News:

Simutrans Sites
Know our official sites. Find tools and resources for Simutrans.

Relatório de Bugs e Erros

Started by IgorEliezer, September 17, 2008, 10:19:35 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

IgorEliezer

Relatório de Bugs e Erros

A partir de hoje, todos os relatórios de bugs e erros do Simutrans serão postados neste tópico.

Regras:

1) Versões anteriores à última estável não receberão suporte. Por isso atualize sua versão antes de postar.

Recomendamos baixar a útima versão do Nightly Build, pois é neles que são feitas as correções dos bugs.

2) Na primeira linha da mensagem, como título em negrito, a versão do executável do Simutrans, o pak, sistema operacional e título que define qual é o bug.

Exemplo:

Versão 101.1-2260 pak64 WinXP - Simutrans trava ao implantar parada ao lado de posto de correio

Nunca:

Simutrans buga!!!

3) Por favor, dê uma boa descrição do bug e:

- Descreva como reproduzir o bug, se possível

- Ligue o log. Para isso, crie um atalho para o executável do Simutrans, clique com o botão direito e vá em Propriedades. Na janela que abrir no final da caixa de texto Destino, no final de todo texto, escreva "-log 1 -debug 4" com um espaço entre o hífen e o final do texto. O Simutrans criará um arquivo 'simu.log' que se encontra na pasta Documentos/Simutrans, coloque as últimas linhas (~15) do arquivo, se o bug envolver uma trava.

- Anexe uma imagem se for ajudar a explicar o problema.

Até mais.

Erick Cunha

Recentemente atualizei meu Simutrans para a versão 0.100. Quando crio um mapa com mais de uma cidade imediatamente após o carregamento do mapa aparece este erro (imagem em anexo). Alguém sabe como solucionar o problema?

PS: Esse problema acontece apenas com o pak 64.

IgorEliezer

@Richard: Obrigado pela ajuda.

@Erick Cunha: Conforme o tópico http://forum.simutrans.com/index.php?topic=570.0 [EN], este problema já fora detectado e já foi corrigido nas versões não-oficiais ("Nightly builds").

Lendo o tópico de onde foi detectado e corigido o erro [EN], parece que isso ocorre em específicas configurações de computador (no caso OS: WinVistaSP1(32bit), CPU: Core2DuoT5500, RAM: 2GB).

Eu tenho também a versão 100.0 e não consegui reproduzir o erro mesmo tentado várias vezes.

Também sugiro baixar o último "Nightly build" e ver se está tudo bem. Vou editar o tópico "Baixando Simutrans" para colocar os links para baixar os "Nightly builds" para o pessoal. Não vão se arrepender, algumas coisas novas foram implementadas, por exemplo: os veículos agora podem fazer ultrapassagens. Só isso. :D

EDIT: Tópico renomedo. Assim o pessoal com o mesmo problema irá achar esse tópico mais facilmente. :)

Erick Cunha

Aí está o problema: eu uso o Windows Vista Home Basic com SP1 instalado. Com o simutrans.exe isso só acontece com o pak 64, o pak Hajo e o pak 128 funcionam normalmente. Agora uso o "nightly build", obrigado pela dica.

Wender

#4
Oi pessoal, primeiramente quero desejar FELIZ ANO NOVO a todos :)!

Então, outro dia, baixei a versão não-oficial do jogo Nightly Builds, e tudo ficou certinho, baixei corretamente tudo, o jogo pegou normal, até hoje, quando fui abrir o jogo, ele carrega os paks, mais nao carrega os gráficos, fica tudo branco e nao sai disso, na janela do Pront-Comando; para quando marca: "creating cities", eu já tirei o jogo e tentei reinstalar, mais nao deu certo, o curioso é que na versão oficial de jun.08 pega normalmente, porém já tinha me acostumado a jogar o nightly builds, principalmente com a possibilidade de ultrapassagem, que me ajudou muito!

Espero que alguém possa me ajudar, Obrigado, Wender.

