News:

Simutrans Forum Archive
A complete record of the old Simutrans Forum.

[Ajuda] É possível lotear terreno?

Started by ricardo_sx, October 06, 2009, 02:13:06 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

ricardo_sx

Prezados, bom dia.

Lendo alguns tópicos (inclusive internacionais), vi algumas imagens onde parece que o jogador faz loteamento das áreas (várias construções ao mesmo tempo). Pergunto: isso é possível? Posso lotear áreas como se fosse o simcity?

Caso a resposta seja posivita, onde eu faço isso, pois estou jogando atualmente e não vi opção disso ainda. Estou jogando o pak64 - modo iniciante com decorrência de tempo.

Obs.: coloquei uma imagem de exemplo. Essa eu peguei aqui no fórum.

Desde já,
Ricardo
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

#1
Você está dizendo, construir uma cidade inteira (sem o transporte) de uma vez só? Eu não entendi, você quer adicionar várias construções ao mesmo tempo? Essa imagem não está construindo várias construções ao mesmo tempo, e sim as construções estão ocultadas, Menu> Opções> Vídeo> Ocultar todas as construções.

ricardo_sx

Edson, mais uma vez boa noite.

Estou percebendo que passei a incomodar com as minhas dúvidas. Já estou entendendo e prometo não chatear aqueles que respondem.
Só quero lembrar que sou iniciante n simutrans, leio diariamente o fórum e, como qualquer outro, posso deixar desapercebido informações que me ajudaria na solução do meu problema/dúvida.
Na sua assinatura está assim: OFF: Eu gosto de responder, mas poucos perguntam !
Fico triste em saber que a sua pacência se esgotou. Sempre procuro começar meus posts com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Sempre procurando escrever corretamente e sem abreviações e etc.
Gostaria de registrar uma coisa pequena: as minhas dúvidas podem ser as dúvidas de outros usuários que não tiveram corajem de postar ou até mesmo gerar um outro assunto que possa levantar outra questão um pouco mais importante.
Mas, assim mesmo, mais uma vez agradeço a sua ajuda.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

IgorEliezer

#3
BOA NOITE BRASIL!!!

(plateia rompe em aplausos)

No programa de hoje vamos apresentar a você amigo internauta que sempre nos assiste aqui no Fórum Simutrans dois casos que vão deixar você... vão deixar você... (som de suspense)...

... de cabelo em pé *ARGH!!!!* (caso você não for careca).

O primeiro caso é de dois membros do fórum que não se entenderam: um perguntou e o outro respondeu, mas parece que a pergunta e a resposta não se encaixaram bem, meio que não se entenderam, e começa a ter um clima tenso; será que vamos ter flamewar?

(Tomara, tomara, tomara.... a nossa audiência vai lá encima)

O segundo caso é uma questão muito cruel e que não quer calar, que vai deixar aí você pobre coitado, que não tem nada a fazer a não ser visitar este fórum, inquieto: será que é possível lotear terreno no Simutrans?

Vamos segundo caso, primeiro:

(Entenderam? segundo que vem primeiro e primeiro que em segundo... *grilos* Sou sem graça mesmo...)

É possível lotear terreno?

Depende. Digo isso porque não conheço o Simcity. Vou dizer algo que dá para fazer e deve ser muito perto do que você está perguntado.

É possível criar bairros ou mesmo uma cidade inteira do jeito que você quiser e você mesmo implantar todos os edifícios ou só construir as ruas e deixar que a cidade sozinha vá ocupando as quadras que você construiu.

Para fazer isso você terá que:

1) Ir para Ferramentas Especiais, clique no P+ para mudar o seu jogador para Poder Público, só ele tem poder de alterar o cenário totalmente. Vai aparecer um botão extra à direita, é o Editor de Mapa.

2) Clique em Editor de Mapa, a barra Editor de Mapa aparece. Nesta barra você pode editar o mapa: implantar vias urbanas, implantar casas e fábricas, plantar florestas, expandir o mapa, etc...

