News:

Simutrans Forum Archive
A complete record of the old Simutrans Forum.

[Add-on] Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana

Started by steinlh, January 27, 2009, 11:46:02 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

steinlh

Olá pessoal,

Estou relançando alguns paks para o Simutrans 64 .

Ônibus Urbanos de Curitiba e Região Metropolitana

Estão disponiveís veículos das seguintes categorias de serviço:

Alimentador
Interbairros
Convencional
Expresso
Executivo Aeroporto
Inter-Hospitais
Jardineira
Linha Direta (ligeirinho)
Circular Centro
Ensino Especial
Linha Turismo
Metropolitano


Aguardo sugestões!!

Jhonny

esse é um cara de palavra, disse que ia colocar e colocou mesmo! hehee pena que esses addons pra mim não irão servir, porque não jogo mais o pak 64 desde 2006. até mais!

IgorEliezer

* Igor pega uma lupa para ver o screenshot *

Ah! Assim não dá... Só vou incluir esse add-on na lista de Add-ons se o screeshot for um pouquinho maior para poder ver os ônibus. ;)

JP_Jr

Me parece que na lista de Add-ons do fórum já tem esse ônibus, já tinha baixado.

São muito bons.

Parabéns e obrigado steinlh

steinlh

Igor assim que possível mando um novo screenshot.

Pra poder disponibilizar ontem no tempo livre que tinha,
"roubei"  ;D a imagem de screenshot que você havia feito
pro forum antigo.

Leandro

Jockah

#5
Calma gente!
Tem pra todo mundo.
Eis uma imagem que roubei do fórum antigo.
Esse foi originalmente postado pelo Leandro.

Abraços.

JP_Jr

Esses ônibus articulados e bi-articulados,são de grande ajuda no transporte urbano, digo isso porque não sei como são usados nas cidades grandes, mas pelo menos no meu Simutrans eles quebram um galho danado.

steinlh

Junior,

Em Curitiba os ônibus Biarticulados são utilizados nas linhas estruturais
de ligação do Centro até os terminais dos bairros. A partir destes
terminais saem, normalmente, ônibus de menor capacidade para atender
partes especificas dos bairros.

Leandro

JP_Jr

Bem, eu utilizo eles para rodarem em todo o bairro, e olha que ficam sempre cheios.

Jockah

#9
CASO CHOCANTE EM CURITIBA

Uma mulher morreu ao cair de um ônibus ligeirinho que faz ligação entre Curitiba e Araucária (Região Metropolitana). Dizem que foi uma falha mecânica, mas eu não descarto o fato do ônibus estar superlotados. Quem mora aqui conhece essa e outras linhas.

O jeito é eu trabalhar pra isso não acontecer na minha cidade no Simutrans. Acho que vou aumentar a frota lá.  ;D

Mas falando dos biarticulados...

QuoteEm Curitiba os ônibus Biarticulados são utilizados nas linhas estruturais
de ligação do Centro até os terminais dos bairros
Na verdade não é só do Centro aos bairros.
É uma linha que liga o Centro à região sul, outra do Centro à região leste, outra do leste ao oeste, outra do norte ao sul (estas duas últimas cortam a cidade passando pelo Centro), e outra que liga toda a região sul (Circular Sul).

Na imagem em anexo tem um esquema de ligação dessas linhas Expresso Biarticulado (em amarelo).

Tem mais detalhes de funcionamento dessas linhas neste link: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/rit/

Jockah

Conhecendo um pouquinho de cada categoria citada

Vou tentar fazer um resumo explicando a definição de cada categoria de ônibus aqui de Curitiba.

Alimentador
Representada pela cor laranja, possui duas funções: ligar um terminal a um bairro ou um terminal a outro (sem passar pelo Centro da cidade).
Existe uma excessão, que é a Linha do Trabalhador. Esta é composta pelos alimentadores articulados e liga três terminais e não dois, como é o normal.

Interbairros
Conhecida pela cor verde, interliga mais de dois terminais sem, passar pelo Centro da cidade.
Temos uma excessão que é o Interbairro I (um), única linha Interbairros que não passa por nenhum terminal.
A principal linha desta categoria é o Interbairros II, que liga toda a cidade em forma circular.

Convencional
A amarelinha liga o Centro ao bairro sem passar por terminal, o Centro a um terminal ou um bairro a outro bairro passando pelo Centro, mas sem ter contato com nenhum terminal.

