News:

Simutrans.com Portal
Our Simutrans site. You can find everything about Simutrans from here.

Projeto - Simutrans na sala de Aula - Projeto Pedagógico I e II

Started by Liberato, January 14, 2009, 07:42:36 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Liberato

Especialista em Robótica - Professor de Tecnologia Educacional - Ensino Fundamental e Médio na Rede Privada em Belo Horizonte


Projeto Pedagógico - Simutrans na Sala de Aula
Estou desenvolvendo um projeto pedagógico para uma rede privada que permite a exploração do simutrans como elemento pedegógico

- Na primeira abordagem busco mostra a importância dentro de uma visão socio-interacionista do uso do simutrans.

noto que as crianças tem uma visão exploracional, buscando compreender o conceito de valores de investimento para que a mesma aprenda a tratar economia domestica.

As crianças que usam simutrans pode desenvolver inteligência financeira para que a mesma explore seu cotidiano, administrando de forma inteligente.

- Contrunção de valores na educação com exploração da ética nos negócios

- Contrução e exploração das inteligências múltiplas com simulação real-imaginária para uso real do estímulo cognitivo

- numa pesquisa recente escrevi uma nova visão para compreensão do ciclo de início e fim para cada etapa - mostrando como um produto pode chegar ao consumidor final.

Mais de 300 alunos participaram da abordagem e tiveram resultados suprendente.

- Novo modelo de compreensão cognitiva, com exploração de maspas conceituais para exploração e permitindo um crescimento cognitivo.

- como ensinar as crianças a planejar e criar modelos orgazacional para explorção do mundo empreendedor.

- Projeto - Modelo simulação para um visão empreenderora, permitindo que cada investidor quando atingir um valor real em investimento.

- Conceitos de cidadania -
- Baseado no projeto - Pai rico- pai pobre, exporando o uso dos jogos para crescimento cognitivo.

- Conceitos de investimento para crianças.

-Já temos vários finciadores que permitirão a crianças sem acesso a tecnologia tem um visão empreendedora com o projeto simutrans.
vamos implementar numa organização não governamental

A importância do jogo na educação.

Projeto de jovens empreendedores com simutrans

- Inteligências Multiplas com Simutrans - baseado nos estudos de Gardner
- Os quatro Pilares da Educação Unesco - Explorando os pilares da educação com simutrans
- As sete área de estudo mundial para um mundo sustentável - Como explorar o simutrans para educação dos recursos não renováveis -
- Exploração

liber_f@hotmail.com

IgorEliezer

Posso fazer uma pergunta:

O que estou vendo é real? Não, deve ser brincadeira...

Sinto-me tremendamente honrado e impressionado por você ter feito e estar fazendo um bom uso do Simutrans num projeto pedagógico.

Terei que levar essa notícia aos demais administradores e membros oficiais do fórum.

Digo-lhe dantemão que você tem meu apoio, e poderei lhe ajudar naquilo que estiver ao meu alcance.

Até mais e seja bem-vindo ao Simutrans Forum. :D

Liberato

Sim, é isso, dá um carater pedagógico, como professor tenho visão pedagógica o que me permite reescrever alguns tópicos. estou reescrevendo um pequeno manual para que crianças de 9 a 10 anos possa conpreender, e posso dizer que tive muito sucesso com educador, noite que eles tem interese em aprender a administrar suas mercadoria e cuidar do transporte de passageiro, e se sentir feliz por ter resultado financeiro, isso me permitiu fazer uma aplicação prática do livro "Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter."


em 2008, como professor fiz  um projeto educacional Colégio Metodista Izabela Hendrix, que faz parte de uma rede de mais de  700 escolas ao redor do mundo, trabalhamos com alunos do Sexto e Sétimo Ano do Ensino Fundamental, e Primeiro Ano do Ensino Médio, e tivemos várias experiencias do uso de Ambiente de Simulação Gráfica para Empreendedorismo e ensino de ferramentas computacional, para alunos do ensino Médio Gastronomia e Agro-ecologia, com simulação investinmento financeiro e sua aplicações.

Na minha primeira experiência com criança de 9 anos, no quarto ano do ensino fundamental I, ele já consegue ter  uma grande noção das aplicações finaceira, o que me permitiu reescrever um  pequeno livreto, de uma maneira didática, estárei publicando para alguns alunos.

Em 2009, vamos trabalhar num projeto do simutrans para crianças sem acesso a tecnologia em uma organização não governamental.

vilvoh

¡¡Parece muito boa!! ;D....Outro programa educacional que utiliza o Simutrans (é o terceiro, se bem me lembro)

Talvez você se interesse sobre este tema. É sobre um professor que está fazendo um laboratório econômico, utilizando Simutrans para explicar os conceitos. É um interessante ponto de vista, eo site oficial tem muitos materiais.

Definitivamente contar conosco. E por favor posta qualquer notícia sobre isso... :)

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Liberato

Explorando o usa das Inteligência multiplas com simutrans -

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida, a partir da década de 1990, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Ela identificou e descreveu originalmente sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteve grande impacto na educação no início da década de 1990. Mais recentemente, acrecentaram-se à lista as inteligências naturalista e existencial.

