News:

Simutrans Wiki Manual
The official on-line manual for Simutrans. Read and contribute.

[Ajuda] Sinais Ferroviários - Como usá-los?

Started by Allexandre Barcell, February 23, 2010, 02:39:28 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Allexandre Barcell

.

Oi! Saudações a todos.

Já procurei em vários tópicos mas, em nenhum deles encontrei uma resposta para a pergunta que me levou a criar o presente tópico:

Gostaria de saber como usar adequadamente os sinais ferroviários?

Mesmo com a tradução, não consigo entender exatamente onde cada um deles de fato se encaixa, ou seja, para que função específica foram adicionados ao jogo.

.

Ficaria agradecido se recebesse detalhes das funções exatas do seguintes sinais ferroviários:

- Pré-Semáforo
- Semáforo de longa seção
- Direcionador para vaga livre
- Excluir plataforma do direcionamento


Desde já lhes agradeço a futura atenção.

.

Allexandre Barcell


IgorEliezer

 :o ... esse tópico ficou sem resposta?

Eu não tenho a resposta completa, visto que os sinais ferroviários estão entre as ferramentas mais complicadas de se entender no Simutrans.

Eu tenho este material:

Dicas e truques sobre ferrovias: http://archive.forum.simutrans.com/topic/06959.0/index.html
Simutrans - Colocando Sinais para Trens (video): http://www.youtube.com/watch?v=M46SyYzHcY0
Railway Signals in Simutrans (em inglês): http://simutrans-germany.com/wiki/wiki/tiki-index.php?page=en_RailwaySignals
Texto da ajuda do jogo:

Quote
Sinais para Trilhos:constrói sinais para os veículos ferroviários em um trilho na visão do jogo. Sinais direcionam e regulam o fluxo de veículos em trilhos e pontes, e em cruzamentos e estações. Sinais bidirecionais e de mão-única também podem ser construídos.

Para construir um sinal bidirecional no trilho: clique na ferramenta para selecionar sinal (cursor torna-se num par de sinais), depois clique no trilho. Para construir um sinal de mão-única: clique novamente no mesmo ponto, com o cursor de sinais, e clique novamente para voltar a ter um sinal para os dois sentidos.

IMPORTANTE: Tome cuidado ao colocar sinais de mão única, que impede alguns veículos chegarem ao destino; por padrão veículos são conduzidos à direita (pode ser alterado em simuconf.tab).
  • Semáforo ferroviário: os veículos prosseguem somente se o trilho à frente até o próximo semáforo ou até o próximo destino da Programação (uma Estação ou ponto de passagem) não está ocupado por nenhum outro veículo. No modo mão-única, estes sinais deixam passar veículos em uma única direção.
  • Sentido único: veículos não prosseguem além do sinal (disponível só em modo mão-única).
  • Pré-semáforo ferroviário: os veículos proseguem se a seção do trilho à frente (ou entre três consecutivos sinais ou até o próximo destino da Programação) não está ocupado por nenhum outro veículo. No modo mão-única, estes sinais deixam passar veículos em uma única direção.
  • Direcionador ferroviário para vaga livre: direciona os veículos a uma plataforma vazia, em uma estação multi-plataforma: um veículo passando este sinal pode usar qualquer plataforma vazia em seu destino, e não apenas aquelas definidas em sua Programação. Se nenhuma plataforma ou rota para o próximo destino vazia é encontrada, os veículos irão esperar no sinal.
    {Dica: Remova os sinais com a ferramenta Remover. Mantenha pressionada [Ctrl] para colocar sinais sobre pontes ferroviárias acima de trilhos em nível inferior.}
http://simutrans-germany.com/translator/data/html/pt/index.html

Se ainda não resolver seu problema, espero que outras pessoas que saibam melhor possam ajudá-lo.

JP_Jr

Pessoal, desculpem reviver esse tópico, mas achei desnecessário criar um novo já que minhas dúvidas são no mesmo sentido do assunto.


Eu sempre joguei com o Pak64, nele tinham muitos sinais ferroviários, e a maior vantagem é que as descrições das ferramentas estavam todas em português. Agora resolvi jogar o Pak128, no entanto, ainda não achei um sinal de sentido proibido nas ferrovias e além disso, acredito que uns 70% dos textos das descrições da ferramentas estão em inglês.
Então fica minhas dúvidas.


1 - Sempre que jogava pak64, eu via diversos add-ons para pak128 muito bons. Agora que resolvi jogar o pak128, só acho add-ons bons para pak64. Onde encontro uns bons add-ons para pak128 que são de acordo com a realidade, digo na questão de manutenção.


2 - O add-on mais urgente seria o de sentido proibido para trens.


3 - É normal as ferramentas desse pak128 estarem em sua grande maioria em inglês?


Obrigado.

An_dz

#4
1- A SNFOS (comunidade francesa) é ótimo. Talvez na área de links de comunidades do site podem levar a algum outro site bom.

2- Você pode clicar novamente com a ferramenta de sinal para trocar para um sinal apenas em uma direção e assim funciona para um único sentido.

3- Os textos não foram traduzidos, não é fácil traduzir uma quantidade absurda de linhas.

IgorEliezer

Quote from: An_dz on April 21, 2013, 03:50:50 AM3- Os textos não foram traduzidos, não é fácil traduzir uma quantidade absurda de linhas.
Mas fica menos difícil se mais gente se oferecer na tradução. ;)

A interface base (100%) e o pak64 (80%) estão bem adiantados. Andei traduzindo o pak128.Britain esses dias.

An_dz


JP_Jr

Bem, eu só não me ofereço para tradução porque meu inglês fica bem perto do ridículo.  ;)


Agora me respondam por favor, é possível eu traduzir as ferramentas aqui pra mim, pelo menos de uma forma que eu possa entender? Onde faço isso?


Realmente o SNFOS tem algumas boas opções, e vou continuar procurando aqui no próprio fórum, porque realmente me lembro de muitos add-ons "bem falados" quando eu frenquentava anteriormente.


Por enquanto obrigado galera.

An_dz

Tem. Abre a pasta do pakset e dentro da pasta text você encontra um aquivo pt.tab, abre ele e adiciona o texto original em uma linha e a tradução em baixo.

JP_Jr

Desviando do assunto do topico, mas aproveitando o "SAC".  ;D , os veiculos baixados no forum japonês funcionam no Simutrans PAK128 normalmente, porque segundo a tradução do Google.. ;) , o pessoal lá tá falando que modificaram para que eles andem na faixa da esquerda...

An_dz

Isso é uma pergunta ou afirmação? Vou encarar como pergunta.

Se o veículo rodoviário foi feito para o pak128.Japan ou pak128.Britain é bem provável que fique um pouco estranho se usado em um pakset que dirige na direita, pois os gráficos foram alinhados para se andar na esquerda.

JP_Jr

Pois é , desculpa An_dz, era mesmo uma pergunta, faltou o ponto de interrogação.


Acho que foi feito para o pak128.Japan mesmo, então acredito que irá ficar estranho. Mas os edificios são bem prováveis que funcionarão, certo?


É bem triste que esse veículos do Japão não funcionem corretamente no nosso pak, porque ate hoje, o pessoal de lá foram os que achei mais criativos. Tem muitas coisas interessantes.




An_dz

Os edifícios funcionam, só as fábricas que precisam dos produtos certos.