Estou abrindo este tópico para esclarecer algumas coisas. Sinceramente chega uma hora que não podemos mais fingir que não vemos determinadas coisas e temos que fazer as pessoas usar um pouco a racionalidade.
Tenho visto várias vezes frases do tipo:
"o fórum está abandonado""aqui é tudo parado""não temos apoio"Na minha percepção a seção que mais tem este tipo comentário é a de língua portuguesa, se não é a única. Nunca vi alguém das outras seções ou da parte em inglês fazer esse tipo de comentário, nem os moderadores das seções menos movimentadas que esta reclamam comigo disso.
Vamos a alguns fatos:
O fórum não está abandonado. Eu e os outros administradores entramos quase todos os dias aqui. O Fórum Simutrans recebe cerca de 70 posts por dia, quase 72 pessoas on-line, 19.200 page-views por dia.
Temos produção. Quase todos os dias é lançada uma versão de testes do Simutrans (
http://nightly.simutrans-germany.com/), temos vários paksets lançados e outros em produção, os programadores e criadores de paks sempre estão trabalhando em algo quase todos os dias (
http://svnlogs.simutrans.com/). Ponto positivo para os que se esforçam para aprender e fazer o que gostam, e tem comprometimento com aquilo se deseja fazer.
Não temos aparência de grande movimento na seção PT. O que acontece que é que a seção portuguesa (PT) do fórum tem 2 ou 3 membros que estão produzindo enquanto outros esperam um grande movimento aparente. An_dz tem ótima participação na comunidade, ele tem expandido o manual do Simutrans (especialmente a parte sobre como fazer um add-on), outros membros antigos que pouco postam, aparecem, e postam os add-ons, outros traduzem, sem contar outras pequenas participações. E nenhum deles pensaram que "já que o fórum está parado não vou fazer nada e não vou aprender nada".
Falar que o fórum está abandonado (em outras palavras, não tem um grande movimento que os olhos podem ver) só desestimula as outras pessoas. E como eu sei que brasileiro é sentimental e não tem invidualidade sólida, normalmente está a espera de aprovação de outros, de "eu faço e se você fizer", o negócio fica bem pior. Se tem "clima", oba! vamos fazer! Se não tem "clima", deixa pra outro dia quando tiver bom astral.
Boa parte dos membros daqui e outros que poderiam estar aqui foram para o Orkut... é mais fácil, é melhor, é mais movimentado que aqui, como a maioria do pessoal já está acostumada com Orkut, é mais cômodo ficar tudo lá, etc etc. Até que o negócio andou movimentado mesmo... passou um tempo, dois tempos, e advinhem:

... e este tópico tem mais 3 páginas de comentários até o dia 18/01/2011.
O processo é sempre o mesmo. Começam a olhar que as coisas poderia ser melhores, então outros começar a reparar nas falhas, depois na falta disso ou aquilo, que falta movimento. Nisso, o pessoal que produz vai se desmotivando e sai e os que esperam resultados vão ficando. Então, começam a postar "vamos movimentar isso". Sem efeito. Então, tópicos "a administração tem que fazer algo" são abertos. Sem efeito. Então a comunidade cai num redemoinho até falir. Pode ser aqui ou lá, não importa em qual comunidade, se não há iniciativa própria de cada pessoa não adianta.
Não sou contra criar uma comunidade no Orkut (tanto que é links aqui apontando para lá). Não sou contra críticas sobre o andamento do fórum ou da seção. As pessoas são livres para opinar, ajudar e participar. O que "pega mau" são comparações, a espera de algo visível, olhar o que falta e não olhar o que JÁ EXISTE. Que bom temos um fórum e sites com diversos recursos. Que bom que nós temos um
manual on-line em português que ensina a jogar e modificar o Simutrans. Que bom que temos uma seção para nossa língua. Que bom temos 2 ou 3 membros produzindo... poderia ser só 1, ou 10. Não importa. Que bom que já temos centos e poucos add-ons lançados, poderia ser só 10 ou 1000.
Contudo, a abertura de tópicos ou posts de protesto com exigências ou tópicos para sensibilizar pessoas (coisas típicas de fórum de gamemaking, com 1 post de produção contra 10 de inutilidades) para fazer qualquer coisa não serão tolerados. Porque simplesmente tais coisas não fazem menor sentido, não contribui em nada, nem respeitam a ideia de que as pessoas são livres para fazer e deixar de fazer. Não se exige, não se coage. Participe.
Se você acha que falta movimento, seja você mesmo o movimento. Não espere que um deus-administrador do fórum faça algo miragroso que reverta um cenário para ser mais agradável aos olhos e se sinta estimulado a participar. Não adianta abrir tópicos para protestar ou dizer o que todos já sabem, porque isso NÃO SENSIBILIZA NINGUÉM a não ser outros que que tem o mesmo comportamento e para postar exatamente a mesma coisa.
Se você tem críticas e ideas, faça-as objetivamente, ou seja, mostre "o que", "por que" e "como" bem claros, com os meios disponíveis e com maturidade.
Não quero sensibilizar ninguém. Simplesmente desejo que as pessoas sejam livres para fazer o que gostam aqui, e não peço nada a não ser disciplina e facilitar as coisas para os demais
(é o que já pede as regras da comunidade). O espaço é dado de graça, as pessoas participam de graça. Graça dá significado a tudo.
É só isso por hoje