News:

The Forum Rules and Guidelines
Our forum has Rules and Guidelines. Please, be kind and read them ;).

[Tutorial] Instalando e configurando o Simutrans

Started by IgorEliezer, August 02, 2008, 07:58:54 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 13 Guests are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Instalando e configurando o Simutrans

Este tutorial também está disponível na nossa Wiki aqui com algumas outras informações

Autor: IgorEliezer
Resumo: Instalando e configurando o Simutrans em português.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

O Simutrans pode ser instalado de várias formas. Siga um dos três guias abaixo, conforme sua necessidade.


Guia 1 - Baixando o Instalador para Windows

Você pode baixar o Instalador on-line do Simutrans para Windows na nossa página oficial de download do Simutrans:

:arrow: Baixar Simutrans On-Line Installer for Windows

O instalador é super pequeno e irá baixar e instalar o jogo completo com os pacotes gráficos para os cenários de sua escolha. Uma vez que você já baixou o instalador, abra-o e siga estes passos:

1) Passe pela licença do Simutrans clicando em "Eu Concordo" (o Simutrans é livre e em código-aberto);
2) Escolha a pasta de instalação de sua preferência;
3) Escolha um ou mais pacotes gráficos (paksets) de sua preferência (não abuse! os pacotes gráficos são grandes. O instalador oferece o pak64 por default, é um bom começo. Talvez não seja possível baixar um ou outro pacote gráfico, mas isso é ocasional);
4) Clique em Próximo e espere baixar;
5) Uma vez completado, clique em Fechar.

Depois de instalado, é só iniciar o jogo (veja no seu menu Iniciar) e pôr o Simutrans em Português (se quiser, siga só os passos 4 e 5 do Guia 3 para configurar o jogo).


Guia 2 - Instalação manual, para as pessoas que baixaram o jogo do Baixaki.com.br

Já dissemos e diremos novamente: a instalação do Simutrans não é complicada como o Baixaki insiste em dizer. Apenas o Simutrans não vem com o pacote gráfico já incluso. Isso porque o Simutrans possui muitos pacotes gráficos, existem perto de 10 pacotes, quase 300 MB no total.

Seria mais simples e menos "complicado" se o baixaki apenas dissesse que depois de baixar o Simutrans, você só precisa de baixar um ou mais dos nossos pacotes gráficos da nossa página de download:

:arrow: Baixar PACOTES GRÁFICOS - Paksets

Dê uma olhada na galeria, escolha o pakset que você gostar e clique no link de download. Alguns links levará você a uma biblioteca de paksets, aí é só baixar o mais recente; outros links são downloads diretos. Depois de baixar, descompacte e mova a pasta do pakset para dentro da pasta do Simutrans.


Guia 3 - Instalação manual, para as pessoas que baixaram o jogo do nosso site e para configuração completa do jogo

1. Introdução

Este tutorial vai explicar como instalar e configurar o Simutrans para que você possa jogá-lo em português e de onde você pode baixar o jogo.

Caso você queira conhecer melhor o Simutrans primeiro, você pode ler o tópico [Tutorial] Conhecendo o Simutrans.

(A instalação não é complicada, apenas o Simutrans não vem com o pacote gráfico já incluso. Isso porque o Simutrans possui muitos pacotes gráficos (existem perto de 10 pacotes, quase 300 MB no total). Cada pacote gráfico é um cenário com tema diferente: padrão, japonês, alemão, britânico, comic, há pacotes com gráficos de alta e baixa definição (veja nossa galeria de pacotes gráficos). Então você pode escolher jogar com um ou vários dentre os disponíveis.)

Após baixar e descompactar o Simutrans, você precisa baixar um pacote gráfico de sua escolha, decompactar e mover a pasta do pacote gráfico para dentro da pasta do jogo. Pronto.

Caso queira mais detalhes, abaixo temos mais instruções, desde "de onde baixar" até "pondo o Simutrans em Português".

2. Baixando o jogo

A versão mais recente e estável você encotra aqui:

:arrow: Simutrans Download

Nessa página você deve baixar:

1) Executável: é o que faz o jogo funcionar. Escolha o executável que seja compatível com o sistema operacional do seu computador: Windows, Linux, BeOS;

2) Pakset: é um pacote gráfico dos cenários. Exitem vários cenários, cada um com um tema, estilo e detalhe gráfico. Pode baixar vários paksets se deseja jogar com vários cenários diferentes. Esta é a nossa galeria de vários pacotes gráficos: PakSets gallery

:idea: O pakset padrão do Simutrans é o pak64 é o mais recomendado para os iniciantes.


3. Montando o jogo

Depois de você baixar o executável e o pakset, siga os procedimentos:

1) Descompacte o executável: você obterá uma pasta "simutrans", onde estão o executável e os arquivos de configuração, mas para funcionar ainda faltam os gráficos.

2) Descompacte o pakset: você obterá uma outra pasta "simutrans", e dentro dela está a pasta do pakset. O nome desta pasta é o mesmo do pakset, exceto o pak64, que vem na pasta "pak".

3) Tudo deve estar numa única pasta: O Simutrans para funcionar, os conteúdos destas pastas têm que estar numa única pasta.

