News:

Simutrans Sites
Know our official sites. Find tools and resources for Simutrans.

[Dica] Estruturando e lucrando com sua rede de transportes de passageiros

Started by IgorEliezer, September 13, 2009, 01:18:51 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

IgorEliezer

[Dica] Estruturando e lucrando com sua rede de transportes de passageiros

Autor: IgorEliezer
Área: desenvolvimento
Nível: médio
Resumo: Propõe técnicas para estruturar uma rede de transportes de passageiros.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

Nota2: Este tutorial é uma versão vinda do antigo fórum, melhorada e expandida, mas pode conter pequenos erros e desatualizações.

1.Introdução

Provavelmente, você esteja havendo problemas com lucratividade com a sua rede de transportes de passageiros no Simutrans. Pode ser que esteja acontecendo duas coisas que dificulte a obtenção de lucro:

1) Circulação de veículos com capacidade ociosa
2) Rede de transportes imatura ou mal estruturada

1. Circulação de veículos com capacidade ociosa

O que pode estar acontecendo é que seus veículos circulam com poucos passageiros. Circulação implica em custo/km rodado. Se não há passageiros suficientes para rodar, não haverá faturamento suficiente para cobrir as despesas fixas (combustível e manutenção), nem as variáveis (como compra de novos veículos). Então, seria melhor o veículo somente saísse com uma quantidade mínima de passageiros que pelo menos cubra as despesas e sobre algum lucro.

O que fazer?

Ao criar uma nova linha ou programar individualmente o veículo, você pode estipular uma cota mínima para que o veículo atinja antes de sair da sua parada. Abaixo está um caso de um avião que somente decola se tiver 50% e 90% (dependendo da parada) de sua capacidade ocupada. Para configurar isso, na caixa Programar, clique em uma parada da lista e clique nas setas "Carregar até" da caixa de diálogo.


2. Rede de transportes imatura ou mal estruturada

Os passageiros só irão embarcar se houver rede que cubra o seu destino. Bom, eu suponho que no Simutrans é assim mesmo também. Você já viu que caixa de diágolo que aparece quando você clica num ponto existe:

"Passageiros: XX  :) , XX ::( , XX sem caminho"

Esses "sem caminho" são passageiros que chegaram ao seu ponto/parada, mas não encontraram o transporte que necessitam para chegar ao seu destino. A única coisa a fazer é expandir a rede. Mas de que jeito expandí-la?

Cidades pequenas: linhas de ônibus em anel

Primeiramente, escolha um local estratégico onde futuramente será um grande terminal urbano. A partir desse ponto coloque uma linha de ônibus que atenda a cidade inteira, em um trajeto em forma de anel, e uma ou duas linhas interligando as fábricas e atrações mais atraentes do seu município (quando digo município, quero dizer que você irá atender somente às fábricas e atrações que pertençam à cidade que você está trabalhando no momento. Isso se descobre ao construir um ponto. O ponto sempre adota como nome o mesmo nome da cidade mais próxima).

(O retângulo cinza é a área urbana ou cidade)

Quando fizer isso, interligue as cidades com modais baratos, como ferrovias sob leito de areia e trens a vapor. Construa a estação de trem exatamente naquele local estratégico, de onde estão partindo as linhas de ônibus.

Quando uma linha saturar, compre mais veículos para aliviá-la.

Cidades maiores: linhas de ônibus em feixes

Depois se a cidade crescer e as linhas tiverem muitos veículos, reestruture toda sua frota em linhas que atendam partes distintas da cidade ou do mapa. Eu estruturo e hierarquizo toda minha rede conforme modal, alcance, capacidade, custo e tipo de via.

Dentro das cidades, eu uso o sistema que eu chamo de radial, pois todas as linhas partem de um centro. E olhando o mapa inteiro, o sistema é em árvore, pois existem troncos de fluxo de transportes interligando as cidades, e as vezes esses troncos saem (como uma raiz) da maior cidade ou da cidade mais central; estes troncos se ramificam em galhos para atender as cidades, e cada cidade é um pequeno galho que se ramifica como disse no sistema radial.

Tipos de linhas e seu modo de funcionamento:

Intermunicipal
Usado para interligar centros urbanos. Uma linha interliga duas ou mais cidades, e cada cidade tem a sua sub-rede.

Capacidade: grande massa
Distâncias: longas
Veículos: trens e barcos (quando são pontos muito distantes, às vezes eu uso pequenos aviões)

Urbano Circular
Usado dentro de áreas residenciais. Uma linha interliga dois ou mais pontos de uma região da cidade. Todas as linhas partem do terminal urbano.

Capacidade: média massa
Distâncias: pequenas
Veículos: ônibus

Urbano Especial
Usado para atender edifícios especiais, como: estádios, prefeituras etc. Cria-se uma linha dedicada para cada edifício. Todas as linhas partem do terminal urbano.

Capacidade: grande massa
Distâncias: pequenas
Veículos: ônibus

Suburbano Especial
Usado para atender fábricas na área suburbana e rural da cidade. Cria-se uma linha interligando várias fábricas. Todas as linhas partem do terminal urbano. Nunca uma linha de uma cidade irá atender uma fábrica de outra cidade.

Capacidade: média massa
Distâncias: médias
Veículos: ônibus e microônibus

Suburbano Turístico
Usado para atender as atrações turísticas que estão dentro ou fora da cidade. Cria-se uma linha interligando várias atrações se elas estiverem juntas e/ou quando movimentam poucos passageiros; ou cria-se uma linha dedicada para uma única atração, se ela demandar muitos turistas. Todas as linhas partem do terminal urbano. Nunca uma linha de uma cidade irá atender uma atração de outra cidade.

Capacidade: pequena a grande massa
Distâncias: médias
Veículos: charrete a cavalo, para pequenas atrações, e grandes ônibus, para grandes atrações.

Abaixo está um esquema de transporte de passageiros que possa ilustrar o que eu disse.


Até a próxima,

helder239

obrigado por me ajudar valeu as pessoas que jogam simutrans no sul
//de minas

LeanÐrin

... acho que eu uso as minhas linhas como vc disse so que eu,(Acho Ù_ú)tenho mais sorte que algumas pessoas aqui,porque todos os aviões que coloco dão certo,aí,em vez da ferrovia,é aeroportos..Mas acho que é porque eu crio cidades com 100.000 hab. hehe....