Expresso Biarticulado
Essa categoria possui várias características.
Possui cor vermelha e, como o nome diz, é biarticulada, possuindo três partes e duas articulações. Até uns dias atrás era apoiada por ônibus articulados da mesma cor.
Outra característica importante é que possiu via exclusiva e trafega praticamente em linha reta.
É composta por 5 linhas, 4 tendo contado com o Centro da Cidade:

  • Centenário - Campo Comprido: liga região leste a região oeste, respectivamente, passando pelo Centro;
  • Pinhais - Rui Barbosa: liga a cidade de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba, ao leste) à Praça Rui Barbosa (maior praça do Centro de Curitiba);
  • Santa Cândida - Capão Raso: liga região norte a região sul, respectivamente, passando pelo Centro;
  • Pinheirinho - Rui Barbosa: liga região sul ao Centro, respectivamente;
  • Circular Sul: liga toda a região sul da cidade em forma circular, sem passar pelo Centro.

Executivo Aeroporto
Como o nome já diz, é um ônibus executivo que leva os mais chiques do Centro ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba)

Inter-Hospitais
Simbolizado pela cor branca, interliga os principais hospitais de Curitiba, inclusive ao Centro.

Jardineira/Linha Turismo
São a mesma coisa. São ônibus especiais que ligam os 20 pontos turísticos mais requisitados de Curitiba. Entre eles, a Praça Tiradentes, ao Centro da cidade, onde ela (Curitiba) nasceu.
Até alguns dias atrás era composta por ônibus brancos padronizados. Agora chegaram uns ônibus mais bonitinhos e com características mais especiais ainda.

Linha Direta (ligeirinho)
Ao contrário dos outros ônibus, este, de cor cinza, possui as portas de embarque e desembarque ao lado esquerdo. E a exemplo dos biarticulados, suas paradas só podem ser feitas em lugares especiais: tubos ou plataformas elevadas dentro dos terminais.
Vejo esta categoria como de apoio aos outros, pois faz praticamente as mesmas ligações que eles, mas com um detalhe: são poucas paradas no trajeto. Máximo de duas paradas entre um terminal e outro ou um terminal ao Centro. Algumas passar por exatamente todos os terminais que alguns biarticulados e interbairros, porém muito mais rápido.

Circular Centro
Com tarifa e tamanho reduzidos, este liga todo o Centro da cidade em forma circular. Eu particularmente nunca andei nele, pois gosto de cortar o Centro a pé mesmo.

Ensino Especial
De cor azul e com estrelinhas amarelas, este ônibus leva alunos com necessidades especiais a escolas do gênero.

Metropolitano
Este é conhecido por diversas cores: branco, verde abacate, vermelho escuro etc.
Liga um ponto qualquer da cidade (Centro ou bairro) a outro ponto da Região Metropolitana. Não cito terminais.
Ônibus que ligam o Centro de Curitiba a um terminal de uma cidade da RMC (Região Metropolitana de Curitiba) são os Convencionais e possuem as mesmas características deles.
Os que vão de um terminal de Curitiba a um terminal da RMC são os Alimentadores, também tendo as mesmas características dele.
Também pode ser composto pelos Ligeirinhos para ir a terminais da RMC, de acordo com o necessário.


Bom! Espero ter explicado bem... e se eu esqueci alguma coisa, só falar.

steinlh

Na verdade a linha Circular Sul foi criada para
utilizar os veículos comprados em 1992 que não
estavam sendo utilizados e estavam parados na
garagem.

A região de circulação da linha não tem grande
demanda, dois pontos que demonstram isso são
a retirada de linhas previamente existentes em
partes do roteiro e a substituição dos ônibus
biarticulados por articulados de 20 metros
(disponiveis no meu Pak).

Leandro

Thiago Galvao

hehe ainda lembro da historia da tia que caiu do ctba/araucaria!

IgorEliezer

O arquivo way.Concreto.pak está corrompido. Log da extração abaixo:

RIT-Curitiba.rar: Falha de CRC em RIT-Curitiba\way.Concreto.pak. O arquivo está corrompido. Final inesperado do arquivo (pak).

Se for possível, gostaria que fosse reanexado ao tópico para que a gente possa baixá-lo e incluí-lo no pacote de add-ons da seção. :)