O simutrans - pode ser utilizado para exploração das inteligências multiplas - Notei que uma crianças de 9 anos tem interesse pele jogo, ela o faz de forma exploratória e com todas responsabilidade de qualquer outra pessoa, ela busca desenvolver soluções prática que permita resolver problemas, isso faz aproximar das teorias de pensador russo Lev S. Vygotsky  Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio., ela interage com o meio para buscar solução, mas a aplicação prática do estímulo das inteligências multiplas é muita mais marcante, pois os deixa de ser teoria para ser tornar um elemento prático, é neste momento que podemos dizer que o simutrans é uma ferramenta de estímulo cerebral, passa a ser uma ferramenta pedagógica, não só o estímulo da inteligência Lógico-matemática de Gardner, mas outras formar de inteligência pode ser explorada, Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso, saber localizar-se no mapa, saber exatamente aonde se encontra o ônibus, avião, caminhão, a industria, as ligações do ciclo de produção, isso é exploração espacial complexa e uma interação da inteligência "lógico matemática" com Espacial.

Explorando História e Geografia com Simutrans -

- Inconfidência Mineira - Minas Gerais - Ouro Preto

- Batalha dos Guararapes - Pernambuco

- Exploração Mineral

- O parque Industrial de São Paulo

- Quilombo dos Palmares - Alagoas

- A balaida - Maranhão

- Mercado do ver o peso - Belém

Projeto de Geografia e História 2009





Liberato
liber_f@hotmail.com

Liberato

Penso no simutrans como ferramenta que permitisse rentabilidade real, que através da ferramenta educacional permitisse ser um negócio que viabilizasse novos negócio - como uma cadeia de investidores social - projeto local - projeto nacional - projeto local empressas de ônibus como patricinadores,  - empressa local como marca de supermercado e prédio comecias que permitisse que crianças sem acesso a tecnologia tivesse esp telefonias, e outras virtrines - espaço para crescimento cognitivo e crescimento social.

Modelo com mapas mais que aproximasse do modelo regional e local para cada estado brasileiro

Permite estudo de temas como:
Empreendedorismo - uma tema amplo
História do Brasil e mundial
Geografia - Conhecer o modelo de geográfico - estudo de modelo economico

Já tenho vários investidores local - Projeto 2009 - "Modelo Social baseado no setor 2.5"
Crianças sem acesso a tecnologia que aprenderão noções de economia e investimento local - o valor dos investimentos em ambiente real.
Noções do uso e exploração de recursos natuarais -temas mundial - 7 temas mais discurtido no mundo


Posso postar isso?
posso fazer isso como educador social?

posso postar isso?

IgorEliezer

Quote from: Liberato on January 15, 2009, 01:27:37 PMPosso postar isso?
posso fazer isso como educador social?

Primeiramente devo dizer que preciso ler cuidadosamente os seus textos já postados aqui antes de fazer alguma observação sobre os mesmos. Sei que senhor está desenvolvendo um trabalho educativo usando o Simutrans, isso é muito louvável, e não há nada errado em postar informando-nos disto.

Mas ainda não vou entrar do mérito da questão e discutir o escopo de projeto e o conteúdo dos seus artigos.

Sobre se pode ou não se postar, você deveria ter me enviando uma Mensagem Privada antes para perguntar isso. ;)

Liberato

Projeto - Educacional -  2009

Educando com Jogos

Através deste projeto - vamos trabalhar com educando com Jogos, o projeto vai fazer parte de um conjunto de disciplinas aplicadas em 2009, e servirá como modelo pedagógico de portaldoprofessor -MEC do Ministério da Educação

E parte da disciplinas em Escolas Municipais para 2009 - Educação com Jogos e Robótica Educacional, o Blog é um espaço do aluno para o projeto que fez parte de materia de consulta em 2008

- Visão I - Para 2009 amplianção dos conceitos de estudo de finanças para estudante do Ensino Fundamental I e II
_ Visão II - A geografia e História a começar da minha cidade

- Modelei o Mapa do Brasil já existente e acrescentei as cidades em sua posição Geográfica - com ênfase nos Rios - Amazonas - Madeira, Solimões -e sem esquecer do Velho Chico - o Rio São Francisco.

Pico da Brandeira e Neblina
Chapada dos Guimarães
As montanhas das Minas Gerais
A mata Atlântica

o Blog vai ser um espaço do aluno
http://educarcomjogos.blogspot.com/

Liberato

Projeto Educação com Jogos,

Com apoio  Prof. Dr. Luiz Mario Queiroz,  Universidade Estadual de Campinas.


Como ensinar as crianças a utilizar simutrans e ao mesmo tempo estimular sua educação financeira, no modelo de estudo baseado em estudo de Jean Piaget, como as crianças constroem os esquemas de aprendizado? Como elas assimilam novos conhecimentos?

Modelo Baseado no Estudo de Interação Social, Educador Russo Vigotsky, como
podemos estimular a interação social baseado em simutrans?
Como Vigotsky pode ser aplicado em Simutrans

Como aplicar estudos do Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud? Estimulando o raciocínio matemático.
Case de sucesso em projetos sociais.