3) Clique em Via Urbana e construa as ruas do jeito que você quiser, você pode deixar que a cidade vai expandir sozinha (ou fazê-la crescer, clicando em Aumentar Cidade) ocupando as quadras até atingir o perímetro urbano (Dim. urbana, em Estatísticas da Cidade), tempos depois o perímetro urbano da cidade vai aumentar para englobar todo o seu loteamento dentro e ocupar as quadras restantes.

4) Sugestão: se você quiser implantar você mesmo os edifícios e tudo mais, clique em Construção de Fábricas, Construção de Atrações e Construção de Cidades. Todos estes três funcionam da mesma forma: escolha um edifício na lista, defina alguns critérios de seleção e clique no terreno para implantar.

Outra coisa que você pode fazer é construir uma cidade do zero: construa todas as ruas e depois implante a cidade no meio das ruas. É bom fazer isso num mapa "em branco" só para você ver qual é o efeito e depois fazer seriamente no seu jogo.

Vamos ao primeiro caso:

Dois membros do fórum que não se entenderam

Quando eu li "Você deveria ler e prestar mais atenção nos tópicos! *beijos*" já pensei "isso vai dar problema, mas vamos ver no que vai dar". Eu diria que isso foi um tanto desnecessário dizer, especialmente de algo que sei que nunca foi perguntado ante, pelo que sei.

Eu, como moderador, só digo isso quando alguém faz um pedido ou pergunta de algo que está claramente visível e "achável" no fórum e tenho certeza que já foi respondido, e especialmente quando isso envolve os tais tópicos fixos deixados em destaque para todo mudo ver e ninguém os lê. Isso acontece quando alguém entra no fórum, faz nenhuma pesquisa e pergunta "onde eu baixo o Simutrans?", minha vontade é de responder "querido, tem um tópico fixo escrito 'Baixando o Simutrans' na 1ª página, você não viu? >.>"

Quanto à questão do ricardo, espero que eu tenha ajudado. Tenho umas considerações a fazer ainda: dúvidas postadas nunca incomodam, conquanto muito bem colocadas e oportunas.

Quando uma dúvida é mal colocada? Algo do tipo "meu Simutrans não funciona, ajuda eu!!!!!!!!"; agora "O Simutrans dá erro todas as vezes que tento construir uma garagem na ponta da ferrovia. O que faço?" é bem-vinda, sempre. E quando é inoportuna? Coisas do tipo "Eu quero que façam um add-on assim para mim" ou "Como construo uma ferrovia para transportar cargas?" sendo que tem uma seção de tutoriais com esse mesmo tutorial, isso mostra que o usuário nem teve o trabalho de levantar os olhos e ver a seção de tutoriais, abrir e achar o tutorial que tem a resposta. E o tempo que poderia ser usado para escrever um novo tutorial ou algo novo terá que ser gasto com uma pergunta já respondida.

Também, a imagem que o ricardo postou não deixa claro a ideia de loteamento; para mim é de uma cidade normal com um aeroporto e parte dele construído na água. Se ele não tivesse dito que se tratava de um loteamento, eu nem suspeitaria. Se eu tivesse visto algumas quadras vazias com várias ruas no meio do campo ou fora da cidade, eu poderia dizer que seria de um loteamento. Estou sendo franco.

Agora vocês dois sabem o que se deve fazer um para o outro agora. Não sabem? Então, estou esperando. :-*

ricardo_sx

Quote from: IgorTekton on October 07, 2009, 02:12:39 AM
...Eu diria que isso foi um tanto desnecessário dizer, especialmente de algo que sei que nunca foi perguntado ante, pelo que sei....
Também, a imagem que o ricardo postou não deixa claro a ideia de loteamento; para mim é de uma cidade normal com um aeroporto e parte dele construído na água... Estou sendo franco.

