News:

Simutrans Wiki Manual
The official on-line manual for Simutrans. Read and contribute.

[Ajuda] Erro no dat ao criar parada de ônibus

Started by Jockah, January 12, 2010, 06:59:03 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Jockah

Nossa! Pelo jeito vou bater o recorde de abrir tópicos.  :D

Seguinte... estou tentando fazer umas paradas de ônibus, mas quando uso o makeobj, ele dá um erro, dizendo que está obsoleto. Não dá pra entender direito.

Alguém teria um modelo de arquivo DAT pra paradas de ônibus?

vilvoh

Isso porque houve uma mudança no nome do tipo de parar, e algumas versões de objetos antigos não são válidos. Você tem um conjunto completo de pontos de ônibus com o arquivo PNG e dat aqui.

Obj=building
Name=blu bus stop
copyright=vilvoh
type=stop
waytype=road
enables_pax=1
NoInfo=1
Dims=1,1,2
Level=2
intro_year=1978
retire_year=1992
# Order N,E,S,W
BackImage[0][0][0][0][0]=cbss.1.0
BackImage[1][0][0][0][0]=cbss.0.0
FrontImage[0][0][0][0][0]=cbss.1.1
FrontImage[1][0][0][0][0]=cbss.0.1
icon=> cbss.0.2
cursor=cbss.1.2




Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Jockah

Valeu mais uma vez vilvoh. Consegui criar o PAK.
Mas tropecei de novo naquele velho problema: ao abrir meu add-on no jogo, ele fica com aquele retângulo branco em volta.
Não acredito que seja problema no PNG, já que estou usando aquela cor de fundo padrão.

vilvoh

Você pode colocar uma tela pequena? Eu simplesmente não ter uma idéia do que pode ser devido.

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Jockah

Eis uma imagem do jogo.



O problema é um quadrado branco listrado, que pode ser visto em 2 itens: no menu (4ª linha da 4ª coluna), em que o botão ocupa o espaço de 4 e no próprio jogo (na via), em que, no lugar do ponto, está o quadrado.

Fiz usando como modelo um PNG e um DAT do link que você me passou. Não usei o programa Tilecutte.

vilvoh

Ah! O famoso problema do canal alfa (transparência) também conhecidos como os bares do Simutrans. Sua imagem é de 32 bits (RGB + Alpha) e o jogo só pode lidar com imagens de 24 bits (RGB). A solução é simples. Criar uma imagem do mesmo tamanho que o original. Recortar e colar o conteúdo original na nova imagem. Por fim, salve a nova imagem e pronto.

P.D: Há outras alternativas, mas acho que este é mais rápida e fácil de explicar...  ;D

Escala Real...a blog about Simutrans in Spanish...

Jockah

Aê Vilvoh. Deu certinho.
Eu não sabia desse lance de 32 e 24 bits.

Mais uma vez, muito obrigado!