News:

Simutrans Chat Room
Where cool people of Simutrans can meet up.

Funcionalidade de sinais

Started by JP_Jr, August 10, 2018, 06:35:36 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

JP_Jr

Ola pessoal, há muito tempo que não jogo o Simutrans e recentemente recomecei a brincar para passar o tempo.


Me surgiu uma questão que resolvi postar aqui para ver ser alguém pode me ajudar. Há muitas ferramentas de sinais no game, rodoviários, ferroviários e outros, mas não há especificação de suas funcionalidades.


Algum usuário sabe de algum guia/tutorial onde consta explicações sobre o funcionamento dos sinais?


Obrigado.

An_dz

#1
O SNFOS tem um pequeno manual, porém em inglês ou francês. Até hoje tenho dificuldade de entender 100% todas as opções, mas aqui está uma explicação em Português:

Existem 8 tipos de sinais:

Private sign / Sinal privado
Esse sinal indica que apenas veículos de certas empresas podem passar adiante, por padrão o sinal só permite veículos da sua empresa, mas clicando sobre ele com a ferramenta de inspecionar abre uma janela onde você pode selecionar as empresas que podem passar. O sinal também pode ser usado para só permitir veículos do "Poder Público" (veículos particulares que aparecem aleatoriamente).

Single way / Mão única
Como o nome já diz faz uma estrada ser mão única ou ter um sentido único (para trilhos), assim fazendo uma via ter apenas uma direção.

Min speed / Velocidade mínima
Esse sinal define uma velocidade mínima na via, veículos mais lentos que essa velocidade não passarão por ela. Serve para criar vias exclusivas para veículos rápidos. Útil para manter veículos lentos andando dentro da cidade sem entrar em rodovias de alta velocidade.

Free route / Choose signal / Rota livre / Sinal de escolha
Esse sinal é utilizado antes de um cruzamento que liga várias plataformas de uma estação para que o veículo escolha aquela que está livre. No exemplo abaixo o sinal está ligado a três plataformas pois está antes do cruzamento que liga elas, não adianta colocar diretamente antes entrada delas.

Exemplo:
     /===SSSS
==C=<====SSSS
     \===SSSS

Legenda:
= / Trilhos
< Cruzamento
C Choose signal
S Estações

End of choose / Final de escolha
Esse sinal só tem propósito em conjunto com o de cima, ele excluí uma seção da escolha feita pelo sinal acima.

Por exemplo, se você tem cinco plataformas mas só duas são para passageiros e as outras para cargas você não vai querer que os trens de passageiros parem nos terminais de carga e vice e versa. Ou se duas plataformas continuam suas vias além da estação você pode querer otimizar que os veículos que irão continuar nessas vias utilizem essas duas estações enquanto os outros que irão retornar usem as outras. Ou também se existe uma via sem plataformas, para trens que não param naquela estação, o sinal de exclusão também deve ser usado, ou os trens poderão escolher uma plataforma de outra estação que pode até estar a centenas de quilometros.

Exemplo:
     /========SSSS
==C=<=========SSSS
     \========SSSS
      \=XC=<==SSSS===
            \=SSSS===

Legenda:
= / Trilhos
< Cruzamento
C Choose signal
X End of choose
S Estações

Os sinais adiante não existem para estradas/ruas.

Signal / Sinal / Simple signal / Sinal simples / Block signal / Sinal de bloco
Esse é um sinal básico para terminar um "bloco". No Simutrans os trens reservam um bloco de via, apenas quando este bloco está livre que o trem se move. Por exemplo, em um cruzamento onde um trem faz o trajeto Norte-Sul e o outro Leste-Oeste você vai querer adicionar sinais próximo ao cruzamento, assim o trem só irá verificar se o bloco até o cruzamento está livre para se mover, sem sinais um trem ficaria parado até o outro passar o cruzamento pois até ali ele estaria reservando aquela via.

Estações também operam como sinais nas suas entradas e saídas caso o trem pare na estação, se não parar não é considerado um sinal.

Pre-signal / Pré-sinal
Os pré-sinais são um pouco mais avançados, para layouts um pouco mais complexos. Ele só permite passagem se o bloco a frente está livre E o próximo bloco/sinal também. São úteis em cruzamentos para que o trem só entre no cruzamento se o caminho além do cruzamento também está livre assim não trancando ele.

Long block signal / Sinal de bloco longo
Esses sinais são como os pré-sinais porém para estações, são para layouts bem específicos. Como dito acima estações funcionarão como sinais caso um veículo pare nele, logo pense na seguinte situação:

====L=\
       >===SSS===SSS
====L=/


Pense que existem dois trens, um vindo de cima e outro de baixo, ambos irão parar primeiro na primeira estação logo após o cruzamento e depois irão para a última no final do trecho para então voltar de onde vieram. Se os sinais L forem sinais comuns ou até mesmo pré-sinais quando o trem 1 for para a estação final o trem 2 será liberado para a primeira estação, porém teremos um impasse pois o trem 1 está na última estação querendo voltar mas sem poder pois o trem 2 está no meio do caminho na primeira estação, e o trem 2 estará querendo ir para a última estação mas sem poder pois o trem 1 está nela.

O que o sinal de bloco longo faz é ignorar estações no meio do caminho e considerar todo o trecho como um bloco só.

Dicas

Para compreender melhor, o Simutrans tem uma ferramenta que permite você ver a reserva dos blocos. Na maioria dos paksets é a tecla b.

Quando você constrói um sinal ele é de "mão-dupla", ou seja, funciona para ambos os sentidos. Se você continuar clicando sobre o sinal com a ferramenta de construção dele você muda a direção do sinal, fazendo ele ser um sinal de mão-única ao mesmo tempo. Você também pode clicar e arrastar na direção que deseja que sinal funcione para construí-lo automaticamente como mão-única.

JP_Jr

Muito obrigado An_dz, ficou muito esclarecedor.


Como disse, alguns sinais são simples e intuitivos, o que nos permite fazer linhas simples, mas em caso de rotas complexas, saber o que cada sinal faz é essencial para uma boa jogatina.