News:

Do you need help?
Simutrans Wiki Manual can help you to play and extend Simutrans. In 9 languages.

[Sugestão] Intervalo e distância dos veículos

Started by Jockah, January 14, 2009, 02:18:07 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Jockah

No antigo fórum postei algumas sugestões.
Uma delas são os avisos de paradas de ônibus lotadas, que já foi colocada em prática.

Mas quero chamar a atenção para uma que não foi atendida ainda, pelo menos pelo que eu vi. Eis a cópia:

Quote]
Um amigo do fórum indagou sobre esse negócio de vários ônibus ficarem de um lado da cidade e o outro lado, atendido pela mesma linha, ficar sem nenhum, elevando o tempo de espera. Ele falou que seria interessante se ter um intervalo de tempo para a saída deles de um ponto.
Na verdade essa é uma questão que eu já venho observando há muito tempo, e acho que seria realmente interessante essa definição.

Creio que todos aqui já passaram por esse problema.
O pior é quando tem um congestionamento, que ficam todos parados lá e, quando volta ao normal, passam a andar em fila e deixam boa parte da cidade na mão. Daí haja paciência pra reprogramar um por um.

IgorEliezer

Isso não poderia resolver o problema?

(veja figura abaixo)

Eu postei algo sobre essa ferramenta neste post:

http://forum.simutrans.com/index.php?topic=555.msg4494#msg4494

... dê uma verificada para ver se realmente se encaixa a este problema.

[attachment deleted by admin]

Jockah

Não se encaixou bem ou eu não entendi muito bem.

Pelo que eu entendi, ali você define o tempo máximo que um veículo fica parado em um ponto, não é?

A minha questão seria a distância que um veículo deve ficar do outro.

Vou dar um exemplo:
Uma linha tem 10km de extenção e 5 ônibus atendendo.
O jogo mesmo define que um ônibus tem que ficar a 2km de distância do outro.
Quando um ônibus está no ponto, se este estiver a menos de 2km de distância do anterior, ele deve esperar até que este outro se distancie para poder sair daquele ponto.

Abraços.

Guilherme Alves

Eu também sinto falta disso, e a ferramenta supra-citada não resolve o problema.


Viva a busologia!

vilvoh

#4
O problema é que o jogo é dinâmico. A forma ea distribuição das estradas mudanças, novas estradas são construídas de modo as rotas utilizadas pelos veículos podem ser diferentes. Portanto, a distância entre os veículos podem variar entre os veículos servindo na mesma linha, e que a idéia pode bloquear todos eles.

Exemplo:
Percurso de 10 km, 4 ônibus e 4 paragens.
Max. distância entre os veículos 2 km.
A distância média entre paragens é de 2,5 km
A distribuição das estradas varia. Algumas secções do percurso são agora mais curtos. Duração do percurso é agora 6 km.
Significa que a distância média entre paragens está agora 1,5 km (inferior min. Distância entre os veículos)
Se algum veículo permanece parado ao carregar em qualquer parada, toda a linha será bloqueada.

Em simutrans, calcular distâncias relacionadas com alguns temas é inútil, porque é um mundo dinâmico e tudo pode mudar em algumas horas ou dias.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Jockah

Vilvoh,

Você acabou tocando numa questão que eu venho observando: o fato dos veículos fazerem rotas diferentes. Mas creio que, para o caso de ter várias paradas, isso não é problema, pois a diferença de rota será mínima.

Quote
Se algum veículo permanece parado ao carregar em qualquer parada, toda a linha será bloqueada.

Antes de ter a idéia, já pensei nisso.
Porém a minha idéia é para linhas em que não há carregamento mínimo por parada, como linhas em que a demanda é grande.
Tenho muitas linhas de ônibus que são assim. Todos os pontos têm carregamento mínimo zero, mas estão quase sempre com mais de 50% carregados.

Já pensei também em "e quanto às linhas que tem carregamento mínimo?" Nesse caso pode se esolher, ao criar a linha, se haverá ou não a distância mínima.

steinlh

O sistema de controle de tempo de parada, para mim resolve o problema citado.

Mas uma coisa que de vez em quando, quando tá tudo calmo. E acertar manualmente
o intervalo. Espero um ônibus sair e entro na janela de programção do seguinte, quando
ele distancia, eu libero a programação do seguinte. Isso ajuda bastate. Faço isso nas
linhas alimentadores, que ligam os bairros aos terminais.

Mas em linhas de grande capacidade, por exemplo minhas linhas expressas, tem em média
25 ônibus Biarticulados (247 passageiros), nessas linhas nem me preocupo, o numero de
ônibus é tão grande que o proprio sistema acaba se organizando.

