News:

The Forum Rules and Guidelines
Our forum has Rules and Guidelines. Please, be kind and read them ;).

[Ajuda] Distribuir igualmente passageiros entre 2 ônibus

Started by gabriel-diniz1, November 26, 2011, 02:46:07 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

gabriel-diniz1

Seguinte gente....Eu tenho uma dúvida aqui.
Quero saber se dar para eu tipo equilibrar os passageiros em varios ônibus tipo:

Vamos supor que tem uma linha que leva passageiros de Belo Horizonte a São Paulo.
E essa frota tem 2 ônibus que carregam 100% em um terminal.
E no terminal varios ônibus urbanos passam deixando passageiros da cidade.

Ai vamos supor que cada ônibus da frota Belo Horizonte-São Paulo tem capacidade para  40 passageiros cada ônibus.
Então ai vai a pergunta:
Se um ônibus urbano trazer mais ou menos 30 passageiros da cidade para ir de Belo Horizonte a São Paulo tem como eu tipo fazer alguma coisa ou ativar alguma função que automaticamente os passageiros sejam distribuidos nos dois ônibus tipo 1 ônibus com 15 e o outro com 15 também?

IgorEliezer

#1
Quote from: gabriel-diniz1 on November 26, 2011, 02:46:07 PMtem como eu tipo fazer alguma coisa ou ativar alguma função que automaticamente os passageiros sejam distribuidos nos dois ônibus tipo 1 ônibus com 15 e o outro com 15 também?
Não seria possivel. E creio que nem mesmo na vida real isso é possível com transporte público, a não ser quando se contrata ônibus particular para um número conhecido de pessoas, como excursão ou transporte de funcionários.

Imagine você esperando um ônibus para ir ao trabalho ou aos estudos. Estão vindo dois ônibus de 40 lugares com diferença de 10 minutos entre si (razoável para São Paulo, onde a espera pode variar de 15 a 45 minutos), e há 30 pessoas pessoas no terminal, incluindo você. Por infelicidade você é a 16ª pessoa na fila. Você acharia justo você chegar mais 10 minutos atrasado porque teria que esperar o próximo ônibus apesar do 1º poder comportar a todos da fila? É lógico que todos tentarão embarcar até completar o ônibus. E se o próximo chegar, terá que esperar.

Assim Simutrans funciona. Quando o ônibus chega ao ponto, o jogo irá embarcar todos o passageiros do ponto dentro do ônibus que atende à demanda até completar sua capacidade. Se o próximo ônibus roda vazio ou subutilizado, defina uma capacidade mímina (e talvez um tempo máximo de parada) para os ônibus da linha. Assim os ônibus só partirão se atingirem a capacidade mínima e acabam partilhando quase igualmente a demanda. Se um ônibus ficar muito tempo na parada de tal maneira que outro ônibus que já partiu completar seu itinerário e encontrar na traseira do ônibus que ainda está esperando, isso é um forte sinal de que há ônibus sobrando.

É uma questão de logística, que é a meta do Simutrans.

Eric Moreira

Concordo com Igor você não iria esperar a proxima "lotação" para entrar no ônibus iria ocupar o lugar que esteja vago.
I do not speak other languages​​, only the Portuguese (br)
Não falo outras línguas, somente o Portugues (br)