Igor, bom dia. Antes de mais nada, agradeço por responder a minha pergunta sobre loteamento. A resposta elucidou a dúvida que tinha. Quanto ao trecho destacado por mim, peço a todos os conhecedores do simutrans (pessoas que tem uma vasta experiência) que procurem compreender a dificuldade de um iniciante no jogo em expressar a dúvida. A imagem postada por mim é que gerou esse questionamento, pois assim que a vi, veio essa ideia de lotes, onde é possível definir os locais para residência, fábricas, atrações e etc. O meu intuito aqui é aprender o jogo e, quem sabe, ser um replicador de informações assim como são vocês atualmente.

Entendo perfeitamente que é importante ler as coisas antes de postar qualquer dúvida. E é em cima disso que me baseio. Como já comentei antes, é do ser humano falhar. É da nossa natureza, não tem jeito. rsrsrsrs. O mais importante disso tudo é procurar ver o trajeto da pessoa, ver se ela tem realmente o histórico de perguntas que estão claramente identificadas em outros posts que também estão claramente identificados.

Bom, não me prolongarei nisso. Tenho certeza que todos tivemos um aprendizado e deixo público o meu pedido de desculpa ao Edson que, embora tenha havido esse pequeno desentendimento, tenho gratidão por ter sempre se mostrado solícito às minhas dúvidas.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

edson

Quote from: IgorTekton on October 07, 2009, 02:12:39 AM
Agora vocês dois sabem o que se deve fazer um para o outro agora. Não sabem? Então, estou esperando. :-*

Quote from: ricardo_sx on October 07, 2009, 12:25:59 PM
Tenho certeza que todos tivemos um aprendizado e deixo público o meu pedido de desculpa ao Edson

Me desculpe ?!?! :-[
Entendo que eu tenha sido grosseiro, mas eu ando meio nervoso esses tempos! Já num sei o que faço da minha vida! :-[

ricardo_sx

Edson, sem problemas. Diariamente somos invadidos com várias situações: umas agradáveis, outras nem tanto. Chega uma hora que tudo embaralha e o que usamos como fuga é a explosão. Assim como o carro precisa de mistura de combustível + centelha para explodir, também somos assim. Eu, sem querer mesmo, gerei a faísca. rsrsrsrs
Mas está tudo calmo agora. Mais uma vez agradeço a sua boa vontade em me ajudar.
Iniciante no Simutrans: jogando pak 64

dama0404

Ahhhhh, que lindo.
=P
Desculpa me meter, mas eu não resisti rsrsrs
Também faço tópicos meio confusos às vezes, e às vezes me "mordo" com algumas respostas, mas depois eu acabo entendendo hehe.
Espero que a resposta do IgorTekton tenha te ajudado, ricardo_sx.

o/ para todos e um pedido: tenham paciência comigo também... rsrs

Que novelinha =P
"Não odeie seu inimigo... isso só vai atrapalhar o seu raciocinio" (6)

LeanÐrin

Quote from: dama0404 on October 08, 2009, 05:09:29 PM
Ahhhhh, que lindo.

Desculpa me meter, mas eu não resisti rsrsrs
Também faço tópicos meio confusos às vezes, e às vezes me "mordo" com algumas respostas, mas depois eu acabo entendendo hehe.
Espero que a resposta do IgorTekton tenha te ajudado, ricardo_sx.

tenham paciência comigo também... rsrs

Que novelinha =P

*Editei deu post só para deixar o que eu vou comentar...'-'


Eéééh Dama0404..eu tbm sou assim.É uma Novelinha xD
O amor é lindo
Zoa



An_dz

LeanÐrin, a pergunta já havia sido respondida e o seu comentário foi off-topic.

Por favor, evite reviver um tópico antigo. A menos que este esteja a ser respondido e você vai dar uma resposta. Não dê uma resposta dizendo: "Alguém pode responder essa mensagem?"

Mas mensagens de mais de 1 ano não precisam mesmo ser respondidas, pois é possível que o perguntador já tenha encontrado uma resposta ou ele pode estar inativo e nem lembra mais do fórum.

LeanÐrin

calma an_dz...só queria comentar o comentário '-'
calma...



An_dz

Não quis parecer nervoso LeanÐrin. É só que eu queria explicar mais detalhado. Porque não houve necessidade de reviver o tópico.