News:

Do you need help?
Simutrans Wiki Manual can help you to play and extend Simutrans. In 9 languages.

[Tutorial] Linhas de transmissão

Started by IgorEliezer, September 20, 2008, 01:01:34 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Linhas de transmissão

Este tutorial está disponível na nossa Wiki aqui com algumas outras informações

Autor: IgorEliezer
Área: jogo
Nível: básico
Resumo: Ensina como construir linhas de transmissão.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Para que servem?

As linhas de transmissão servem para transportar energia das usinas geradoras de energia para as indústrias dos jogo. Essas indústrias ao receber energia irão aumentar o seu ritmo de consumo e produção.

Além disso, a venda da energia a essas indústrias rendem um pouco dinheiro para seu caixa. ;)

2. O que é necessário?

As linhas de transmissão para funcionarem precisarão:

- usina geradora de energia, já existente no terreno do jogo;
- transformadores;
- linha elétrica;
- indústria, que irá consumir a energia.

As usinas geradoras de energia existem no jogo de vários tipos: termoelétricas, solares, diesel-elétricas etc. Algumas usinas necessitam de combustível para funcionar, como no caso das termoelétricas e diesel-elétricas. Para estas você precisa primeiro fornecer-lhes o material de consumo, como carvão ou petróleo, para que possam gerar energia.

Para saber se alguma usina necessita de matérial e de que tipo, use a ferramenta Verificar [tecla a] e clique nela; na caixa de diálogo da usina irá mostrar se há Consumo previsto para ser atendido.

Os transformadores e as linhas de transmissão você terá que implantar, para ligar o ponto de geração de energia ao seu consumidor. Os transformadores servem para capturar e entregar a energia. E as linhas de transmissão irão transportar a energia pelo mapa.

3. Procedimentos

1) Implante um transformador [tecla g] ao lado de uma usina geradora de energia.

2) Implante um transformador [tecla g] ao lado de cada indústria que você queira fornecer energia.

3) Construa ao longo do terreno, preferencialmente em linhas retas, as linhas de transmissão ligando o transformador da usina aos transformadores das indústrias. É parecedo como contruir uma via.

4) Com a ferramenta Verificar [tecla a], clique sobre o transformador da indústria para ver se a energia está chegando.

Caso tenha que atravessar porções do mar, use a "Ponte" para linha elétrica para fazer a travessia. Essa "ponte" só faz travessia de no máximo 4 quadros de vão.

Para atravessar uma rodovia ou ferrovia, não é necessário usar a "Ponte" para linha elétrica; use a mesma ferramenta para construir linhas de transmissão: é só clicar nos dois lados da travessia que automaticamente irá construir os cabos por cima das vias.

Os transformadores, as linhas de transmissão e a "ponte" para linhas de transmissão você irá encontrar na barra de Ferramentas Especiais.



Não tenho certeza mas... caso você tentar distribuir a energia de uma usina para muitas indústrias, essa energia irá perder potência.

E não se esqueçam de ler a Ajuda que está na própria ferramenta. Há mais informações lá.

Caso você queira comentar ou fazer correções ao tutorial, fique a vontade.

Affonso Braganca

===Dica===

Se voce quer o maximo de potencia, ligue o maximo de usinas do mapa (seja elas eolicas, solares, de carvao, diesel ou outro tipo qualquer) à sua linha eletrica, isso dará muita potencia elétrica!

JP_Jr

Uma vez eu estava precisando aumentar a produtividade de uma Extração de Carvão, tinha várias Usinas Eólicas no mapa, mas estavam um pouco longe da Mina, então fui construindo transformadores em cada uma e ligando uma à outra até chegar no Carvão, foi um negócio bem rentável que funcionou por muito tempo.