Um grande problema que você deve tentar evitar são os congestionamentos, utilizando
pontos de passagens, tenho algumas linhas que tem 3 ou 4 pontos de passagens entre
as Paradas, isso ajuda a desviar os ônibus dos pontos de estrangulamento. Os ônibus
executam um roteiro maior ou menos linear, mas acabam evitando congestionamentos.

Um exemplo é mostrado na imagem, a linha interbairros (verde) faz a ligação direta entre
os terminais e as alimentadores (laranja) ligam pontos dos bairros com o terminal, caso
deixe por conta do simutrans montar o roteiro da linha interbairros, ele vai acabar fazendo
essa ficar sobreposta com um dos alimentadores mostrados, o que ira gerar congestionamento
quando um alimentador estiver em uma parada intermediaria, como defini a "rua central"
como roteiro do interbairros ele pode circular livre entre os terminais sem congestinamentos.

Leandro


IgorEliezer

Quote from: Jockah on January 14, 2009, 03:02:31 PM
Não se encaixou bem ou eu não entendi muito bem.

Quando eu postei aquilo, ainda não havia uma tradução adequada para as duas ferramentas: "Espera máxima" e "Carga mínima". Naquela época, além de terem outro nome, "Espera máxima" era recém-criada e não se entendia muito bem para que servia. Então, creio que isso dificultou o conhecimento e domínio delas.

Agora vou explicar ambas as ferramentas no atual contexto das novas versões do Simutrans.

Carga mínima define uma porcentagem mínima de carregamento para o veículo poder partir da parada; o valor é em porcentos e varia de 0% a 100%, zero é desligado. Se o veículo possui uma capacidade de 60t de carga e foi definido uma carga mínima de 50%, enquanto o veículo não tiver 30t de carga, ele não parte da parada.

Esta ferramenta é útil para se evitar que o veículo circule vazio ou com pouca carga, gerando prejuízos. Então o veículo permanecerá na parada até receber uma carga que cubra o custo da viagem, a critério do jogador.

Espera máxima define um tempo máximo que o veículo permanecerá na parada para atingir a carga mínima se esta for definida; o valor é em fração de mês e varia de 1/1 mês - ou seja, 1 mês inteiro - a 1/512 mês, o que equivale a 1,5 horas. Também a espera máxima pode ficar desativada deixando-a em off.

A espera máxima não funciona se carga mínima estiver 0%.

Esta ferramenta é útil para se evitar que o veículo fique por muito tempo ou permanentemente numa parada, evitando congestionamentos ou super-lotação das demais paradas da linha que aguardam pelo veículo. Também é interessante usá-la quando se há risco da indústria que usa a parada parar de produzir.

***

Espero que ficou claro.

Jockah

Leandro,
Expressos biarticulados? Interbairros? Alimentadores?
Acaso você é curitibano, meu filho? \õ/
Salve conterrâneo.  ;D
A sua idéia de fazer a programção manualmente eu já vinha pondo em prática. Mas haja paciência pra fazer isso!  ::)

Igor,
Ficou sim claro. Na verdade era mais ou menos isso que eu tinha entendido da outra vez.
Só que realmente não resolve: no seu caso, define-se o tempo máximo que um veículo pode permanecer em uma parada. Já no meu caso, define-se a distância que um veículo deve manter do outro.

Será que teria como passar esse tópico para a categoria geral, pra ver o que o pessoal de outros países acha? Ou mesmo até para o superior, que me fugiu o nome.  ???

steinlh

Sim sou de Curitiba.

O que falei sobre a programação manual, utilizo em conjunto com
o controle de capacidade de saída e de tempo de espera.

Faço isso principalmente quando ocorre algum problema de
congestionamento ou mudança de roteiro.

Mas posso te confirmar que os controles de demanda e tempo
funcionam muito bem.

Leandro

Jockah


JP_Jr

Quote from: IgorTekton on January 15, 2009, 12:32:06 AM
Espera máxima define um tempo máximo que o veículo permanecerá na parada para atingir a carga mínima se esta for definida; o valor é em fração de mês e varia de 1/1 mês - ou seja, 1 mês inteiro - a 1/512 mês, o que equivale a 1,5 horas. Também a espera máxima pode ficar desativada deixando-a em off.

A espera máxima não funciona se carga mínima estiver 0%.

Esta ferramenta é útil para se evitar que o veículo fique por muito tempo ou permanentemente numa parada, evitando congestionamentos ou super-lotação das demais paradas da linha que aguardam pelo veículo. Também é interessante usá-la quando se há risco da indústria que usa a parada parar de produzir.

