usei o PakBuilder!!!
Eu já criei add-ons com o PakBuilder e deu certo!
E o .Dat está correto porque foi o que usei quando fiz o outro add-on(o que funcionou)!

Gran_Viale


VictorKoehler

#10
Quote from: Gran_Viale on April 20, 2011, 07:11:31 PM
E Igor eu não sei anexar arquivos hehe!
Abaixo de colocar as mensagens, tem "Opções Adicionais" e um pouco mais embaixo, os botões "Enviar", "Pré-Visualizar", "Corretor Ortográfico".
Aperte "Opções Adicionais..." e lá está! "Anexar" Clique no botão "Escolher Arquivo" e se quiser, clique em "(mais anexos).

Quote from: Gran_Viale on April 20, 2011, 07:10:54 PM
Cara eu não usei o MakeObj sou iniciante hehe...eu usei o PakBuilder!!!
Eu já criei add-ons com o PakBuilder e deu certo!
Tente pegar uma versão do Makeobj mais recente e configure o PakBuilder para este novo arquivo, porque o PakBuilder usa makeobj ocultamente... Mas caso queira, pegue o PakHelper, baixe a tradução e atualize o makeobj e configure o para makeobj...

Quote from: Gran_Viale on April 20, 2011, 07:10:54 PM
E o .Dat está correto porque foi o que usei quando fiz o outro add-on(o que funcionou)!
Caso a opção anterior não tenho resolvido o problema, o problema está na imagem, ou pode ser que o makeobj não respondeu ao PakBuilder. Mais uma coisa, você editou o DAT? O Parâmetro "Name" não pode ser igual, ou talvez você esteja com o Simutrans nos anos 1930, 1950. O Parâmetro "intro_year" significa o ano de entrada do pak...


Download of the PAK64.Brasil b3ta here

Eric Moreira

Teria como que vocês  um tutorial ára fazer pak no PakHelper ;D
Por favor se não for pedir de mais
Obrigado
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

An_dz

#12
Com certeza, vou tentar fazer hoje, mas até amanhã vou colocar na Wiki.

EDIT:
Pronto, eu fiz o tutorial e já vou traduzir para inglês também, só entrar aqui. Eu usei a minha tradução atualizada do PakHelper, pode baixá-la aqui.

Eric Moreira

I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)

An_dz

Não sei se é necessário, só o link pra wiki está bom, se não ninguém acessa a wiki. (Como se alguém acessasse agora :P).

Acho que devia fazer um stick topic pra seção de Desenvolvimento da wiki, com o título Simutrans Tikiwiki - Criando addons. Pra chamar a atenção de quem quer fazer algum addon.

Gran_Viale

Pessoal desculpe estar enchendo o saco novamente xD mas preciso de mais uma ajudinha...
Até um tempo atrás eu estava fazendo .paks normalmente mas de um tempo pra cá eu faço o .pak normalmente e fica tudo de boa até com um tamanho normal para um onibus normal cerca de 15kb.O problema é que faço o .pak mas ele não aparece no jogo já tentei de tudo atualizei o PakHelper,verifiquei a data de introdução do add-on e nada de ele aparecer por favor me ajudem...Obrigado!
Ah é so para constar eu também tenho outros onibus que não aparecem no jogo tem um biarticulado uns 2 articulados e um monte de convencionais que dão o mesmo erro...
Valeu...Tchau.

An_dz

Não vi nenhum problema, compilei e apareceu. Qual o pakset que você está usando?
Agora uma dica, Não use espaço entre as palavras, deixe tudo junto ou coloque _ e -. só no copyright pode deixar, é uma forma de reduzir a chance de bug.
O nome dos arquivos também é bom deixar juntos. E acentos também não é bom usar. Só no copyright.

Gran_Viale

Eu estou usando o Pak 128 An_dz mas essa dos acentos e do espaço nas palavras eu não sabia xD ...
Obrigado pela ajuda vou ver se funciona aqui!
Mas você fez e apareceu certinho né?Então eu queria perguntar se você alterou alguma coisa no .dat ou você compilou do jeito que eu anexei?
Tchau.

An_dz

Não que seja um problema e que isso vai causar algo, mas sempre pode acontecer um bug por causa disso. Isso é porque o programa pode interpretar de forma errada. O mais comum é com o espaço, Se for Midbus JLL3 o programa pode interpretar só Midbus. Acentos pode acontecer aquele erro mais comum: Ônibus -> %¨!nibus.

Esse é o estranho, eu sei desses bugs que podem acontecer com acentos e espaços, mas eu compilei direto.
Baixa o pak aqui, pra ver se o problema é sua compilação.

Gran_Viale

Não funcionou...Será que o Simutrans tem um limite de add-on´s?Por quê meu Pak128 tá com muitos add-on´s...Será que é isso?

An_dz

Pode ser, tenta tirar todos os addons e deixa só o seu.
Se funcionar, pode ser que o problema seja o número de arquivos pak.

Tenta juntar eles em um arquivo pak só, além de ficar mais rápido para abrir, pode dar um jeito nisso. Usa a aba Merge do pakhelper.

Gran_Viale

Como é?Eu coloco merge no Pakhelper e seleciono todos os .pak da pasta do pak128?

An_dz

Isso, daí vai criar um arquivo pak gigante.

Na real a melhor maneira de adicionar addons seria colocar numa pasta com o nome do pak na pasta Simutrans do Meus Documentos.
Por 3 razões:
É mais fácil para iniciar o pak limpo, para jogar online.
É melhor de manter os addons. Deixá-los atualizados e também ver se ele não dá problema.
É mais fácil de atualizar o pak base, no seu caso o 128. Você atualiza ele apagando tudo na pasta 128 do Simutrans mas os seus addons ficam. Não precisa ficar caçando os seus addons no meio da pasta.