Baseado nesse modelo de pensamento e estudos de educação financeira para crianças podemos aprimorar esse modelo de educação.

Como ter noção de  investimentos, como modelo virtual e um modelo real aplicado ao cotidiano do aluno, modelo proposto no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em em um ambiente escolar.

Projeto Curso Livre de Empreendedorismo Faculdade Avodha.
Planejando Mobilidade Urbana e simulação de Transporte

Resultados que pedem ser aplicados em outros estudos.

Projeto Educação com Jogos

Universidade Estadual de Minas Gerais, modelo proposto Junho 2010.
Faculdade de Educação Semana Temática 2010

Seminário 2010
Estudo de Caso
Prefeitura de Cidade De Belo Horizonte, Minas Gerais

Educação financeira para Crianças em área de risco, Pedreira Prado Lopes.

Projeto viagem do Saber, Início Abril de 2010.
Liberato Ferreira da Silva
Professor de Tecnologia da Informação

Livro Mobilidade Urbana,  Com  Simutrans.
www.liber.com.br
contato@liber.com.br

Alan Robson

Prof. Liberato, sobre seu trabalho, sei que está usando o mesmo projeto para uma escola integrada da prefeitura de Belo Horizonte, gostaria de saber se tem um projeto pedagógico para Ensino Fundamental I, ví seu trabalho na Rede Globo Minas.  quantos alunos estão usando o simutrans no projeto?

Penso que o simutrans é um projeto completo que permite que use no modelo Piagetiano e Vigotskiano de educação, pois uso e não pensei como modelo para educação, porem sei que usa

é possível me enviar um projeto pedagógico?

Liberato

Sim é possivel fazer um projeto para o Fundamental I,  o ideal seria no Quarto ou Quinto Ano do Fumdamental I, posso te enviar o projeto que já utilizo.


mtuler

Senhores,

Conheci o SimuTrans também a pouco tempo. Sou coordenador do curso de Técnico de Estradas e do curso de Transportes do CEFET-MG. Venho acompanhando a discussão deste fórum e também pretendemos envolver os estudantes no uso do software/game.

Ainda estamos na fase inicial de conhecer a potencialidade da plantaforma, mas temos a intenção inicial de promovermos a inclusão em nossas atividades acadêmicas.

Avancerei mais neste assunto interno ao CEFET e continuarei no debate.

Obrigado,

Marcelo Tuler - Coordenação de Transportes do CEFET-MG.

VictorKoehler

Muito Legal, mas me chamou a atenção no titulo um erro no nome Simutrans, está escrito "Simultrans" esse erro até que pode ser cometido com frequência até porque o Simutrans tem nome com sua descrição parecida: Transport Simulator.


Download of the PAK64.Brasil b3ta here

mtuler

Realmente tem razão. É SIMUTRANS.

Até logo,

Marcelo Tuler.

IgorEliezer

Quote from: VictorKoehler on March 22, 2011, 11:41:54 PM
Muito Legal, mas me chamou a atenção no titulo um erro no nome Simutrans, está escrito "Simultrans"

Onde? ;)

VictorKoehler



Download of the PAK64.Brasil b3ta here

Djohaal

Interessante a abordagem. Como acadêmico de medicina e futuro (quem sabe  ;D) psiquiatra eu acho que seria interessante a avaliação de como que o convívio com games tipo o simutrans, simcity e afins pode alterar a maneira como que o sujeito apreende e processa as informações do ambiente. Será que há algum benefício cognitivo nisso?

Liberato

Será que há algum benefício cognitivo nisso?
Temos o  caso de Estudante *Raquel:

Todo o recurso que tinha a mão ela gastava, aluna do ensino fundamental I, nosso estudo era que a mesma aprender a importância de planejar o recurso, fizemos de forma real e com a ferramenta simutrans, depois de um anos com a simulação de transporte, administrando ações concreta, seu realidade com recurso é outra.
*Raquel "Nome ficticio da aluna

Recentemente vamos iniciar o projeto em Escola da Polícia Militar de Minas Gerais, nossa ideia é mostra o simutrans como uma ferramenta - Simutrans é um simulador de transportes, o alvo é transportar. Você é um empreendedor e tem que administrar transportes de bens e passageiros. planejar as ações - Pensar a cidade antes de fazer algo, essa é a chave do projeto.

temos vários pesquisadores e em vários lugares desenvolvendo o projeto.
durante vários anos de estudando como podemos usar o projeto de forma que haja transformações cognitivas.

Nossa pesquisa foi desenvolvida em várias escolas, como Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - uma escola que faz parte de uma rede de mais de 600 escolas ao redor do mundo, e em algumas comunidades de crianças em área de risco social, o resultado cognitivo, como alguns aprendizem aprendem a administrar recursos e internalizam esses conhecimentos na vida real.

temos Case, de alunos que tem uma visão Empreendedora com o projeto.

metodologia baseada em estudos de Paiget, Vigotsky e Ausubel