Excelente Igor, eu não conhecia esse recurso do Simutrans, pois ainda jogava a versão 0.88.10.5, mas gostei muito da 101.

Simutrans cada vez melhor.

Jockah

Esse recurso é realmente bem interessante...
Mas tem uma tabelinha de período?
Qual opção deixar se eu quiser que ele fique um dia, 3 horas etc.?

JP_Jr

Quote from: IgorTekton on January 15, 2009, 12:32:06 AM
Espera máxima define um tempo máximo que o veículo permanecerá na parada para atingir a carga mínima se esta for definida; o valor é em fração de mês e varia de 1/1 mês - ou seja, 1 mês inteiro - a 1/512 mês, o que equivale a 1,5 horas. Também a espera máxima pode ficar desativada deixando-a em off.

Bem tem essa explicação, eu ainda não testei tudo completamente, mas já deu pra perceber que isso vai ajudar bastante. Quanto a tabelinha, acho que vamos ter que colocar a matemática pra funcionar.

Jockah

QuoteQuanto a tabelinha, acho que vamos ter que colocar a matemática pra funcionar.

Eu tinha medo que você pudesse falar isso. kkkkkkkkkkkkkkk

Já tentei de todo jeito e não achei a fórmula pra fazer isso.

Vou continuar tentando aqui.

JP_Jr

Não é tão difícil.

1 mês = 30dias
1 dia = 24 horas, então

1 mês = 720 horas

1/1 = 1 mês = 720 horas
1/2 = 15 dias = 360 horas
1/4 = 7,5 dias = 180 horas
1/8 = 3,75 dias = 90 horas
1/16 = 1,87 dias = 45 horas
1/32 = 0,93 dia = 22,5 horas
1/64 = 0,46 dia = 11,25 horas
1/128= 0,23 dia = 5,62 horas
1/256 = 0,11 dia = 2,81 horas
1/512 = 0,05 dia = 1,40 horas

Acho que é mais ou menos isso.

Obs: Aí está sua tabelinha, salve sua pelo da matemática  :D kkkkkkk


Jockah

Valeu Junior. Mas que fórmula você usou?
Tentei de tudo e não consegui. E olha que já fui de tirar 10 em matemática.
Hoje tiraria isso ao contrário: 10 > 01.  ??? uhahuahuuhauha

JP_Jr

Mês X Horas/dia = Horas/mês


Horas/mês : 2 ;

Horas/mês : 4  ;

Horas/mês : 8 ;

ETC.......

Deu pra entender?


steinlh

Vamos ver se minha explicação fica melhor:

O Calculo é feito da seguinte forma:

1/512 => 1 mês dividido por 512.

Agora use matemática básica (soma, subtração, multiplicação e divisão):

1 mês = 30 dias
1 dia = 24 horas
1 hora = 60 minutos

minutos por mês = 30 * 24 * 60

minutos por mês = 43200

Agora é so substituir no valor exibido pelo simutrans:

1 / 512 => 43200 / 512 = 84 minutos = 1 h 24 min
1 / 256 => 43200 / 256 = 168 minutos = 2 h 48 min

Assim por diante.

Leandro

Jockah

É! Agora melhorou.
Ontem parecia tão difícil e hoje tá tão fácil. rsrs

A propósito... alguém sabe ontem tem uma pré-escola aí pra mim? hahahaha

Valeu!

JP_Jr

ficou bem melhor steinlh, acho que nossa amigo Jockah pode dormir tranquilo agora com seu problema resovido. ;D

Galao66

Eu não tenho problema com isso, por enquanto eu não tenho ( e não preciso ) de muitos ônibus.

O problema é meus concorrentes. Eles sempre colocam na linha para ter 100% de carga, e colocam uns 15 caminhoes ou mais. Aí eu devo virar meus concorrentes e mudar isso, se não a cidade vira um caus total, e nada funciona.

Jockah

Galao,

Esse problema é sério mesmo. Mas para não ter problema de deixar meus concorrentes no preju, mantenho os 100%, crio vias sem cuzamento (mesmo que seja cheia de curvas) usando vários quadros, que vai direto de uma via para o posto de carga. Calcula quantos quadros os caminhões precisam para ficar parados sem prejudicar o tráfego e mando ver. Pra completar, ainda coloca aquelas plaquinhas de via particular pra evitar daquels citycars se enviarem naquele pedacinho de rua atrás dos caminhões e acabarem com toda a arquitetura.

Em alguns casos, verifico onde tem indústrias fornecedoras e deixo as vias prontas antes mesmo de entrar os caminhões.