News:

The Forum Rules and Guidelines
Our forum has Rules and Guidelines. Please, be kind and read them ;).

[Aviso] Fórum ficou fora de serviço

Started by IgorEliezer, May 22, 2009, 02:59:19 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

Eu achava que o pessoal tinha ficado sabendo disso, uma vez que havia um link para o outro fórum emergencial enquanto este estava fora do ar.

Então estou copiando o texto de Vilvoh do fórum emergencial:

QuotePara todos aqueles que passam por aqui de regresso do Fórum Internacional Simutrans, encontra-se a estar indisponível. A razão para isto é que nós provavelmente sofrido um ataque de algum tipo, e alguns ficheiros do fórum foram alterados para incluir código HTML com links para spam.

Os administradores do forum estão trabalhando nisso, e serão informados sobre os progressos de forma gradual. Fique atento a este fórum para novos desenvolvimentos.
=> http://forum.[ simutrans [dot] us (site down, do not visit) ]/index.php?topic=8.0

Na realidade nada foi apagado, todos os posts e anexos estão armazenados (veja a imagem abaixo). Acontece que estamos tendo um erro na database.

Logo após o ataque, tivemos que fazer um upgrade de segurança no programa do fórum da versão 1.1.8 para 1.1.9, após esse upgrade, a database está com erro e links dos anexos e avatares estão comprometidos. Então, por enquanto, anexos novos e os antigos estão DESABILITADOS. Mesmo que eu agora habilite de volta só o donwload dos anexos já existentes (sem permitir novos anexos) o fórum inteiro vai dar erro (acabei da fazer o teste, e não farei de novo :-[ ).

Nós estamos trabalhando nisto.

H4CK3R

Podemos usar um serviço de hospedagem exterior. Aliás, já desabilitei todos os links da biblioteca simutrans epostei um aviso com o link daqui. Podemos usar o 4Shared por enquanto, pois é o melhor serviço que encontrei. Pórem, arquivos no 4Shared estão sujeitos a infecção de vírus no servidor de hospedagem, então fica um pouco perigoso utiliza-lo. O melhor que recomendo se o pessoal não tiver incomodo de clicar a cada 29 dias pra baixar o arquivo é o zShared. Ele deleta arquivos depois de 30 dias não baixados e tem o espaço máximo de cada arquivo de 10MB se não me engano. Ou podem utilizar o Host-A, como eu uso nos meus setups, mas tem o espaço máximo de 50MB por conta e tráfego mensal de 6000MB. Mas espero que o problema seja resolvido.

Se bem entendi, nosso servidor do fórum foi invadido por Hackers. Como já sou um pouco velho nessas apostilas de invasão de webs, suponho que eles tenham conseguido invadir o nosso servidor e conseguido abri-lo e invadi-lo. Outra suposição é que o Hacker tenha criado uma conta aqui e por ela ter invadido o servidor, afinal, quando se tem uma conta, fica mais fácil invadir ou dar bug no servidor, como aconteceu comigo certa vez no fórum antigo. Outra possibilidade, e a mais provavel e que alguém ou um spam anexou um arquivo com vírus atraves de contas fantasmas ou através de um usuário que teve seu computador invadido e o spam aproveitou sua conta aperta e deixou seu arquivo, fazendo com que ele se dissipasse pelo servidor. Mas os sistemas de invasão avançaram tanto, que já estou ficando por fora de algumas manhas.  :-\

Aconselho aos administradores trocarem de servidor ou implantarem um sistema melhor de segurança, como verificação de imagem em caso de anexo(o famoso captcha) ou um anti-virus implantado no servidor(alguns forums tem).



Espero que voltemos a normalização logo.  ;)
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

edson

Caio o 4shared (O servidor de hospedagens grátis que uso), não e desse jeito.
O limite dele (precisa de uma conta) é de: 5.00 GB para armazenar seus arquivos.
Capacidade por upload é de 100 MB e não de 10 MB
E ele só apaga os arquivos se você não efetuar login depois de 30 dias. ;)

H4CK3R

Quote from: SQu4l0 on May 23, 2009, 12:36:29 AM
Caio o 4shared (O servidor de hospedagens grátis que uso), não e desse jeito.
Capacidade por upload é de 100 MB e não de 10 MB
E ele só apaga os arquivos se você não efetuar login depois de 30 dias. ;)
10MB é do zShared que eu falei e não 4Shared, entende?
O 4Shared é o melhor por enquanto se niguém tiver o incomodo de seu arquivo ser infectado por vírus rsrs.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

edson

Igor ou vilvoh, Isso deve esta dando um trabalho danado né ???

