News:

Want to praise Simutrans?
Your feedback is important for us ;D.

[Ajuda] Fazer mais de um trem usar o mesmo trilho na mesma direção (mão única)

Started by sheldon_cooper, January 01, 2015, 07:52:32 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

sheldon_cooper

Eis minha duvida desde quando comecei a jogar, mas não usava trens no meu jogo, mas agora, comecei um novo e passei a usar, e ai apareceu essa duvida, tem como fazer isso?? Se sim, Qual sinal usar??
Obrigado!! :)

An_dz

Sim, existem várias técnicas com praticamente todos os tipos de sinais. Até porque no Brasil exitem milhares de quilômetros com trilhos mão-duplas.

Quando eu utilizo vias únicas eu faço da seguinte maneira:

=====S=#===========#=S=====
=====S/             \S=====

Legenda:
S > sinal comum
/ = > trilho
# > intersecções

Não pode ter sinais no meio da via única ou os trens vão se encontrar de frente. Acredito que com pré-sinais isso não aconteça, mas nunca testei. Eu jogo mais no estilo europeu de várias estradas de ferro, no mínimo duas (ida/volta).

FernandoLuiz

É muito mais econômico fazer uma linha de mão única. Eu conheço uma forma de passar mais de um trem no mesmo trilho que é construindo vários pequenos trechos de mão dubla para um trem poder passar com outro vindo na contra mão. A imagem em anexo explica como construir esses trechos.

Edit: Os semáfaros ferroviários dos trilhos de cima tem que ficar virados no sentido oposto dos sinais do trilho de baixo. na imagem, os sinais de cima estão virados para o leste e os de baixo, para o oeste. Se não os trens vão ficar parados no mesmo trilho.

An_dz

É a mesma ideia da minha, mas eu só fiz um pequeno trecho. Se você colocar duas ou mais da minha ideia uma do lado da outra acaba virando o que você escreveu. Não há a necessidade de definir um sentido nesses trechos, pois um trem escolherá um trecho e o outro o que sobrou.

Na questão de ser muito mais econômico varia com a quantidade de trens na linha, se você tem muitos, que é o que ocorre nos meus jogos, a velocidade média é muito baixa com muitos trechos em mão única, reduzindo o faturamento mensal. Criando duas ferrovias aumenta o custo mensal mas aumenta a velocidade e logo o número de viagens por mês.

IgorEliezer

Eu costumava fazer a mesma coisa, se o trajeto é longo com poucas paradas, eu construía um trilho só e instalava esses "refúgios" se a distância entre os pátios de manobras das estações era muito longa. Se a rede começa a ter mais tráfego, eu ia duplicando o trilho nos trechos de maior tráfego até concluir. Se a rede já é muito amontoada com muitos cruzamentos, paradas etc, melhor duplicar tudo.

As ferrovias de longo percurso/interioranas são bem assim, um trílho só, com pátio de manobras a cada 5 ou 10 km, e sinais a cada 1 ou 2 km.

FernandoLuiz

Quote from: An_dz on January 05, 2015, 04:50:23 PM
É a mesma ideia da minha, mas eu só fiz um pequeno trecho. Se você colocar duas ou mais da minha ideia uma do lado da outra acaba virando o que você escreveu. Não há a necessidade de definir um sentido nesses trechos, pois um trem escolherá um trecho e o outro o que sobrou.

Na questão de ser muito mais econômico varia com a quantidade de trens na linha, se você tem muitos, que é o que ocorre nos meus jogos, a velocidade média é muito baixa com muitos trechos em mão única, reduzindo o faturamento mensal. Criando duas ferrovias aumenta o custo mensal mas aumenta a velocidade e logo o número de viagens por mês.

Mas o que eu entendi da sua ideia é que você construiu toda ferrovia em mão dupla e colocou um trecho de mão única (para atravessar uma ponte ou um túnel, talvês). E a minha ideia é criar um trecho em que os trens possam passar em sentidos opostos sem eles ficarem travados.

Realmente é melhor construir em mão dupla quando tem muitos trens. Mas muitas vezes acontece de você ter que conectar uma fábrica longe das linhas que passam muitos trens e nesse caso é melhor construir um trilho único com vários trechos de mão dupla para passar poucos trens.

e precisa definir o sentido dos sinais se não os trens ficam travados como aconteceu na imagem.

sheldon_cooper

Quote from: FernandoLuiz on January 06, 2015, 01:44:35 AM
e precisa definir o sentido dos sinais se não os trens ficam travados como aconteceu na imagem.
sim, sim, quando comecei a fazer testes tive esse problema, apanhei mas consegui colocar os sinais certos!!
A ferrovia de um único trilho, com área de de espera é uma boa opção, mas pra mim, a unica escolha (pretendo colocar mais de 10 trens em operação) é a de mão dupla, fis algum teste o único jeito que eu consegui é esse, até o momento:
                                        →
    ⇨ =======================⌧⌧⌧======== ⇨
  ⇧                                                                                     ⇩
   ⇦ ===⌧⌧⌧===================S========  ⇦
                                        ←
legenda:
= : trilho
⇨ :direção
⌧ :estação
S : sinais

digamos que nesse esquema tenha 3 trens em operação, o que esta certo: 3 trens, 2 estações + 1 sinal = 3 , se eu quiser acrescentar mais um trem, o 4° trem nem sai da garage, pois o sistema estará sobrecarregado, logo irei ter que acrescentar mais um sinal, assim seria: 2 sinal + 2 estações = 4
o que eu to fazendo esta certo?? vcs tem outro jeito?? :)

An_dz

Quote from: FernandoLuiz on January 06, 2015, 01:44:35 AM
Mas o que eu entendi da sua ideia é que você construiu toda ferrovia em mão dupla e colocou um trecho de mão única (para atravessar uma ponte ou um túnel, talvês). E a minha ideia é criar um trecho em que os trens possam passar em sentidos opostos sem eles ficarem travados.
É que eu exemplifiquei de uma maneira mais geral, talvez assim fique mais claro:
=====S=#===========#=S=====|=====S=#===========#=S=====
=====S/             \S=====|=====S/             \S=====


Os traços (|) divide uma duplicata da minha ideia, pode ver que agora existe o trecho de manobras que você disse.
Removendo as mão-duplas das pontas fica igual a sua sugestão:
===================#=S=====|=====S=#===================
                    \S=====|=====S/


#on-topic
@sheldon_cooper
Nas vezes que joguei com o pessoal do pak192.comic o mais comum é da seguinte forma:
<==\=\S=========/=/S=<
>==S\=\=======S/=/===>
     \ \XXXXXX/ /
      \=XXXXXX=/

legenda:
= : trilho
/\ : trilho diagonal
<> :direção
X :estação
S : sinais

No caso só há intersecções nas vias, não nos trechos com plataformas. Também são adicionados sinais ao longo da via a uma certa distância fixa (trem médio).

sheldon_cooper

Muito bom, fis essa opção e gostei, vai me ajudar muito no meu projeto, obrigado pela dica!
Uma duvida, baixei novos trens no site japonês mas eles não aparecem (lembrando que o modo linha do tempo esta desativado). O que pode ter acontecido??