News:

Use the "Forum Search"
It may help you to find anything in the forum ;).

[Tutorial] Construindo um aeroporto e colocando-o para funcionar

Started by edson, September 19, 2009, 07:24:41 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

edson

[Tutorial] Construindo um aeroporto e colocando-o para funcionar

Autor: IgorTekton
Área: jogo
Nível: básico
Resumo: Ensina como construir um aeroporto.

1. Introdução

Esta ajuda está em desenvolvimento. Logo estarei melhorando as imagens também (porque são muitas). Antes de tudo, tenho algo a dizer: espero que você tenha bastante dinheiro em caixa para construir um aeroporto e por um avião no ar.


2. Procedimentos

1) Prepare o terreno. O terreno deve estar plano e livre de obstáculos. Para isso use a barra de ferramenta Editor de Terreno para fazer os aterros e desaterros que forem necessários (ou use as teclas u e d para aterrar e desaterrar); para eliminar algum obstáculo como edifício privado ou vias, use a ferramenta Eliminar [tecla r].

A área necessária para um aeroporto razoável é de 5 x 3 quadros (mas eu irei usar mais aqui).


2) Implante a pista de pouso e decolagem. É nela que os aviões vão pousar e decolar. Construa uma que tenha no mínimo 3 quadros de comprimento (recomendo 5). Você encontra as pistas e demais edifícios para se construir um aeroporto na barra de ferramenta Aeroportos.




(você pode passar o cursor do mouse em cima dos botões da barra para ver o que cada um faz)

3) Implante a pista de taxiamento. É nelas que os aviões vão manobrar para estacionar e decolar, e entrar e sair de um hangar (é um tipo de garagem de avião). Não lige uma pista de taxiamento nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem!


4) Implante uma parada de aeronaves ou uma ponte de embarque na ponta da pista de taxiamento. Ela que define que ali existe uma parada para carga e descarga daquilo que se está transportando. Sem a parada é como se o aeroporto não existisse.

Também a ponte de embarque funciona como uma parada de aeronaves, só que visualmente mais elaborado.

5) Implante um hangar em um dos seus aeroportos. Nele você irá comprar, programar os aviões e dar partida nos aviões.


6) Implante os edifícios aeroportuários. Implante pelo menos um para cada aeroporto, ao lado da parada de aeronaves. Servem para definir que tipo de transporte que se está fazendo naquela parada: passageiros, correios e cargas.

Se você quiser, pode implantar edifícios adicionais (extensões), assim poderá acrescentar mais tipos de transportes, e aumentar a capacidade, a área de captura... e o custo de manutenção.

7) Interligue o seu aeroporto ao restante da sua rede de transportes, caso queira. Para fazer isso construa ao lado da parada de aviões, ou dos edifícios aeroportuários, um ponto de ônibus, estação de trem etc, e programe os veículos que você deseja que parem lá.


Deve-se fazer o que até escrito do 1 ao 7 nas cidades onde você queira interligar. Depois disto:

8 ) Compre no hangar um avião. Use a ferramenta Verificar [ou tecla a] e clique em cima do hangar para abrir a biblioteca de veículos. Escolha um de acordo com o que você vai transportar.

Para definir as suas paradas, clique no botão Programar. Na pequena janela que se abriu, programe as suas paradas simplesmente clicando exatamente em cima das paradas dos aeroportos. Feche a janela de Programação. Então dê a partida. E verifique se tudo funcionou.


Dúvidas? Comentário? Façam-nas aqui.

IgorEliezer

Por alguma razão (que eu sei muito bem), as imagens não aparecem aqui. ;D

edson

Vou ter que usar outras imagens ! ;D

EDIT: Reparo as imagens depois, agora não dá !



ricardo_sx

Edson, bom dia. Tentei fazer a interligação entre cidades com aeroporto e tive um problema:

O avião saía normalmente da cidade X e chegava na Y. Só que na volta, ele dizia que não podia encontrar o caminho. Não entendi isso. A distância entre as duas paradas é relativamente grande. Será isso o problema? Fiz tudo direitinho, tanto é que o avião saiu e voou numa boa. Só não conseguiu voltar.