IgorEliezer

Olá, seria interessante você dizer qual versão do "nightly" para eu ver se houve bugs relacionados a sua versão. Também poderia tentar baixar novamente o "nightly", já que provavelmente já lançaram uma nova versão.

Wender


steinlh

Pessoal,

Estava jogando a versão 100.0 com pak 64 é me deparei com
uma situação e não sei se é um Bug ou não (???), abaixo irei explicar
a situação.

Tinha a linha 1005-T.Santos, que ligava a praça Wilian Neto ao
Terminal Santos, passando por um ponto intermediário 1005-01.

Acabei recolhendo os ônibus dessa linha (1005) e alterando a linha
A604-Areia Branca para passar no ponto 1005-01, que não
tem ligação direta com o terminal Santos, mas a conexão
entre os pontos 1005-01 e Terminal Santos e vice-versa
continuou existindo, mesmo depois de apagar a linha 1005-T.Santos,
dessa forma as duas estações acabaram ficando super-lotadas
de passageiros que gostaria de fazer o roteiro
Terminal Santos <-> 1005-01, estes passageiros não faziam o roteiro
esperado (Terminal Santos -> Praça Wilian Neto -> 1005-01), rota
mais fácil de chegar ao ponto desejado.

O problema dos passageiros esperando a linha que não existia mais
só foi corrigido, quando fui até a garagem é programei os veículos
recolhidos da 1005-T.Santos, como "Serve Linha = <nenhuma>" e
apaguei todos os pontos da programação.

Gostaria de saber se isso é um Bug ou não. Nas versões antigas
isso não ocorria, quando recolhia o carro as conexões entre paradas
tanto de programação individual ou de linhas era automaticamente
cancelada.


Espero ter conseguido me fazer entender !!! ;D

Leandro

IgorEliezer

#8
Wender e steinlh, desculpem-me pela demora.

Primeiro, eu não achei nenhum tópico de bug relacionado a uma versão do nightly lançada nesta data (no seu caso é a versão 101.1-2197).

Peço que baixem a versão 101.0, recém-lançada:

http://forum.simutrans.com/index.php?topic=1205.0

... além de baixar o executável e o pakset, procurem baixar as dll's requeridas, sem elas o jogo não funciona.

Caso queiram uma versão mais avançada (v101.1-rXXXX):

http://simutrans-germany.com/~nightly/simutrans/index.php?lang=pt

... além do executável e o pakset, baixe as dll's requeridas, sem elas o jogo não funciona.

Outra, as versões do nightly tem um número de versão e todo o nosso trabalho é registrado pelo número de versão, e não por data. Procure referir a versão pelo número, não por data pois isso é facilmente perdido e há o trabalho de pesquisar para saber o número de versão lançada na data. Também títulos poéticos do tipo "Bug ou não-Bug eis a questão!!" não ajudam muito. ;)

steinlh

Igor,

Obrigado pela resposta.

Fiquei na dúvida essa versão 0.101 é estável?

Desculpe pelo título ;D, mas não achei um título muito
bom pra exemplificar o problema.

Leandro

Wender

#10
Erro na versão 101

Bom, algum tempo atrás eu mandei esse mesmo erro na versão dos Nightly Builds, o erro é simplesmente o jogo não abre, só que pra minha surpresa, agora aconteceu na versão 101, o negócio é que o jogo para de carregar quando chega em "creating cities..." (Veja no print abaixo), eu estou achando esse erro muito estranho, pois eu baxei tudo novamente, o jogo não tem nenhuma modificação, do geito que baixei do fórum eu estou abrindo, o pior é que agora o jogo, com o passar de um tempo de tentar carregar, ele fecha e aparece pra enviar o relatório de erros pra microsoft.
Importante lembrar: A Versão 100 ainda ta pegando normalmente!

Gostaria muito de uma ajuda, abração!

Wender [ Segue abaixo um print da tela de comando do jogo, só pra avisar: a outra tela do jogo normal fica toda branca ]

IgorEliezer

#11
Pronto, estou em casa. Mas com alguns serviços para fazer.

