News:

Do you need help?
Simutrans Wiki Manual can help you to play and extend Simutrans. In 9 languages.

[Ajuda] Problemas com pescaria

Started by edmar257, November 13, 2008, 05:21:04 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

edmar257

Pessoal, descobri o Simutrans recentemente e fiquei fanático.

Estou aprendendo ainda a jogar, por isso, peço desculpas pela ignorância.

O negócio é que não tô conseguindo coletar peixes no mar, nem quando aparece no mapa terrestre o local de pescaria.

No mar eu compro um estaleiro para poder comprar depois o navio que transporta congelados.

Construo uma doca e depois programo o navio para ir à fazenda marinha, mas ele não consegue pegar nenhuma carga de peixes.

O que eu observei é que a fazenda de peixeis fica com a barra debaixo do nome amarela.

O mesmo acontece com o peixeiro no mapa terrestre.

Eu coloco uma baia de carga próximo a ele, mas o veículo de congelados não recebe a carga.

Não sei o que tá acontecendo.

Espero ajuda.

Obrigado.

IgorEliezer

#1
Olá edmar257

Seja bem-vindo ao Simutrans Forum! :D

Essa são as principais regras que se deve seguir quando se monta uma rede de transportes de carga:

1) O veículo tem que ser compatível à categoria de carga que vai transportar;

2) A parada tem que ser compatível ao tipo de carga que vai receber ou despachar;

3) A carga só entra no veículo se tiver um destino para ela, onde será consumida;

4) Uma indústria consumidora só libera produtos se for alimentada antes por matéria-prima de outros lugares (o que não se aplica ao seu caso, já que os pontos de pesca não consomem matéria-prima para produzir produtos, mas produz a matéria-prima).

Agora vamos aplicar o que eu disse ao seu caso:

Os pontos de pescaria produz mercadoria de Categoria_04 (clique com a ferramenta Verificar "lupa" sobre o ponto de pesca para ver a categoria), então os navios que você tem que comprar têm que ser capazes de transportar mercadoria de Categoria_04 (você vê isso, no Estaleiro, ao passar com o mouse em cima dos navios, lá em baixo no item Capacidade).

Bom, o navio vai pescar no ponto de pesca e descarregar numa doca, então implante uma doca que é para cargas (há paradas só para passageiros ou correios, elas não servem). E na hora de programar o caminho, clique em cima do ponto de pescaria e ao lado da doca.

O navio vai partir do estaleiro, chegar no ponto de pesca mas não vai pescar. Por quê? Porque se o peixe chegar na doca, ele não tem para onde ir. Então, além de ligar o ponto de pesca com a doca, você vai ter que ligar esta doca a uma indústria que consuma este peixe. E o caminhão que vai transportar esse peixe também tem que ser capaz de transportar mercadoria de Categoria_04 (você vê isso, na Garagem, ao passar com o mouse em cima dos caminhões, lá em baixo no item Capacidade).

Sobre o que eu disse sobre o caminhão, vale também para o pesqueiro terrestre.

Se quiser saber passo-a-passo com se liga duas indústrias, com ilustrações e demonstrações, você encontra aqui

[Tutorial] Construindo a sua primeira rede de transportes de carga
http://forum.simutrans.com/index.php?topic=76.0

Qualquer dúvida é só postar. Também pode postar agradecendo e dizendo que funcionou. ;D

Espero que o tenha ajudado. :)

edmar257

Amigo Igor.

Resolvido.

Foi o que você disse mesmo.

Eu construí a doca, coloquei próxima a ela uma estrada asfaltada com uma baia de carga, mas não coloquei o caminhão prá transportar.

Eu fiquei esperando a produção de peixes começar e não começava nunca.

Aí eu fiz do jeito que você ensinou: coloquei o caminhão prá rodar e a fazenda de peixes começou a produzir.

Cara, esse jogo é tudo, é d++++++++++.

Ah, me explica, ainda, qual a diferença do pak128 para o pak64: seria apenas na qualidade dos gráficos ou também na quantidade de veículos e construções????

Obrigado.

Um abraço.

IgorEliezer

Que bom que está resolvido.

Sobre pak128 e pak64: pak é apenas um pacote gráfico de cenário, e a diferença entre ambos é tamanho gráfico (pak128 é o dobro do pak64) e quantidade e variedade de veículos, vias e edifícios, o que acaba fazendo as barras de ferramentas ficarem diferentes entre si e maiores, no caso do pak 128. Mas ambos usam o mesmo software e as mesmas funções.

Se quiser ver quais os pacotes disponíveis: http://simutrans.sourceforge.net/ufcs.htm

É só baixar e jogar a pasta descompactada dentro da pasta do Simutrans.

edmar257

Valeu pela atenção, Igor.

Obrigado.

Agora eu sou um SIMUTRANS doente.

Abraço.