News:

Want to praise Simutrans?
Your feedback is important for us ;D.

[Tutorial] Criando um add-on: usando o MakeObj

Started by IgorEliezer, April 26, 2009, 04:12:41 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

[Tutorial] Criando um add-on: usando o MakeObj

Este tutorial está disponível na nossa Wiki aqui com algumas outras informações

Autor: IgorEliezer
Área: desenvolvimento
Nível: médio
Resumo: Ensina como usar o MakeObj para gerar add-ons em formato pak.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Introdução

O MakeObj é o programa que cria add-ons em formato de arquivo pak. Ele junta o arquivo de imagem png com o DAT, formando um único arquivo pak e, se compatível com a versão do Simutrans, está pronto para funcionar no jogo.

Então, para se usar o MakeObj para criar um arquivo pak, você já deve ter prontos o arquivo de imagem PNG e o DAT.

Mais sobre add-ons: Instalando um add-on em formato pak

2. Procedimentos

2.1. Preparando a pasta

1) Baixe o Makeobj e descompacte-o, você obterá o arquivo makeobj.exe. O MakeObj mais recente você encontra na nossa página de downloads: Download Simutrans

2) Crie uma pasta onde vai ficar o Makeobj.exe, o arquivo dat e o arquivo png. Como na imagem abaixo, eu criei a pasta "makeobj" em C:



:exclaim: Atenção:
Os PNGs devem estar salvos conforme você descreveu no dat. Exemplos:

Image[N]=Veiculo.0.0

Isso quer dizer que o arquivo Veiculo.png está salvo na mesma pasta onde estão os DATS e o makeobj.exe. Mas se...

Image[N]=./PNG/Veiculo.0.0

... já quer dizer que o arquivo Veiculo.png está salvo na pasta PNG, e esta pasta está dentro da pasta onde estão as DATS e o makeobj.exe.

2.2. Executando

1) Abra o prompt de comando do DOS (pode ser Iniciar > Executar > escreva command e tecle ENTER)

2) No prompt aberto escreva: cd c:\makeobj e tecle ENTER. É "c:\makeobj" porque é a pasta que eu criei no item 2. Se você criou a pasta em outro lugar, você terá que escrever todo o caminho no prompt.

3) No prompt ainda, escreva:

... se for para gerar add-ons para pak64: makeobj pak
... se for para gerar add-ons para pak128: makeobj pak128
... e tecle ENTER para executar.

Esta é a tela do prompt quando tudo sai certo:



4) Se tudo certo nos seus arquivos, após a execução você verá os arquivos PAKs criados na mesma pasta onde estão as DATs, que no caso desse exemplo, seria "c:\makeobj".

5) Agora teste no Simutrans, preferencialmente com a linha do tempo desativada. Selecione os PAKs e mova-os para dentro de "simutrans/pak", para os pak criados como pak64, ou para dentro de "simutrans/pak128, para os pak criados como pak128.

3. Publicando os seus add-ons

Caso você queira, você pode lançar o seu add-on aqui. Será bem-vindo.

Abra um tópico lançando o seu add-on, com um breve comentário, uma pequena imagem de amostra e anexe o add-on. E você poderá receber comentários dos membros do fórum. As instruções para publicar seus add-on e baixar outros estão em Add-ons PT - personalizando o Simutrans

Até logo,

edson

Ai Igor, Valeu! :D
Eu consegui criar um PAK, testei esta funcionando ;D
Obrigadão você salvou a pátria!!!

IgorEliezer

Salvei a pátria?!

Bem que mereceria um monumento. ;D

(bom, eu sei que exagerei nessa... :-\ )


diegoviagens

poderia colocar as imagens novamente?? elas apagaram e eu to com dificuldades de fazer um add-on so pelas instruções

grato!!
Simutrans - Orgulho de desenvolvimento no Brasil.

visit my site:www.andersongama.webs.com

IgorEliezer

Infelizmente não poderei colocar de volta as imagens porque elas eram anexos do fórum. Tivemos que desativar todos os anexos do fórum devido a um ataque de um hacker. Muito provável que teremos que reinstalar o fórum para que tudo volte ao normal.

Espero que logo possamos corrigir isso.

IgorEliezer

Eu hospedei novas imagens deste tópico em outro servidor. Agora elas estão de volta.  :)

Mvinicus593

no site, quando eu clico em download mekeobj 55.1 ele muda pro site pra instalar o simutrans sendo que eu já tenho o simutrans instalado

IgorEliezer

Deve ser uma falha no link do site. Obrigado por mostrar, a gente vai corrigir isso o mais rápido possível.

Enquanto isso, você pode baixar o MakeObj aqui: http://sourceforge.net/projects/simutrans/files/makeobj/

E seja bem-vindo ao fórum. :)

PhTrans

Tente: http://sourceforge.net/projects/simutrans/files/makeobj/55-1%20for%20112-1%20up/makeobj-win-55-1--112-1.zip/download

Nota: Depois de postar que vi o post do Igor, mas esse é o link direto para o download da última versão do makeobj (55.1 acho ???)