Primeiramente, preciso saber:

Essa versão 101 que você baixou é a estável? É porque os "Nightly Builds também são 101 (mais precisamente 101.1-XXXX).

Versão que você baixou foi para qual sistema operacional? Se windows, se é com SDL.dll ou não.

O Simutrans gerou o log de erro? É um arquivo simu.log que é gerado na pasta "Meus documentos\Simutrans".

Qual pak e de onde você pegou o pak, se do site "Nightly Build" ou do Fórum.

Você a versão 101 do exe está na mesma pasta da versão 100? É bom que cada um esteja numa pasta diferente.

O que você pode fazer agora é ir na pasta "Meus documentos\Simutrans" e deletar todos os arquivos gerados fora das pastas (settings.xml, default.sve etc) exceto o simu.log. E tentar reniciar o Simutrans. Todas as versões do Simutrans usam a mesma pasta "Meus documentos\Simutrans" e isso pode corromper os arquivos lá.

Eu tinha a versão 100, até que um dia começei a instalar outras versões "Nightly Builds" do Simutrans e o jogo v100 não funcionava mais. O que eu fiz? Removi a versão 100. Desde então, nunca tive problemas e ainda consigo carregar sve de 19/08/2007.

Qualquer coisa eu te darei mais instruções para resolver isso. É só falar.

EDIT: e outra, tópicos foram fundidos.

pedrohd

Ola pessoal...
Primeiramente, bom carnaval e curtição ai...

Estou tendo o seguinte problema com minha versão de simutrans:
Version 101 Jan 3 2009 - pak64 winxp

So achei isso pra citar minha versão.

Quando eu programo os trens de carga e passageiro pra operar somente com a carga máxima(100%), assim q ele atinge 90% da carga ele para de carregar e não opera, fica parado na estação.
Existe alguma versão Nightly Build q pod resolver isso, e ond acho pra baixar ela?

Agradeço a ajuda ai d quem puder...

vilvoh

Se bem entendi, este não é um problema, ou pelo menos não um bug. Se você especificar que a carga deve ser de 100%, o trem não deixa a estação a ser completamente cheio.

Enfim, se você quiser, você pode fazer o download da última versão oficial na página de nightly builds (atualmente não operam devido a problemas técnicos .. :-\)

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

JP_Jr

Pode ser que algum vagão do trem esteja fora de algum quadro da estação e por isso não pode carregar.

vilvoh

Isso é outra posibilidade.. :)

P.D: na página de nightly builds já funciona.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

H4CK3R

Olá amigos. Estava eu jogando simutrans 102 com minha cidade enorme, meus 8 bilhões e não tinha salvo, de repente o jogo travou e fechou. Não sei se é minha máquina, que eu acho impossível travar com um computador de ultima geração. Então to postando aqui pra ver se vocês tem o mesmo problema e se é o meu computador. Mesmo abrindo mapas de pequeno porte, as vezes quando implanto um trilho de trêm, o jogo trava e espero um pouco e ele não volta, depois de um tempo, ele dá crash e tem que abrir de novo. Isso é só comigo?
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

vilvoh

Você pode ver uma mensagem de erro? Você tem a opção de auto-poupança cada pouco tempo?

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

H4CK3R

Quote from: vilvoh on April 27, 2009, 10:57:57 PM
Você pode ver uma mensagem de erro? Você tem a opção de auto-poupança cada pouco tempo?
Não. Não mostra nenhuma mensagem de erro. É, auto-poupança, você quer dizer salvamento automático? Não entendi.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

vilvoh

Exactamente, existe uma opção de salvamento automático no arquivo simuconf.tab (autosave). Se o mapa é grande, pode demorar algum tempo para salvar o jogo. Isto pode causar bloqueios intermitentes..

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

H4CK3R

Bom, corrigi meu erro, era uma midi que estava dando crash no jogo, se não me engano era a simutrans theme. Tirei ela e parou o erro.

Quote from: vilvoh on April 27, 2009, 11:43:59 PM
...existe uma opção de salvamento automático no arquivo simuconf.tab autosave).