Dependendo do programa que você usou para descompactar e da forma como você descompactou, o Simutrans já está pronto para funcionar, pois o seu descompactador já juntou as pastas sozinho. Caso contrário, é só mover as pastas dos paksets para dentro pasta "simutrans".

Por exemplo: se você baixar o executável e os paks 64, 92 e 128 (se quiser só a 64, pode ser), e depois de juntar estas pastas, a pasta do Simutrans deverá ficar assim:




4. Iniciando o jogo

Depois de tudo instalado, localize o executável (exe) que está na pasta "simutrans" e dê duplo-clique nele. Vai aparecer uma tela de carregamento do jogo com o logotipo do Simutrans.

Após o carregamento se concluir, vai aparecer uma janela com os créditos e a versão do Simutrans. Dê ENTER ou clique em qualquer lugar para fechá-la. Então aparecerão as janelas para configurar o jogo.

5. Configurando o jogo e escolhendo Português como língua

Na janela "Novo Jogo", você pode escolher a língua, clima e de que jeito você quer o jogo. Clique no botão "Language" para escolhe a língua.

:idea: Se quiser ajuda para entender cada coisa, é só clicar no botão ?.

Na janela "Língua" você pode escolher em que língua você quer jogar. Se Português, provavelmente, então clique no botãozinho com a opção "Português".






Outros tutoriais

[Tutorial] Construindo a sua primeira rede de transportes de carga

Lista de Tutoriais e Dicas em português



Links importantes

Site oficial do Simutrans

Sites oficiais do Simutrans

Links úteis (se oriente aqui)

Silcorfa

Igor vi que existem alguns smiles na sua mesangem que não exitem, será que vão coloca-los de volta ???

IgorEliezer

Já tinha percebido isso, mas não corrigi porque eu postei este tutorial emergencialmente enquanto o antigo fórum não estiver disponível. Os smileys eram do antigo fórum e não estão instalados neste, por isso que só aparece os códigos deles.

Já andei dando uma vasculhada rápida no Painel Administrativo do Fórum nestes dois dias e não achei um modo de instalar novos (o painel desde é meio diferente  :-\ )...

Acho que vou ter que dar uma olhada melhor ou buscar suporte de alguém.

(Isaac?  ;D )

Silcorfa

Ok!!
É que o forum antigo tinha muitos smiles.
Esse tem poucos, assim não dá para animar os tópicos. :'(

Nbaltus

Quando eu instalo o pak64 ele pede senha...qual é?

IgorEliezer

#5
Senha? As versões oficiais não exigem senha. ???

Provavelmente você baixou alguma versão de um site não-oficial ou algum instalador do Simutrans feito por alguém que não é da equipe oficial do Simutrans.

Recomendo baixar as versões que eu indiquei neste tópico pois estas não exigem senha e são oficiais.

Até mais, ;)

Silcorfa

Quote from: Nbaltus on August 08, 2008, 12:23:36 AM
Quando eu instalo o pak64 ele pede senha...qual é?
Exitem alguns instaladores feitos por um membro do forum chamado Caio.
Se o nome do arquivo que você baixou é "simuinstaller_v2.1_99.17.1_64x64", então a senha é essa:
4584-e258-d479-1dev

13samuka13

Boa noite....
Quando eu clico no link para download abre outra página e aparece "página não encontrada" é só comigo isso ??? 

Vlw galera....

IgorEliezer

Estive testando alguns links: todos funcionaram, apesar de demorar um pouco. :(

Eu coloquei alguns links alternativos. Se ainda der problema, é só avisar. ;)


IgorEliezer

#9
Eu acabei de editar todos os links que apontavam para o SourceForge.

Antes demorava um século para baixar ou simplemente dava erro; acho que isso acontecia porque o servidor do SourceForge não conseguia encontrar um mirror para os links. Agora eu apontei todos os links para o mirror do SourceForge no Brasil, a UFPR, isso facilita um pouco as coisas.

Qualquer coisa, é só postar. :)

IgorEliezer

Eu fiz pequenas alterações no tutorial para ficar mais curto.

Até,

Palenske

Igor eu baixei o SimuTrans e ficou tudo certinho só que na hora de executar aparece isso:

Assertion Failed

Program: ...
File: simmenu.cc
Line: 471

Expression: toolnr<SIMPLE_TOOL_COUNT

For information on how your program can cause an assertion failure, see the Visual C++ documentation asserts

  ( Press Retry to debug the aplication - JIT must be enabled)



daí eu aperto em repetir e dai ele para de funcionar e o programa fecha

:(

IgorEliezer

Baixe um Nighlty Build mais recente. Versões com correções de bugs estão sendo liberadas quase todos os dias.

http://forum.simutrans.com/index.php?topic=297.0

IgorEliezer

Atualizei o tópico. O Baixaki.com.br colocou o Simutrans em destaque na sua página de entrada; vi que precisava de criar um Guia especial para quem baixa o Simutrans de lá. E especialmente eu destaquei:

QuoteSeria mais simples e menos assustador se o baixaki apenas dissesse que depois de baixar o Simutrans, você só precisa de baixar um ou mais dos nossos pacotes gráficos da nossa página de download: