News:

Simutrans Chat Room
Where cool people of Simutrans can meet up.

[Ajuda] Distribuindo veículos numa pista duplicada

Started by Rafael David, March 20, 2011, 08:48:41 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Rafael David

OI PESSOAL!
Estou com um problema sério no simutrans...
Tenho quase 800 carros e já não sei mais o que fazer.... O congestionamento é muito grande. Então resolvi fazer pistas duplas, mas os veículos não passam por ela.... Eu gostaria de saber se tem como eu dividir metade de carros para uma e outra metade para outra.
(lembrando que é uma via duplicada, as duas se juntam depois)
obrigado!

Igor Isaias Banlian

Engraçado eu achar o seu tópico falando sobre esse problema, pois é um problema que eu sempre tive e nunca soube como resolver, então a mim também interessa que alguém explique como descongestionar as vias rodoviárias e como fazer os veículos trafegarem em pistas duplas, "balanceando a carga" de veículos em cada uma das pistas...

Abraço,
Igor Isaias Banlian



IgorEliezer

#2
O que acontece é que o Simutrans irá sempre buscar o menor caminho entre dois pontos ou paradas. Se você tiver 50 veículos transitando de um ponto ao outro, o Simutrans fará os 50 veículos passar pelo mesmo caminho: o mais curto.

Se você quiser distribuir veículos da sua companhia entre duas pistas ou mais: na hora de programar os veículos ou de criar uma linha, você pode adicionar "Pontos de passagem" na programação do veículo ou linha, forçando o veículos passar por determinados pontos do mapa que o Simutrans não os faria passar. Ponto de passagem é simplesmente um ponto no itinerário por onde veículo deverá passar mas neste ponto não existe uma parada ou estação, e por não existir parada neste ponto o veículo passa direto, sem parar.

Então, se você tiver 50 veículos e quer distribuir metade numa pista e outra metade na outra, programe o itinerário de cada metade com as mesma paradas mas com pontos de passagem diferentes: os pontos de passagem de uma metade será na pista da direita, e os pontos de passagem de outra metade será na pista da esquerda.



Para ajudar mais ainda, implante placas de mão-única nas entradas da pista dupla para forçar um sentido nas pistas.

Baixe o anexo abaixo para ver o exemplo.

EDIT:

Por favor, ao se criar um tópico sempre é bom se colocar o assunto do tópico no título do tópico, assim todos verão qual é o assunto do tópico antes de se abrir e irá servir de ajuda para outros também. :)

Igor Isaias Banlian

Valeu pela explicação, IgorEliezer, eu entendi, mas como sugestão, digo que o Simutrans poderia ter uma I.A. nos veículos que os fizesse além de procurar a rota mais curta, procurar a que não esteja congestionada, como um motorista na vida real faria...

Abraço,
Igor Isaias Banlian



VictorKoehler



Download of the PAK64.Brasil b3ta here