News:

Simutrans Wiki Manual
The official on-line manual for Simutrans. Read and contribute.

"Brasil não é Bangladesh. Não tem desculpa" diz consultora externa da ONU

Started by IgorEliezer, January 15, 2011, 08:02:47 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

''Brasil não é Bangladesh. Não tem desculpa''

Quote"O Brasil não é Bangladesh e não tem nenhuma desculpa para permitir, no século 21, que pessoas morram em deslizamentos de terras causados por chuva." O alerta foi feito pela consultora externa da ONU e diretora do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, Debarati Guha-Sapir. Conhecida como uma das maiores especialistas no mundo em desastres naturais e estratégias para dar respostas a crises, Debarati falou ao jornal Estado e lançou duras críticas ao Brasil. Para ela, só um fator mata depois da chuva: "descaso político".

Debarati Guha-Sapir, consultora externa da ONU e diretora do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres

Matéria completa: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110114/not_imp665928,0.php

Como arquiteto e urbanista, posso e tenho obrigação de dizer que o planejamento urbano de quase TODAS AS CIDADES do Brasil é vergonhoso. Eu vi esse processo de perto, e o "deixa-para-depois" e "não-mexe-nisso" muitas vezes. Mais ainda a indiferença da população que me causa ânsia.

Agora só nos resta enterrar os mortos.

An_dz

É, o governo tem culpa pois não cria uma lei para punir ou pelo menos retirar as pessoas de áreas proibidas. Mas as pessoas que fazem suas casas em áreas assim também. Parece tão idiota para não entender que ali não vai dar certo?

Aqui em Joinville temos dois exemplos claros de problemas assim, o primeiro nossa avenida 'Beira-Rio' que comparando com imagens antigas reduziu o espaço do rio pela metade. O segundo é parte do bairro floresta, as pessoas invadiram o mangue. O governo ao invés de retirá-las de uma área de preservação ambiental, oficializou a área que agora tem asfalto, água, etc. Até porque o governo municipal não teve muita escolha, a lei não permite a retirada daquela família. O que acontece é que a água constantemente enche partes do bairro. E as pessoas ainda culpam só governo.

Parece aquelas pessoas que constroem ao lado de aeroportos e depois reclamam do barulho. Poxa, quando fizeram o aeroporto ele era lá no mato, você construiu a casa lá, e agora o governo vai ter que fazer algo com o barulho?

Humanidade! Mais de 10.000 anos vivendo ao lado de rios e ainda não aprendeu!

IgorEliezer

Como estava a passear pelo fórum eu vi esse tópico. Sei que o tópico é antigo mas vou pontuar umas coisas:

Quote from: An_dz on January 16, 2011, 11:54:15 AM
É, o governo tem culpa pois não cria uma lei para punir ou pelo menos retirar as pessoas de áreas proibidas.

Leis para isso já existem, aos montes:

Lei Federal nº 4.771 - Código Florestal (artigo 2 inteiro): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771compilado.htm
Lei Federal nº 6.766 - Parcelamento do Solo Urbano (artigo 3 inteiro): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6766.htm
Lei Federal nº 10.257 - Estatudo da Cidade (dá ferrementas para o desenvolvimento e reforma urbana): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10257.htm
Código de Obras - toda cidade tem
Lei de Zoneamento - toda cidade tem
Plano Diretor (planejamento da cidade, o art 40 do Estatudo da Cidade explica) - toda cidade com mais de 20 mil habitantes, integrantes de regiões metropolitanas e turísticas são obrigadas a ter.
Planos da Defesa Civil - toda cidade deveria ter

An_dz

Quote from: IgorEliezer on March 26, 2011, 11:35:29 PM
Leis para isso já existem, aos montes:
Realmente, eu esqueci de dizer que o problema era na hora de fiscalizar. Pelo menos obras nas cidades maiores já são mais fiscalizadas. Os coitados do Ibama são uns 10 pro país inteiro, e ainda tem lugar que metem bala neles.
Não li o Estatuto da Cidade, mas as outras lei são realmente muito boas, se fossem cumpridas.

Quote from: IgorEliezer on March 26, 2011, 11:35:29 PM
Planos da Defesa Civil - toda cidade deveria ter
Haha, essa foi boa. Essa realmente é quase um 'must'.

Mas já estamos melhorando já estou vendo várias Universidades públicas oferecendo cursos de Engenharia Ambiental, Florestal, Sanitária, entre outras relacionadas nessas áreas que agora já estão mais concorridas.

Igor Isaias Banlian

Quote from: IgorEliezer on January 15, 2011, 08:02:47 PM
Eu vi esse processo de perto, e o "deixa-para-depois" e "não-mexe-nisso" muitas vezes.

É o que o diga as obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que já estão pra lá de atrasadas, e que provavelmente os governantes irão deixar tudo para fazer 1 ano antes, o que provavelmente não vai dar tempo, e como sempre vai ser desastroso para o Brasil não estar pronto para mais um evento internacional de grande porte, tendo que fazer "gambiarras" de última hora para conseguir ao menos que se tenham estádios para usar nos jogos...

Lamentável... O Brasil não é um país sério, sempre repito isso, e pelo visto ainda o repetirei por décadas! :::)

Abraço,
Igor Isaias Banlian