Esse autosave me salvou enquanto não descobria o erro.
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population

silver00

Olá membros do fórum simutrans. Eu tive um erro parecido com o do caso acima, mas é um pouco mais grave, digamos. Eu uso o simutrans 102.0 e pak128. Acontece que quando eu abro o jogo, ele inicia normalmente, mas dá a maldita mensagem "o simutrans.exe encontrou um problema e precisa ser fechado". Desativei as músicas, mas mesmo assim as malditas mensagens continuavam a aparecer. Desativei os efeitos sonoros, mas continuou com o problema. Tentei colocar o programa no modo de compatibilidade para Windows 2000, Windows NT e Windows 98/Me, mas continuou o problema. Desativei os efeitos visuais e coloquei no modo de 256 cores (!), mas MESMO assim, continuou com esse problema. O que será? (eu uso Windows XP SP2, com Intel Pentium Dual Core de 1,8 GHz e memória ram de 1 GB) Me ajudem!

IgorEliezer

#22
Para ser sincero, não sei responder a questão. Algumas vezes foi liberada uma versão Nightly Buid corrompida do Simutrans (erm... você não nos disse qual é a versão, poderia seguir as instruções de como relatar um bug descritas no 1º post). Espero que outra pessoa possa ajudar.

O que se poderia fazer é baixar uma nova versão Nightly Buid (http://forum.simutrans.com/index.php?topic=297.0), e instalar tudo incluindo o pak128 do zero sem add-ons primeiramente.

silver00

Já resolvi o problema, obrigado pela ajuda.

Oliver68

Simutrans 102.0 pak 128
Quando estoe jogando Simutrans derrepente todos os meus veículos param e não voltam mais não sei por que, alguém pode me ajudar por favor?

vilvoh

Será que o jogo falha completamente ou você pode continuar jogando?

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Oliver68

#26
Eu consigo fazer alguma coisa como progamar linhas mais na hora de partir o ônibus não parte e os meus veículos continuam parados e quando clico para recolher os veículos diz que o comboio vaiser enviado ...
Mas os veículos continuam parados. O que faço?

vilvoh

Você pode ver qualquer mensagem de erro na tela ou na barra na parte inferior? tais como: o veículo não pode encontrar a rota ou similares. Poderia fazer uma captura de tela? de modo que temos uma imagem mais completa do problema.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Oliver68

Não aparece mensagem nenhuma simplesmente parava alguns carros andavam menos os meus

Oliver68

Já resolvimo problema mais eu tenho uma pergunta com se recolhe um veículo manualmente?

vilvoh

Clique no veículo e, em seguida, clique no botão Recohler para escolher o veículo de volta ao armazém, e podem ser reutilizados. Aliás, Qual foi a solução para seu problema?

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Oliver68

#31
Eu exclui e baixei de novo e pode me dizer onde fica o tutorial para construir portos




será que deu problema por causa que eu coloquei addons do pak 64 no 128?

Nota do Moderador: Os comentários foram unidos devido ao double-post (diferença de menos de 24 horas entre os dois comentários consecutivos da mesma pessoa).
~vilvoh.

vilvoh

Na verdade, você não pode misturar addons de diferentes paksets. Cada addon na pasta do pakset que corresponde.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Oliver68

Acabei de presenciar um novo problema o meu simutrans ficou com co muito congestionamento quando faço algumas ações pesadas aparece uma mensagem dizendo que o simutrans precisa ser fechado com as opções "fechar" e "Depurar " como resolvo isso?

H4CK3R

Isso deve ser uma trvada no Simutrans, seu processador não suporta e acaba travando. Pode postar sua configuração do pc aqui pra eu ver se é o seu pc?
Jogador há mais de 5 anos!!
Core 2 Duo 5.2 GHz, HD 160 GB Samsung, Memory 2 GB Samsung, Video 512 MB nVidia Geforce 8400 GS, Motherboard ASUS P5KPL/1600, CD/DVD LG
Simutrans PT Library|Simutrans City - Improve Transport|Simutrans City - Increase Security|Simutrans City - Increase Industry|Simutrans City - Increase Population