Mas não esta dando nem para editar o perfil... :-\ :'(

Tem alguma data especifica para isso ser resolvido ???

vilvoh

A verdade é que não sei que lhe dizer exatamente, mas possivelmente para segunda-feira da próxima semana é fixo. Não podemos prometer nada, mas estamos trabalhando para solucioná-lo. Tenha paciência... :)

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

H4CK3R

Estive vendo mais minuciosamente o que a invasão afetou, e vejo que muitos recursos se perderam. Infelizmente.

Espero a correção rápida :)

OFF:
Desculpem o sumiço, estou estudando pra uma prova do Senai MG no dia 6/6/9(sábado) e quero muito passar, ai estava estudando tanto que acabei ficando sem tempo.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

vilvoh

Quote
Estive vendo mais minuciosamente o que a invasão afetou, e vejo que muitos recursos se perderam. Infelizmente.

É verdade que tem afetado todos, mas na verdade eles estão em falta. Eles estão lá, mas ainda não encontrou uma forma de restaurar a relação entre cada arquivo e seu comentário. Teremos de esperar até que seja fixado ..

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

vilvoh

Mais más notícias. A empresa que sediou o servidor virtual do arquivo sofreu um ataque e todos os seus sistemas estão indisponíveis. Isto significa que o arquivo (archive.forum.simutrans.com) não estará disponível até poucos dias.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

edson


vilvoh

Eu suponho que é má sorte, mas por saber que o conteúdo parece ser seguro.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

H4CK3R

Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

vilvoh

Felizmente, o arquivo está de volta em serviço, mas devido a trabalhos de manutenção para ser feito, o serviço pode sofrer alguns cortes. Obrigado pela sua paciência.. :)

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

IgorEliezer

Quote from: Caio Rodrigues Monteiro on June 09, 2009, 12:37:53 AM
É mandinga, rsrsrs!
Imagine se um site do Caio fosse hackeado?...

Eu faria LULZ!

Quote from: SQu4l0 on June 08, 2009, 10:29:38 PM
Isto está ficando um caos! :(
Bem-vindo à Internet.

H4CK3R

Quote from: IgorTekton on June 09, 2009, 10:08:43 PM
Imagine se um site do Caio fosse hackeado?...

Eu faria LULZ!
rsrs. Bom, se meu site fosse invadido, eu faria VOLTARZ!rsrs.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

IgorEliezer

#15
Eu acho que você não pegou o ponto, Caio: eu não acharia engraçado rir dos problemas outros quando não há justificativa para isso.

(sei que estou implicando com uma coisa muito boba e insignificante e que é largamente aceita no Brasil)

Além do mais, aqueles que tiveram os servidores e site hackeados são também capazes de fazê-los voltar.

H4CK3R

Entendo, me desculpe se eu foi um pouco engraçadinho :-\. Mas minha mãe sempre disse que nas horas ruins e sempre bom rir e descontrair pra te dar mais gosto de passa-la. Mesmo que seja com você, pois assim, esquecemos da preocupação dos prolbemas por algum tempo e sentimos que tudo parece estar normal.

Mas as vezes, rir demais não é bom. rsrsrs(ops)
Me desculpem.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population


vilvoh

#18
Suponho que alguns poderão ter notado já, mas só no caso, é que foram re-ativado os anexos nos comentários do fórum. Não perdeu nada, então agora você pode baixar o que quiser mas, de momento, você não pode anexar arquivos para novos comentários. Além disso, o tema de avatares em perfis também está resolvido.

Obrigado pela sua paciência. :)

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...


edson

Pode ter voltado mais os arquivos estão quebrados agora ?!?!

vilvoh

É verdade que alguns arquivos estão corrompidos mas eles estão trabalhando para restaurar-los.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

IgorEliezer

Sistema de anexos volta a funcionar

O sistema de anexos do fórum voltou a funcionar. É possível agora:

- baixar os anexos;

- anexar até 16 arquivos/ficheiros, com o tamanho máximo de 150KB cada e no máximo 200 KB no total dos anexos.

Porém, vários arquivos PNG que recentemente foram anexados foram corrompidos.