Obs.: não tenho imagem do que fiz, pois optei por não salvar, mas quero conectá-las por ar.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

Verifique se você não colocou nenhuma sinalização, isso pode trancar o avião dentro do aeroporto ! ;)

ricardo_sx

Quote from: Edson on October 05, 2009, 01:43:55 PM
Verifique se você não colocou nenhuma sinalização, isso pode trancar o avião dentro do aeroporto ! ;)
Edson, somente coloquei a pista por onde o avião pousa/decola; a plataforma onde ele fica aguardando os passageiros, o hangar, a pista que utiliza para ir da plataforma a pista de pouso e decolagem, radar e um prédio de passageiros.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

No outro aeroporto não tem sinalização? Poste uma imagem, dos dois aeroportos, alias, vi na sua assinatura que você colocou pack 64, o correto é pak 64 ! :P

ricardo_sx

Edson, bom dia.

Fiz a imagem pra você olhar e avaliar o que pode estar ocorrendo.

Só pra elucidar melhor: o item 1 é o aeroporto que partiu/parte o 1º avião com destino no 2º aeroporto. No 2º ele não consegue encontrar o caminho de volta. Fiz um 3º para teste, a fim de verificar se era a distância o problema, porém continua a dificuldade.

Obs.: Vou fazer o acerto na assinatura. hehehehehehe
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

Amigo, o modo como você constrói o aeroporto já está incorreto! ;)
A pista de pouso/decolagem não deve ter fim na pista de Taxiamento, alias, você está usando de 4 a 6 veículos não? :)
Existe apenas duas paradas em cada aeroporto, se todos pousarem, um em cada parada, na hora de decolar vai acontecer o efeito domino! O primeiro vai querer decolar, mais o aeroporto seguinte está lotado, então ele vai aguardar, o segundo vai tentar decolar, mais o próximo aeroporto está lotado, então chegamos ao terceiro aeroporto, o terceiro avião vai querer decolar, mais não vai poder porque o avião do primeiro aeroporto não pode decolar porque, o segundo também não porque, o terceiro também estará lotado! Entendeu ? :-*

EDIT: Adicione mais uma parada em cada aeroporto ou, exclua dois aviões !
Também repare o aeroporto!

ricardo_sx

Quote from: Edson on October 06, 2009, 09:26:16 PM
Novamente, você deveria prestar mais atenção nós tópicos ! ;)
Edson, boa noite. Antes de mais nada, gostaria de comentar a frase acima. Creio que poderia ter ficado sem essa né?!?!? rsrsrs. Por que digo isso? Pois sempre que respondeu minhas dúvidas, sempre o tratei com cordialidade e educação que você merece, pois sempre está pronto a nos (iniciantes) ajudar.
Quanto a correção da construção do aeroporto, já assimilei, testei e já está funcionando.
Mais uma vez, muito obrigado.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

Quote from: ricardo_sx on October 07, 2009, 12:48:17 AM
Quote from: Edson on October 06, 2009, 09:26:16 PM
Novamente, você deveria prestar mais atenção nós tópicos ! ;)
Edson, boa noite. Antes de mais nada, gostaria de comentar a frase acima. Creio
que poderia ter ficado sem essa né?!?!? rsrsrs. Por que digo isso? Pois sempre que respondeu minhas dúvidas, sempre o tratei com cordialidade e educação que você merece, pois sempre está pronto a nos (iniciantes) ajudar.
Quanto a correção da construção do aeroporto, já assimilei, testei e já está funcionando.
Mais uma vez, muito obrigado.

Me desculpe novamente ! :-[
E bons negócios com seu aeroporto! ;D
Uma dica: Não sei se você já baixou ou pensa em baixar, olha esses aviões feitos por vilvoh na seção pak64 Add-ons, são muito bons para transporte de carga! ;)
Clique aqui para ir a página!

EDIT: Excluí está parte: :P
Quote from: Edson on October 06, 2009, 09:26:16 PM
Novamente, você deveria prestar mais atenção nós tópicos ! ;)

IgorEliezer

Quando imagens e textos não resolvem, a melhor coisa a fazer é providenciar ou pedir o sve com os add-ons, se usados. Fica essa dica para a quando se precisar de suporte e não ter dúvidas de como resolver o problema.

ricardo_sx

Edson, bom dia. Não nos preocupemos com esse probleminha. Como disse em outro post, somos seres humanos passíveis de erros. A diferença está na capacidade que temos de passar por cima disso e continuar vivendo em harmonia. E isso (você e eu) somos capazes! rsrsrsrsrs
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64